AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMASDESENHO E EDIÇÃO

Trabalhar com pontos no AutoCAD

Trabalhar com pontos no AutoCAD pode ser um problema, principalmente se estiverem escondidos atrás de linhas e outros elementos. Aprenda a configurar a exibição dos pontos!

Apesar de não utilizarmos com frequência em projetos arquitetônicos, pontos são praticamente a “linguagem” oficial de arquivos de topografia (conforme NBR 13133) e dependendo de como os pontos estiverem configurados, sua visualização pode ser um problema.

trabalhar-com-pontos

Caso precise inserir pontos no AutoCAD basta acessar a aba Home, dentro do painel Draw clique acesse o sub-menu para ativar a ferramenta Multiple Points.

trabalhar-com-pontos

Por padrão, o formato do ponto é um “ponto”. Apesar de ser óbvio, o AutoCAD permite alterarmos o formato da exibição desses pontos, permitindo uma melhor visualização, para isso utilizamos a ferramenta Point Style.

Para acessá-la basta ir até a aba Home, dentro do Painel Utilities, clicando no seu sub-menu para acessarmos o botão Point Style.trabalhar-com-pontosNa janela Point Style temos 20 (vinte) opções de estilos de pontos, mas antes é importante entender que existem duas formas de exibição dos pontos: Relative to Screen e Absolute Units.

trabalhar-com-pontos

Mas qual a diferença?

RELATIVE TO SCREEN

Quando os pontos são exibidos como Relative to Screen o tamanho dos pontos (Com exceção da primeira opção, que é um ponto simples) não tem tamanho fixo e sim um tamanho proporcional a área Model.

trabalhar-com-pontos

A vantagem é que independente do zoom usado no projeto, os pontos sempre terão o mesmo tamanho. Já a desvantagem é que zoom muito extensos os pontos podem cobrir todo o desenho.

ABSOLUTE UNITS

Quando os pontos são exibidos como Absolute Units o tamanho dos pontos é fixo, ou seja, de acordo com o zoom que for ativado não erá possível enxergar os pontos nitidamente.

trabalhar-com-pontos

TRABALHANDO COM PONTOS

Sempre que utilizarmos o zoom (a rolagem do mouse também conta como zoom) a exibição dos pontos não se atualiza imediatamente (caso esteja selecionado como Relative to Screen), por este motivo, precisamos ou passar o mouse sobre os pontos ou ativar o comando Regen.

O comando Regen atualiza a visualização, exibindo os pontos corretamente. Para ativá-lo, basta digitar Regen (RE) e pressionar Enter.

trabalhar-com-pontos

Outro detalhe importante é que caso precise fazer um desenho utilizando os pontos como referência você irá notar que nenhum snap é ativado ao, por exemplo, tentar criar uma linha sobre o ponto.

Isso acontece porque o ponto tem um Snap específico para ele. Para ativá-lo, vá ao menu StatusBar (menu inferior), localize o ícone de Snap object e ative a opção Node.

trabalhar-com-pontos

Pronto! Agora todos os pontos serão reconhecidos e você poderá utilizá-los  para elaborar o seu desenho.

Outra informação importante são quanto aos arquivos de topografia. Um levantamento topográfico quando é convertido em um formato que possa ser exibido no AutoCAD, em muitos casos vem em 3D, portanto é sempre bom conferir o arquivo mudando a visualização para 3D.

trabalhar-com-pontos

Se precisar “achatar” os pontos para ficarem todos no plano 2D fizemos uma publicação sobre isso. Achatar arquivos de topografia.

DICAS

Para alterar o estilo de ponto do seu projeto sem acessar a janela Point Style, basta digitar PDMODE, pressionar Enter e inserir o valor correspondente ao estilo de ponto desejado.

trabalhar-com-pontos

Pronto! Agora você pode gerenciar os pontos do seu projeto e parar de sofrer com arquivos de topografia!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *