REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Estudo solar – Configuração das sombras – Revit

Estudo solar – Configuração das sombras permite que apenas a luminosidade entre por aberturas como janelas e portas aparecendo no ambiente, deixando o resultado muito mais realista. Aprenda agora!

O recurso de sombras do Revit permite que você possa visualizar como a iluminação natural afeta a edificação do seu projeto, porém existem um problema. quando você ativa as sombras na planta baixa (que é um corte perpendicular ao piso) as sombras são exibidas como se a casa realmente fosse cortada.

Porém o ideal é que a iluminação natural entre apenas por aberturas como portas e janelas. Mas não se preocupe, existe uma alternativa para que a exibição seja mostrada da maneira correta além de alguns recursos para suavizar a tonalidade das sombras deixando seu projeto com um nível profissional!

SOMBRAS

A ferramenta de sombras está disponível na barra de controle (menu inferior). Para ativá-lo basta clicar sobre o ícone.

configurar-sombras

Ao clicar sobre o botão sombras imediatamente são exibidas. A direção das sombras será dada em função da configuração do sol.

configurar-sombras

A primeira vista parece que está tudo ok, porém se você olhar com atenção a luz do sol invade a casa por completo, quando na verdade deveria entrar apenas pelas aberturas das janelas. Isso acontece devido a vista que estamos utilizando ser efetivamente um corte então a luz invade tudo.

Mas o que eu faço então?

Podemos recorrer a um “truque” que é ao invés de utilizar uma vista de planta utilizamos uma câmera posicionada de maneira que a visualização fique idêntica a de uma vista de planta. Além disso iremos fazer algumas configurações, vamos lá!

CONFIGURAR SOMBRAS

A primeira coisa é ir até uma vista em corte. Como exemplo vou usar um projeto da Farnsworth house (Mies van der Rohe).

configurar-sombras

Ative a ferramenta câmera, que está localizada na aba Vista, no painel Criar.

configurar-sombras

Antes de clicar na tela, vá até a Barra de opções e desmarque a opção Perspectiva. Uma planta baixa é uma projeção ortogonal, então não queremos que fique com um efeito de ponto de fuga, que a perspectiva gera.

configurar-sombras

A câmera deverá ser posicionada de cima para baixo e precisa ficar perfeitamente alinha (o que pede uma certa habilidade, mas não é tão difícil). Outra cuidado é que a câmera deve ser posicionada abaixo da altura da porta, para que tanto as portas como as janelas fiquem com a visualização cortada. Também deixe a distância entre a câmera e o alvo abaixo do nível do piso.

configurar-sombras

Um cuidado é que você entenda que apesar da visualização estar idêntica à de uma vista de planta, trata-se de uma Vista 3D, observe no Navegador de projetos.

configurar-sombras

Para renomear clique com o botão direito sobre a vista e escolha a opção renomear.

configurar-sombras

Agora ative a opção sombras. Observe que apenas onde existem aberturas como portas e janelas (neste caso a cortina da vidro) a luz invade a residência, dando um aspecto muito mais natural.

configurar-sombras

Você pode fazer mais configurações, para isso vá até o ícone de Estilo visual na Barra de controle (menu inferior) e clique em Opções de exibição de gráficos.

configurar-sombras

Na janela de Opções de exibição de gráficos vá até o campo Sombras.

configurar-sombras

O campo sombras projetadas é a mesma coisa que o botão sombras, quando o campo está marcado indica que as sombras estão ativadas. Já o campo Mostrar sombras de ambiente, cria um efeito de “sombra enevoada” dentro dos ambientes, dando um aspecto de ambientes mais escuros e sombreado próximo ao mobiliário.

configurar-sombras

O Campo Iluminação é o que abre um maior leque de opções, onde podemos configurar o comportamento do sol, luz ambiente e sombras.

configurar-sombras

Um cuidado na interpretação destes recursos é que a configuração de um afeta na configuração do outro, então o ideal é buscar uma combinação de ambos.

configurar-sombras

Mas e a posição do sol?

Para ajustar a posição do sol também é em Iluminação, onde basta clicar em Configuração do sol.

configurar-sombras

Aqui temos 4 campos onde os que nos interessam são Estático e Iluminação.

configurar-sombras

No campo Iluminação você pode inserir informações como Azimute e Altitude. Caso você não tenha essas informações recomendo que use o Estático, onde você pode inserir informações como dia e horário.

configurar-sombras

Com isso você pode exibir o efeito da iluminação do sol no seu projeto de forma realista.

Mas e o norte? Como eu configuro?

Já fiz uma publicação sobre isso que irá lhe ajudar. clique aqui: Posicionar o norte verdadeiro – Revit.

Agora seu projeto terá um efeito muito mais realista e preciso com a exibição das sombras, deixando suas pranchas com um nível profissional!

configurar-sombras

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *