AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Restaurar configuração original do AutoCAD

Restaurar a configuração original do AutoCAD permite que você de um “reset” e volte com a configuração padrão de quando você instalou o AutoCAD. Aprenda agora!

Quando o AutoCAD apresenta problemas mais “graves” como mensagens constantes de erro, Fatal error logo ao iniciar o programa ou você mesmo desconfigurou algo importante e não consegue corrigir uma boa opção é restaurar as configurações para o padrão “de fábrica”. Vamos aprender como fazer isso.

RESET SETTINGS TO DEFAULT

Este procedimento não apagará os seus arquivos e nem o AutoCAD, ele irá apenas remover qualquer configuração indevida que esteja gerando algum problema. Este procedimento pode ser realizado à partir da versão 2012 do AutoCAD, vou mostrar como fazer de acordo com a versão do windows.

WINDOWS 7

Clique no menu iniciar (“bolinha” com o logo do windows, no canto inferior esquerdo da tela) e procure pela opção Todos os Programas.

restaurar-configurações-autocad

em seguida localize a pasta Autodesk e dentro dela a sua versão do AutoCAD, deverá estar como AutoCAD 201″X” – English ou algo parecido. Dentro desta pasta você encontrará a opção Reset Settinfs to Default. Pode clicar nela.restaurar-configurações-autocad

Ao clicar na opção será exibida a mensagem de Reset Settings – Backup, onde você pode fazer um backup das customizações que você fez, como reposicionamento de menus, painéis, etc. Eu particularmente recomendo não fazer backup já que se você esta usando este procedimento já é devido algum tipo de erro e o backup pode trazer ele de volta, logo a opção mais recomendada é a Reset Custom Settings.

restaurar-configurações-autocad

WINDOWS 8

Clique no botão do windows para acessar a tela de início. Na lateral direita terá uma seta para você acessar os programas que estão instalados no seu computador.

restaurar-configurações-autocad

Na seção AutoCAD clique em Reset Settings To Default.

restaurar-configurações-autocad

WINDOWS 10

Acesse o menu Iniciar e clique em Todos Aplicativos.

restaurar-configurações-autocad

Procure pela pasta do AutoCAD e clique em Reset Settings to Default.

restaurar-configurações-autocad

Legal, mas minha versão do AutoCAD é anterior a versão 2012 o que eu faço?

Da para fazer também, porém é necessário ir mais “fundo” dentro do windows, sendo assim fica por sua conta e risco o procedimento ok?

RESTAURAR O AUTOCAD EM VERSÕES ANTIGAS

O processo é o mesmo independente da versão do windows (7, 8 e 10). Será necessário excluir duas pastas, porém ambas estão ocultar então a primeira coisa a ser feita é alterar o modo de exibição de pastas do windows. Para isso vá até o Painel de controle e em Aparência e Personalização e clique em Opções de pastas.

Dentro da janela Opções de pasta clique na aba Modo de exibição e marque a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

restaurar-configurações-autocad

Em seguida vá para meu computador, localize as pastas abaixo e pode excluí-las.

C: \ Users \“Nome da unidade” \ AppData \ Roaming \ Autodesk \ AutoCAD 20xx 
C: \ Users \“Nome da unidade” \ AppData \ Local \ Autodesk \ AutoCAD 20xx

Agora será necessário excluir o seguinte registro do windows, lembrando de preencher o “X” com sua versão correspondente do windows:

HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Autodesk \ AutoCAD \ Rxx.x \ ACAD-xxxx: 40x

Esta é a parte mais perigosa, porque excluir um registro incorreto pode danificar o seu sistema operacional, ou seja, o windows! Para acessar os registros do windows pressione a tecla windows + R para acessar o menu executar e digite regedit.

restaurar-configurações-autocad

Ao excluir este registro o AutoCAD irá recriá-los com as configurações “de fabrica” removendo qualquer configuração indevida. Mas é um processo que pede muita atenção e cautela.

restaurar-configurações-autocad

Pronto! Agora com seu AutoCAD “resetado” você pode trabalhar nele tranquilamente sem perigo.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

1 Comentários

  1. 20 de junho de 2017 at 15:04 — Responder

    Muito bom. Obrigado.
    lccaguas@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *