PROBLEMAS COMUNSREVITMASSA E TERRENO

Alterar cota zero do projeto

Alterar a cota zero do projeto é uma necessidade comum mas nem sempre as soluções encontradas resolve o problema. Aprenda como fazer isso agora!

Você está organizando os nível do seu projeto, determinando onde fica o piso acabado, piso bruto, cota do terreno e tudo mais. Porém você gostaria que o piso acabado do seu projeto fosse a cota zero e acabou ficando com outro valor.

alterar-cota-zero-do-projeto

Isso ainda é fácil se comparado com situações que envolvam terrenos.

alterar-cota-zero-do-projeto

Apensar de parecer bem complexo, a solução não é. Vamos entender como resolver esse problema.

ALTERAR COTA ZERO DO PROJETO

Assim como o AutoCAD e diversos outros programas, o Revit trabalha com o sistema de coordenadas. então precisamos fazer um ajuste nas coordenadas do seu projeto.

Em uma vista de elevação ou em planta, ative a opção Revelar elementos ocultos, que está disponível no painel inferior (Barra de controle de visualização).

alterar-cota-zero-do-projeto

Após clicar nesta função, é possível visualizar todos os elementos que estão ocultos no seu projeto. Observe que temos um símbolo triangular bem ao centro.

alterar-cota-zero-do-projeto

Na verdade temos dois símbolos ocultos ali, eles estão exatamente sobrepostos. Temos ali um símbolo triangular que corresponde ao Ponto de pesquisa – Interno e o Ponto base do projeto Terreno compartilhado.

alterar-cota-zero-do-projeto

Na imagem acima tive que mover para exibir os dois sem sobreposição, mas ambos ficam com os valores zerados.

O ponto base do projeto define a origem (0,0,0) do sistema de coordenadas do projeto. As coordenadas do ponto e as elevações do ponto fazem referência ao sistema de coordenadas do projeto são exibidas em relação a este ponto.

O ponto de pesquisa representa um ponto conhecido no mundo físico, como um marcador de pesquisa geodésica. O ponto de pesquisa é usado para orientar corretamente a geometria do edifício em outro sistema de coordenadas.

O que vai interessar para corrigir o nível do terreno é a opção Ponto base do projeto (ícone redondo com um X). Caso tenha dificuldades para selecioná-lo, pare o mouse sobre eles e vá clicando na tecla Tab. Assim que conseguir selecioná-lo, clique em vá até o menu superior na aba Modificar|Ponto base do projeto e clicar na opção Desocultar categoria.

alterar-cota-zero-do-projeto

Em seguida, para desativar o modo Revelar elementos ocultos, clique em Alternar o modo revelar elementos ocultos.

alterar-cota-zero-do-projeto

Legal, agora é só mover para a altura que eu preciso certo?

Na verdade não. Se você fizer isso perceba que o projeto inteiro vai se mover junto.

alterar-cota-zero-do-projeto

E o problema nem é esse. O problema principal é que mesmo reposicionando os valores das cotas de nível permanecem inalterados. Para conseguir alterar o valor é necessário selecionar o Ponto base do projeto. Observe que temos o ícone de um “clipe”. A função dele é deixar as geometrias associadas ao ponto base do projeto.

alterar-cota-zero-do-projeto

Clique sobre o clipe para desabilitar.

alterar-cota-zero-do-projeto

Agora você deve prestar atenção em qual o nível que você deseja que seja o “novo” nível 0 (zero).

alterar-cota-zero-do-projeto

Eu tenho a seguinte situação: o nível zero do meu projeto é o Térreo, porém, o mesmo está na cota 4.00. O meu problema é referente a altura, o ajuste será feito dentro do ponto base do projeto, no qual eu insiro o valor da diferença entre a cota zero e a cotá do nível Térreo (ou o nível que você precisar).

Então dentro do Ponto base do projeto eu vou no campo Elevação e insiro o valor de 4.00.

alterar-cota-zero-do-projeto

Observe que o Térreo passou a ser o nível zero e o nível 01 ficou com o valor -4.00.

alterar-cota-zero-do-projeto

Como apresentado no início da publicação, é mais fácil do que parece. Espero que com isso seus projetos ficarão muito mais precisos. Se quiser, você pode selecionar novamente o Ponto base do projeto e ocultar.

alterar-cota-zero-do-projeto

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Andréia
    4 de novembro de 2018 at 12:01 — Responder

    MUITOOOOOOOOO OBRIGADA!
    ESTOU HÁ UMA SEMANA PROCURANDO ESSA RESPOSTA ♥
    30 dias restantes para entrega de TFG de arquitetura e urbanismo, minha topografia estava há 890 metros e não conseguia resolver, muito obrigada, show!!!

  2. Isabella Granato de Almeida
    10 de novembro de 2018 at 22:05 — Responder

    Passo a passo muito melhor que os oficiais do revit, verdade seja dita UISHDUAIHDUAI <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *