AUTOCADORGANIZAÇÃOINTERFACE

Criar arquivos com Startup Wizard

Criar arquivos com Startup wizard permite personalizar diversas configurações do arquivo antes mesmo de criá-lo. Aprenda a usar essa ferramenta agora!

A ferramenta Startup Wizard é uma função que vem desligada quando iniciamos o AutoCAD, onde a única coisa que conseguimos configurar ao criar um arquivo novo é em qual template você vai trabalhar.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Todas outras configurações você precisa acessar outros menus com o arquivo já aberto, o que pode tomar um certo tempo. Por isso vamos aprender a ativar e como usar o menu Startup Wizard.

ATIVANDO O MENU STARTUP WIZARD

Para ativar o Startup Wizard você precisa ativar uma variável de sistema, por isso digite STARTUP e pressione Enter.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Por padrão o valor da variável é 3. Altere para 1.

Em seguida temos que tomar um cuidado ao iniciar um novo arquivo. Nas últimas versões do AutoCAD temos a aba File tabs que exibe os arquivos abertos e permite criar novos arquivos. Você não pode criar o novo arquivo por ela, já que esta opção não ativa o comando Startup Wizard.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Para criar um novo arquivo use ou o menu de acesso rápido ou a aba Quick Access.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Crie um novo arquivo e vamos configurar o seu novo arquivo.

STARTUP WIZARD

Ao criar o novo arquivo, de imediato será exibida a janela Create a new drawing.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Já na parte superior temos algumas opções. No ícone da folha em Branco temos a opção Start From Scratch (Começar do zero), onde é possível escolher a unidade entre métrico e imperial.

criar-arquivos-com-statup-wizard

No segundo ícone temos a opção Use a Template (Usar um template), onde você pode escolher um template de sua preferência (o mais recomendado é o acadiso.dwt, que já vem com a unidade métrico).

criar-arquivos-com-statup-wizard

E na última aba temos a Use a Wizard (Use o assistente) onde temos duas opções sendo a Advanced Setup (Configuração avançada) e a Quick Setup (Configuração rápida).

criar-arquivos-com-statup-wizard

Em advanced Setup (configuração avançada) temos uma lista maior de configurações disponíveis. Já em quick Setup (Configuração rápida) temos uma lista mais simples.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Vou explicar a opção Advanced Setup, que também tem as opções do Quick Setup. Selecione a opção Advanced Setup.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Em Advanced Setup, temos como primeira configuração a unidade e inclusive a precisão. Selecione a unidade desejada e caso deseje, altere a precisão.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Clicando em avançar, podemos configurar a unidade angular e a precisão. faça os ajustes que julgar necessário e clique em avançar.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Aqui configuramos a medida angular. Não sabe o que é? Bom, quando você entra com um valor de coordenada em ângulo o AutoCAD considera que você iniciou a linha na direção East (Oeste) e fez o giro em sentido anti-horário. Nesta janela você pode configurar para que a medida angular se inicie em outro ponto cardeal.

Eu particularmente mantenho como está. Depois de anos usando o AutoCAD já me acostumei com essa configuração.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Quando você rotaciona qualquer objeto no AutoCAD, ao inserir valores de ângulo positivos a rotação se dá no sentido anti-horário. Aqui você pode escolher se vai manter como anti-horário ou passar para o sentido horário. Novamente, com anos de AutoCAD eu mantenho como está.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Por fim temos o campo área. Este campo área seria correspondente ao Limite da área de trabalho. É como se o espaço “infinito” para desenhar no AutoCAD fosse limitado a um determinado tamanho. No caso está configurado para uma área A3 em milímetros.

Não precisa se preocupar com essa opção. Para essa limitação funcionar você precisa ativar a variável Limits, e não há muita vantagem no uso dela. Pode clicar em concluir.

criar-arquivos-com-statup-wizard

Pronto! Arquivo criado! Agora você tem mais um leque de possibilidades de configuração do seu projeto! Caso não queira mais utilizar este recurso basta digitar STARTUP e colocar o valor como 3. Com isso, a variável é desativada.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *