AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Crie Polylines fechadas com boundary

Crie polylines fechadas com boundary, agilizando seu processo de trabalho e não perdendo tempo copiando e juntando aquele monte de pedacinhos de linhas! Aprenda agora!

Dependendo do tipo de geometria que estamos trabalhando utilizar uma polyline acaba sendo muito mais prático do que criar um conjunto muito grande de linhas, o que ao fazer edições como mover o objeto pode se mostrar como um processo chato e trabalhoso.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Vamos aprender a usar essa ferramenta e como tirar proveito dela.

COMANDO BOUNDARY

Para acessar o comando vá até a aba Home, painel Draw e clique na lateral do comando Hatch. Ou digite BO + enter.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

O comando boundary é uma variante do comando Hatch (hachura). O princípio de uso é o mesmo, você precisa de uma área fechada para trabalhar e ao clicar dentro desta área fechada ao invés de ser inserido um preenchimento, o AutoCAD cria uma polyline única com exatamente o mesmo desenho da geometria.

Resumindo, antes de ativar o comando é necessário que você tenha uma área fechada para poder clicar dentro. Vou fazer uma malha cruzada como exemplo.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Agora você pode ativar o comando Boundary. BO + enter.

Observe que foi exibida a janela Boundary Creation.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

O primeiro ícone corresponde ao modo de criação, que no caso a única opção é o pick point (clicar em um ponto para detectar uma área fechada). Abaixo temos o campo Boudary Retention, onde podemos escolher o tipo de geometria que será criada, onde temos as opções Polyline e Region.

Qual a diferença das duas?

Polyline cria uma geometria única, independente da quantidade de segmentos necessários. Porém a geometria é editável. Já a opção Region também cria uma geometria única, porém sem a possibilidade de edição.

Na verdade o Region é uma superfície plana de espessura zero, porém tridimensional.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Recomendo que utilize a opção Polyline.

O Campo Boundary set permite configurar se qualquer objeto da área de trabalho pode ser utilizado para criar a polyline (ou region) ou se você quer especificar um conjunto de objetos. Particularmente não uso esse recurso, afinal já sei quais objetos pretendo usar.

Apresentadas as funções vamos ao que interessa. Basicamente eu ativo o comando Boundary, não faço nenhuma alteração e clico em Ok. Perceba que a janela será fechada, mas não se preocupe, observe na linha de comando que o AutoCAD está aguardando você identificar qual a área fechada deseja usar para criar sua polyline (ou region).

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Clique dentro da área fechada. Perceba que um efeito de neon azulado será exibido na área identificada.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Ao finalizar pode pressionar enter. Visualmente parece que nada aconteceu, porém a geometria foi criada. A primeira coisa a se entender é que o comando Boudary cria uma nova geometria com base na área detectada, ou seja, a geometria original não é transformada e sim criada uma nova.

Faça um teste com o comando move e perceba o resultado.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Dependendo da geometria que eu preciso criar, acho mais fácil desenhar a geometria sem preocupar com usar o comando Trim, Extend e outros. Após fazer o rascunho da geometria uso o comando Boundary e deleto as linhas que sobram.

crie-polylines-fechadas-com-boundary

Com isso consigo economizar um tempo significativo em diversas situações. Espero que essa ferramenta possa lhe ajudar a agilizar o seu processo de trabalho.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. silvana
    10 de outubro de 2017 at 18:49 — Responder

    nao é uma resposta e sim uma duvida estou tentando dividir circulo nao estou tendo resultados gostaria de uma orientaçao quem puder me ajudar estarei grata

    • 29 de outubro de 2017 at 15:04 — Responder

      Olá Silvana,

      O circulo não funciona bem com o comando divide, então tem uma “gambiarra”. Use o comando BOUNDARY (BO + enter) e crie uma polyline circular dentro do círculo e aplique o comando divide nela que dará certo. Depois é só jogar a polyline fora.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *