PROBLEMAS COMUNSREVITMASSA E TERRENO

Alterar cota zero do projeto

Alterar a cota zero do projeto é uma necessidade comum mas nem sempre as soluções encontradas resolve o problema. Aprenda como fazer isso agora!

Você está organizando os nível do seu projeto, determinando onde fica o piso acabado, piso bruto, cota do terreno e tudo mais. Porém você gostaria que o piso acabado do seu projeto fosse a cota zero e acabou ficando com outro valor.

alterar-cota-zero-do-projeto

Isso ainda é fácil se comparado com situações que envolvam terrenos.

alterar-cota-zero-do-projeto

Apensar de parecer bem complexo, a solução não é. Vamos entender como resolver esse problema.

ALTERAR COTA ZERO DO PROJETO

Assim como o AutoCAD e diversos outros programas, o Revit trabalha com o sistema de coordenadas. então precisamos fazer um ajuste nas coordenadas do seu projeto.

Em uma vista de elevação ou em planta, ative a opção Revelar elementos ocultos, que está disponível no painel inferior (Barra de controle de visualização).

alterar-cota-zero-do-projeto

Após clicar nesta função, é possível visualizar todos os elementos que estão ocultos no seu projeto. Observe que temos um símbolo triangular bem ao centro.

alterar-cota-zero-do-projeto

Na verdade temos dois símbolos ocultos ali, eles estão exatamente sobrepostos. Temos ali um símbolo triangular que corresponde ao Ponto de pesquisa – Interno e o Ponto base do projeto Terreno compartilhado.

alterar-cota-zero-do-projeto

Na imagem acima tive que mover para exibir os dois sem sobreposição, mas ambos ficam com os valores zerados.

O ponto base do projeto define a origem (0,0,0) do sistema de coordenadas do projeto. As coordenadas do ponto e as elevações do ponto fazem referência ao sistema de coordenadas do projeto são exibidas em relação a este ponto.

O ponto de pesquisa representa um ponto conhecido no mundo físico, como um marcador de pesquisa geodésica. O ponto de pesquisa é usado para orientar corretamente a geometria do edifício em outro sistema de coordenadas.

O que vai interessar para corrigir o nível do terreno é a opção Ponto base do projeto (ícone redondo com um X). Caso tenha dificuldades para selecioná-lo, pare o mouse sobre eles e vá clicando na tecla Tab. Assim que conseguir selecioná-lo, clique em vá até o menu superior na aba Modificar|Ponto base do projeto e clicar na opção Desocultar categoria.

alterar-cota-zero-do-projeto

Em seguida, para desativar o modo Revelar elementos ocultos, clique em Alternar o modo revelar elementos ocultos.

alterar-cota-zero-do-projeto

Legal, agora é só mover para a altura que eu preciso certo?

Na verdade não. Se você fizer isso perceba que o projeto inteiro vai se mover junto.

alterar-cota-zero-do-projeto

E o problema nem é esse. O problema principal é que mesmo reposicionando os valores das cotas de nível permanecem inalterados. Para conseguir alterar o valor é necessário selecionar o Ponto base do projeto. Observe que temos o ícone de um “clipe”. A função dele é deixar as geometrias associadas ao ponto base do projeto.

alterar-cota-zero-do-projeto

Clique sobre o clipe para desabilitar.

alterar-cota-zero-do-projeto

Agora você deve prestar atenção em qual o nível que você deseja que seja o “novo” nível 0 (zero).

alterar-cota-zero-do-projeto

Eu tenho a seguinte situação: o nível zero do meu projeto é o Térreo, porém, o mesmo está na cota 4.00. O meu problema é referente a altura, o ajuste será feito dentro do ponto base do projeto, no qual eu insiro o valor da diferença entre a cota zero e a cotá do nível Térreo (ou o nível que você precisar).

Então dentro do Ponto base do projeto eu vou no campo Elevação e insiro o valor de 4.00.

alterar-cota-zero-do-projeto

Observe que o Térreo passou a ser o nível zero e o nível 01 ficou com o valor -4.00.

alterar-cota-zero-do-projeto

Como apresentado no início da publicação, é mais fácil do que parece. Espero que com isso seus projetos ficarão muito mais precisos. Se quiser, você pode selecionar novamente o Ponto base do projeto e ocultar.

alterar-cota-zero-do-projeto

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *