ORGANIZAÇÃO

Copiar objetos de outros arquivos

Copiar objetos de outros arquivos sem abri-los é um recurso simples que nem todo profissional conhece. Você pode copiar blocos, layouts, estilos de cotas, camadas, entre outras possibilidades. Aprenda agora!

Todo profissional passa pela situação de ter que copiar algum objeto ou recurso existente em outro arquivo, logo, recorre ao processo de: procurar o arquivo, abrir o arquivo, localizar o objeto que precisa, Ctrl+C volta para o arquivo que estava trabalhando e Ctrl+V.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Isso além de ser demorado é faz com que você perca todo o ritmo de trabalho. Fora as situações que você tem que abrir vários arquivos para ficar fazendo essas cópias.

Pensando nisso o AutoCAD tem a ferramenta Design Center onde você pode acessar o arquivo, escolher o objeto que lhe interessa e copiar para o projeto sem a necessidade de abrir este arquivo. Vamos entender como essa ferramenta funciona.

ENTENDENDO O DESIGN CENTER

Primeiro vamos localizar a ferramenta. Vá até a aba Insert e localize o painel Content. Neste painel o Design Center é o primeiro botão. De acordo com a versão do AutoCAD esta ferramenta pode estar em locais diferentes então caso não encontre a ferramenta digite na linha de comando ADC e pressione Enter.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Esta janela pode assustar a primeira vista já que tem muita informação mas na verdade é bem simples e rápida de utilizar, vamos entender o que são todos estes campos.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Agora que você sabe o que cada campo faz, você conseguirá navegar com mais facilidade. Vamos entender como usar esta janela.

COMO UTILIZAR O DESIGN CENTER            

A coisa que mais assusta quando o profissional acessa essa ferramenta pela primeira vez é a quantidade de pastas e sub-pastas. Mas fique calmo, o AutoCAD deixa a árvore da unidade C com a estrutura aberta então a primeira coisa que você deve fazer é minimizar esta árvore. Para isso localize a unidade C e clique no sinal de menos (-) ao lado do campo Disco Local (C:).

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Pronto! Agora já conseguimos enxergar melhor. Ainda neste campo, precisamos identificar onde esta o arquivo que você deseja copiar objetos. Por isso a primeira coisa é identificar em qual unidade ele está (Seu computador? Pendrive? HD externo?) Como exemplo vou localizar um arquivo no HD externo.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Observe que conforme você vai acessando unidades ou pastas o campo Content área vai exibindo o conteúdo das unidades e pastas.

Se preferir, após selecionar a unidade no campo Folder List, você pode ir clicando nas pastas no campo Content Area até localizar o seu arquivo.

Quando localizar o arquivo clique sobre ele duas vezes. Após clicar o campo Content View irá exibir todos os objeto na qual é possível você copiar para inserir no seu projeto atual.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Aqui temos:

Blocos, Estilos de detalhes de vista, Estilos de cotas, Camadas, Layouts, Estilos de linhas, Linhas de chamada, Estilos de seção de vista, Estilos de tabelas, Estilos de texto, Estilos de visualização e Arquivos referenciados. Estas são as categorias de objetos ou entidades que você pode copiar de qualquer arquivo.

A partir daqui, de acordo com o tipo de objeto ou recurso que você quiser copiar o resultado pode ser um pouco diferente. Se você clicar em um bloco ele imediatamente irá abrir a janela insert, para que você possa inserir o bloco no seu projeto atual. Mas caso você clique em layout, ele simplesmente é inserido ao lado dos layouts do desenho atual (o layout virá com toda a configuração de impressão que foi feita no arquivo de origem).

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Para acessar a categoria clique duas vezes sobre o tipo de elemento que você deseja copiar. Vou clicar em Blocks como exemplo. Observe que todos os blocos existentes no arquivo selecionado estão exibidos. Se quiser inserir um bloco basta clicar sobre o mesmo duas vezes.

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Para voltar a janela anterior basta acessar ou a Folder List, clicar no botão back (voltar) ou clicar em Up (Uma pasta acima).

copiar-objetos-de-outros-arquivos

Eu uso esta ferramenta diariamente e me economiza um tempo precioso! Vocês vão ver como é prático!

Gostaram? Acompanhem o site e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

5 Comentários

  1. Avatar
    Daniela
    2 de fevereiro de 2018 at 20:48 — Responder

    Muito boa a dica! Agradeço imensamente.

  2. Avatar
    Daniel
    23 de março de 2018 at 08:16 — Responder

    Ótima explicação. Ajudou muito. Obrigado.

  3. Avatar
    Raíssa Rossini
    25 de maio de 2018 at 10:43 — Responder

    Bom dia.. Estou com um problema.. Não estou conseguindo copiar desenhos de um arquivo para outro no autocad. Na busca por uma solução, encontrei essa publicação, e achei que talvez assim pudesse conseguir, mas mesmo assim não foi possível. Sabe o que pode estar acontecendo?
    Eu tentei tanto com ctrl C/ ctrl V, quanto com seu método (inclusive, obrigada pelo tutorial.. vai ser muito util daqui pra frente)..
    O problema é que o autocad não dá nenhum sinal do que pode estar acontecendo, como uma mensagem ou coisa do tipo.. Apenas quando dou ctrl V, nada aparece na tela. Sabe como posso solucionar?

    • Avatar
      25 de maio de 2018 at 21:22 — Responder

      Olá Raíssa,

      Em alguns casos, pode ser uma variável de sistema. Digite PICKFIRST e confira se o valor está como 1. Se estiver como 0 altere para 1. Tente copiar novamente para ver se resolveu o problema.

      Um abraço!

  4. Avatar
    Matheus
    30 de setembro de 2019 at 21:18 — Responder

    Muitíssimo obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *