AUTOCADORGANIZAÇÃOINTERFACE

Criar arquivos com Startup Wizard

Criar arquivos com Startup wizard permite personalizar diversas configurações do arquivo antes mesmo de criá-lo. Aprenda a usar essa ferramenta agora!

A ferramenta Startup Wizard é uma função que vem desligada quando iniciamos o AutoCAD, onde a única coisa que conseguimos configurar ao criar um arquivo novo é em qual template você vai trabalhar.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Todas outras configurações você precisa acessar outros menus com o arquivo já aberto, o que pode tomar um certo tempo. Por isso vamos aprender a ativar e como usar o menu Startup Wizard.

ATIVANDO O MENU STARTUP WIZARD

Para ativar o Startup Wizard você precisa ativar uma variável de sistema, por isso digite STARTUP e pressione Enter.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Por padrão o valor da variável é 3. Altere para 1.

Em seguida temos que tomar um cuidado ao iniciar um novo arquivo. Nas últimas versões do AutoCAD temos a aba File tabs que exibe os arquivos abertos e permite criar novos arquivos. Você não pode criar o novo arquivo por ela, já que esta opção não ativa o comando Startup Wizard.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Para criar um novo arquivo use ou o menu de acesso rápido ou a aba Quick Access.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Crie um novo arquivo e vamos configurar o seu novo arquivo.

STARTUP WIZARD

Ao criar o novo arquivo, de imediato será exibida a janela Create a new drawing.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Já na parte superior temos algumas opções. No ícone da folha em Branco temos a opção Start From Scratch (Começar do zero), onde é possível escolher a unidade entre métrico e imperial.

criar-arquivos-com-statup-wizard

No segundo ícone temos a opção Use a Template (Usar um template), onde você pode escolher um template de sua preferência (o mais recomendado é o acadiso.dwt, que já vem com a unidade métrico).

criar-arquivos-com-statup-wizard

E na última aba temos a Use a Wizard (Use o assistente) onde temos duas opções sendo a Advanced Setup (Configuração avançada) e a Quick Setup (Configuração rápida).

criar-arquivos-com-statup-wizard

Em advanced Setup (configuração avançada) temos uma lista maior de configurações disponíveis. Já em quick Setup (Configuração rápida) temos uma lista mais simples.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Vou explicar a opção Advanced Setup, que também tem as opções do Quick Setup. Selecione a opção Advanced Setup.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Em Advanced Setup, temos como primeira configuração a unidade e inclusive a precisão. Selecione a unidade desejada e caso deseje, altere a precisão.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Clicando em avançar, podemos configurar a unidade angular e a precisão. faça os ajustes que julgar necessário e clique em avançar.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Aqui configuramos a medida angular. Não sabe o que é? Bom, quando você entra com um valor de coordenada em ângulo o AutoCAD considera que você iniciou a linha na direção East (Oeste) e fez o giro em sentido anti-horário. Nesta janela você pode configurar para que a medida angular se inicie em outro ponto cardeal.

Eu particularmente mantenho como está. Depois de anos usando o AutoCAD já me acostumei com essa configuração.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Quando você rotaciona qualquer objeto no AutoCAD, ao inserir valores de ângulo positivos a rotação se dá no sentido anti-horário. Aqui você pode escolher se vai manter como anti-horário ou passar para o sentido horário. Novamente, com anos de AutoCAD eu mantenho como está.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Por fim temos o campo área. Este campo área seria correspondente ao Limite da área de trabalho. É como se o espaço “infinito” para desenhar no AutoCAD fosse limitado a um determinado tamanho. No caso está configurado para uma área A3 em milímetros.

Não precisa se preocupar com essa opção. Para essa limitação funcionar você precisa ativar a variável Limits, e não há muita vantagem no uso dela. Pode clicar em concluir.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Pronto! Arquivo criado! Agora você tem mais um leque de possibilidades de configuração do seu projeto! Caso não queira mais utilizar este recurso basta digitar STARTUP e colocar o valor como 3. Com isso, a variável é desativada.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *