AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

DEL não funciona mais ? [Dica]

De uma hora para outra o AutoCAD começa a apresentar erros estranho. Ao selecionar um objeto e pressionar a tecla DEL o objeto não é excluído. Aprenda a resolver esse problema.

Os atalhos não funcionam direito, você digita, por exemplo, L e pressiona ENTER para ativar o comando LINE e o comando não é aceito. Preciso formatar ? Não se desespere a resposta é mais simples do que você imagina.

O que aconteceu é que a váriavel de sistema PICKFIRST foi alterada (também quero descobrir como o AutoCAD faz isso sozinho!!). Essa variável é a responsável pela seleção de objetos. Vamos resolver esse problema.

VARIÁVEL PICKFIRST

Basta digitar na linha de comando PICKFIRST e pressionar Enter. Você deverá escolher entre os valores 0 (zero) e 1 (um).

Funciona da seguinte forma:

PICKFIRST <0>. Ao ativar um comando em um objeto selecionado o objeto deixa de ser selecionado. Por exemplo, ao selecionar um objeto e ativar o comando MOVE o AutoCAD desativa a seleção do objeto e pergunta “Select Objetcs” , ou seja, selecione o(s) objetos(s).
PICKFIRST <1>. Ao ativar um comando em um objeto selecionado o comando é aplicado ao objeto selecionado. Por exemplo, ao selecionar uma linha e ativar o comando MOVE o AutoCAD entende que o objeto a ser movimentado é o objeto selecionado.

Por isso o comando DEL deixa de funcionar porque você primeiro seleciona todos os objetos e DEPOIS clica em DEL, mas para isso a variável de sistema PICKFIRST tem que estar configurada com o valor 1.

Para corrigir digite no prompt de comando PICKFIRST. note que o valor estará como <0>. digite 1 e pressione ENTER.

Já vi em forums recomendações para desinstar o AutoCAD e instalar denovo! Então sempre pesquisem antes de reinstalar o programa, muitas vezes a solução é simples como a deste tipo de problema.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *