AUTOCADPUBLICAÇÃO

Carregar arquivo de impressão CTB

Carregar arquivo de impressão, o nosso famoso CTB pode ser um problema para profissionais iniciantes, então pare de sofrer e aprenda agora como resolver esse problema.

Quando configuramos o peso gráfico do nosso projeto para impressão o mais comum é criarmos uma configuração de um arquivo CTB. Mas o que é esse arquivo afinal? Vamos entender um pouco mais sobre ele.

ARQUIVO CTB

O CTB nada mais é do que um arquivo que contém informações de cores que são mapeadas em outras cores, camadas ou objetos. Essas configurações são condensadas e salvas dentro de um arquivo com extensão .ctb.

carregar-arquivo-ctb

O acrônimo se refere a Color Dependent Plot Style Table, ou traduzindo Tabela de estilo de impressão, onde a configuração do comportamento das cores é armazenado.

carregar-arquivo-ctb

De um lado temos a coluna Plot Styles onde são exibidas todas as 255 cores disponíveis no AutoCAD e ao lado o campo Properties onde podemos fazer diversas configurações quanto ao comportamento de cada uma dessas cores.

Quando você for imprimir o arquivo recebido, ao tentar imprimir o arquivo na janela de impressão o campo Plot Style Table estará com um ícone de alerta ao lado do estilo de impressão que não foi localizado.

carregar-arquivo-ctb

Se você não tiver o arquivo terá que configurar um estilo de impressão do zero, mas o problema não é só esse. Você precisa saber qual o peso gráfico foi planejado para cada cor usada no projeto e isso não costuma ser fácil.

Para não termos essa trabalheira toda de configurar tudo do zero é comum ao receber um arquivo de AutoCAD finalizado um arquivo adicional, o respectivo CTB.

Ok, mas o que eu faço com esse arquivo afinal?

Este arquivo dese ser carregado na pasta correta para poder funcionar, vamos aprender como fazer isso agora!

SALVANDO UM ARQUIVO .CTB

Os arquivos CTB são salvos em uma pasta onde o AutoCAD está instalado, mas não se preocupe, é bem simples localizar esta pasta. Para isso vá até o Menu de Aplicação, localizar a opção Print e clicar em Manage Plot Style (Gerenciar estilos de impressão).

carregar-arquivo-ctb

Ao clicar em Manage Plot Styles será exibida uma pasta com todos os arquivos .CTB existentes. Basta copiar o seu arquivo e jogar dentro desta pasta que o AutoCAD irá reconhecer o arquivo automaticamente.

carregar-arquivo-ctb

Agora é só imprimir o seu projeto! Confira no campo Plot Style Table que o ícone de alerta sumiu já que o arquivo CTB foi encontrado.

carregar-arquivo-ctb

Pronto! Agora sempre que você receber m arquivo CTB basta salvá-lo nesta pasta e imprimir o projeto normalmente!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *