AUTOCADANOTAÇÕES

Cotas Isométricas

Cotas isométricas são um problema para muitos profissionais e apesar de não termos esta opção no AutoCAD existe uma maneira simples de resolver esse problema. Confira o passo a passo!

A aplicação de cotas isométricas em desenho técnico é pouco comum, principalmente porque a recomendação é que desenho isométricos NÃO devem ser cotados. Estes desenhos tem como objetivo auxiliar na compreensão das vistas ortogonais (plantas, cortes, elevações, etc.).

Mas em alguns casos específicos de necessidade ou salvas exceções, precisamos inserir uma cota em perspectiva e não temos um botão “cota isométrica”. Então o posso fazer?

cota-isometrica

CRIANDO UMA COTA ISOMÉTRICA

Como não podemos criar uma cota isométrica vamos editar uma cota para que fique com essas características, sendo assim, a cota mais próxima que temos disponível é a Aligned.

cota-isometrica

Vamos fazer duas edições:

Primeira edição –  insira a cota no local desejado. Na sequência vamos fazer uma edição para que esta cota fique alinhada em relação a face da nossa perspectiva. Digita na linha de comando DIMEDIT e pressione Enter.

cota-isometrica

Dentro deste comando serão apresentadas quatro opções, sendo que a opção que vamos trabalhar é a OBLIQUE.

Clique na cota desejada e pressione Enter. Agora você precisa indicar uma “linha de referência” que irá servir de base para que a sua cota fique com o mesmo alinhamento da perspectiva.

Será necessário dar dois pontos, clique onde a linha começa e onde a linha termina.

cota-isometrica

Pronto! A cota está alinhada, porém, o valor numérico ainda não está. Precisamos editar o texto também.

Segunda edição – Selecione a cota e clique duas vezes no valor numérico. Desta forma o menu Text Edit é habilitado. Observe que o valor numérico fica com a cor roxa.

cota-isometrica

Atenção! Nunca altere o valor da cota! Isso costuma gerar muita dor de cabeça. Simplesmente selecione o valor numérico.

Com o valor numérico selecionado, e localize o painel Formatting. Clique na palavra Formatting para abrir o menu expandido. Agora localize o campo Oblique Angle.

cota-isometrica

Neste campo o valor que vamos trabalhar irá varia de acordo com a posição da sua cota, mas não se preocupe, são apenas duas opções.

Para cotas verticais e alinhadas ao lado esquerdo do seu desenho o valor é 30.

Para cotas alinhadas ao lado direito do seu desenho o valor é –30.

cota-isometrica

Pronto! Aí está sua cota isométrica. Infelizmente é necessário fazer este processo em cada uma das cotas, mas já é uma baita ajuda!

Gostaram? Acompanhem nosso site para mais novidades e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

3 Comentários

  1. Rogério
    7 de outubro de 2016 at 10:21 — Responder

    Você salvou meu dia Luis André com este tutorial para cotar perspectivas isométricas. Obrigado.

  2. NISHIKAWA
    10 de fevereiro de 2017 at 13:04 — Responder

    Por qual motivo o texto após o procedimento acima fica em “negrito” na imprensão? (fonte do texto Arial)
    Grato

    • 10 de fevereiro de 2017 at 13:16 — Responder

      Olá Nishikawa,

      Como o texto fica “perspectivado” pode gerar um pouco de distorção. Tente alterar a fonte para uma com a borda mais fina.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *