AUTOCADDESENHO E EDIÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Trabalhar com pontos no AutoCAD

Trabalhar com pontos no AutoCAD pode ser um problema, principalmente se estiverem escondidos atrás de linhas e outros elementos. Aprenda a configurar a exibição dos pontos!

Apesar de não utilizarmos com frequência em projetos arquitetônicos, pontos são praticamente a “linguagem” oficial de arquivos de topografia (conforme NBR 13133) e dependendo de como os pontos estiverem configurados, sua visualização pode ser um problema.

trabalhar-com-pontos

Caso precise inserir pontos no AutoCAD basta acessar a aba Home, dentro do painel Draw clique acesse o sub-menu para ativar a ferramenta Multiple Points.

trabalhar-com-pontos

Por padrão, o formato do ponto é um “ponto”. Apesar de ser óbvio, o AutoCAD permite alterarmos o formato da exibição desses pontos, permitindo uma melhor visualização, para isso utilizamos a ferramenta Point Style.

Para acessá-la basta ir até a aba Home, dentro do Painel Utilities, clicando no seu sub-menu para acessarmos o botão Point Style.trabalhar-com-pontosNa janela Point Style temos 20 (vinte) opções de estilos de pontos, mas antes é importante entender que existem duas formas de exibição dos pontos: Relative to Screen e Absolute Units.

trabalhar-com-pontos

Mas qual a diferença?

RELATIVE TO SCREEN

Quando os pontos são exibidos como Relative to Screen o tamanho dos pontos (Com exceção da primeira opção, que é um ponto simples) não tem tamanho fixo e sim um tamanho proporcional a área Model.

trabalhar-com-pontos

A vantagem é que independente do zoom usado no projeto, os pontos sempre terão o mesmo tamanho. Já a desvantagem é que zoom muito extensos os pontos podem cobrir todo o desenho.

ABSOLUTE UNITS

Quando os pontos são exibidos como Absolute Units o tamanho dos pontos é fixo, ou seja, de acordo com o zoom que for ativado não erá possível enxergar os pontos nitidamente.

trabalhar-com-pontos

TRABALHANDO COM PONTOS

Sempre que utilizarmos o zoom (a rolagem do mouse também conta como zoom) a exibição dos pontos não se atualiza imediatamente (caso esteja selecionado como Relative to Screen), por este motivo, precisamos ou passar o mouse sobre os pontos ou ativar o comando Regen.

O comando Regen atualiza a visualização, exibindo os pontos corretamente. Para ativá-lo, basta digitar Regen (RE) e pressionar Enter.

trabalhar-com-pontos

Outro detalhe importante é que caso precise fazer um desenho utilizando os pontos como referência você irá notar que nenhum snap é ativado ao, por exemplo, tentar criar uma linha sobre o ponto.

Isso acontece porque o ponto tem um Snap específico para ele. Para ativá-lo, vá ao menu StatusBar (menu inferior), localize o ícone de Snap object e ative a opção Node.

trabalhar-com-pontos

Pronto! Agora todos os pontos serão reconhecidos e você poderá utilizá-los  para elaborar o seu desenho.

Outra informação importante são quanto aos arquivos de topografia. Um levantamento topográfico quando é convertido em um formato que possa ser exibido no AutoCAD, em muitos casos vem em 3D, portanto é sempre bom conferir o arquivo mudando a visualização para 3D.

trabalhar-com-pontos

Se precisar “achatar” os pontos para ficarem todos no plano 2D fizemos uma publicação sobre isso. Achatar arquivos de topografia.

DICAS

Para alterar o estilo de ponto do seu projeto sem acessar a janela Point Style, basta digitar PDMODE, pressionar Enter e inserir o valor correspondente ao estilo de ponto desejado.

trabalhar-com-pontos

Pronto! Agora você pode gerenciar os pontos do seu projeto e parar de sofrer com arquivos de topografia!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *