3DAUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Achatar arquivos de topografia 3D [DICA]

Achatar arquivos de topografia 3D são uma necessidade de muitos arquitetos e nem todos sabem que existe uma ferramenta bem prática para resolver este problema. Hoje trabalharemos com a ferramenta Flatten!

Arquivos de topografia geralmente são levantamentos planialtimétricos e altimétricos que fornecem informações de superfície como acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno em função de suas coordenadas X e Y.

O que atrapalha a elaboração do projeto 2D é justamente a informação de altimetria, ou seja, a coordenada Z. Podem ser pontos isolados do terreno (pontos cotados) ou de planos horizontais (cotas de nível).

achatar-arquivos-topografia

Quando abrimos um arquivo com um levantamento topográfico o mesmo geralmente esta na vista topo, logo o eixo Z não esta visível, fazendo com que não seja possível perceber que o arquivo tem “profundidade”.

achatar-arquivos-topografia

Se você trabalhar em 2D com um arquivo com essa configuração, terá sérios problemas! Mas fique tranquilo que é possível “achatar” este arquivo e deixar todos os objetos na coordenada zero do eixo Z. Para isso a primeira recomendação é salvar este arquivo com outro nome para preservar o arquivo original, pois caso precise de de alguma informação do arquivo original você não terá problemas.

Após salvar o arquivo certifique-se que você esta na vista TOP, para isso basta visualizar o ViewCube.

achatar-arquivos-topografia

O comando que vamos utilizar é o Flatten, porém o botão para ativar este comando esta na área de trabalho 3D Modeling. Para não termos todo o trabalho de alterar nossa área de trabalho, podemos recorrer ao atalho e simplesmente digitar Flatten e pressionar Enter.

achatar-arquivos-topografia

Após ativar o comando você deve selecionar toda a área que deseja “achatar” e na sequência pressionar Enter. Será exibida a mensagem Remove hidden lines? Conforme achatamos o desenho ocorrem de diversas linhas ficarem sobrepostas uma sobre as outras, então a ferramenta oferece a opção de apagar as linhas que ficarem por baixo.

Eu acho arriscado pois pode ocorrer de linhas importantes serem apagadas, então eu geralmente utilizo a opção No, então basta pressionar enter novamente.

achatar-arquivos-topografia

Pronto! Seu projeto esta todo no mesmo plano e você já pode trabalhar tranquilamente.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. DUDA
    7 de outubro de 2016 at 15:22 — Responder

    DIGITEI FLATTEN NO MEU AUTOCAD 2012 FOR MAC E NADA ACONTECEU. VOCE PODE ME AJUDAR?

    • 8 de outubro de 2016 at 15:51 — Responder

      Olá Duda,

      Respondido por e-mail.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *