Bloco de notas no Revit é uma tabela que extrai as informações de anotações genéricas que foram inseridas no seu projeto, reunindo essas informações em um único local de forma simples e rápida. Aprenda agora!
Qualquer projeto necessita de uma série de notas e observações, que tem por objetivo complementar as informações que são obtidas através das vistas, cortes, plantas e diversos outros desenhos.
No Revit, as notas de projeto são criadas através de anotações genéricas, que são totalmente customizáveis, oferecendo um amplo leque de possibilidades. Caso não saiba como criar uma anotação genérica, vou deixar o link para uma publicação que ensina o processo.
As notas de projeto que são criadas podem incluir números, textos, códigos ou qualquer outra informação relevante para o projeto.
Mesmo com as informações muito claras no projeto a possibilidade de reunir essas notas em uma tabela pode facilitar muito o fluxo de trabalho. Pesando nisso, o Revit oferece a ferramenta Bloco de notas.
COMO CRIAR UM BLOCO DE NOTAS
Para criar um bloco de notas você deve ir até a aba Vista e no painel Criar localizar o botão Tabelas. Clicando sobre ele temos a opção Bloco de notas.
Outra possibilidade é ir até o Navegador de projetos e no campo Tabelas/Quantidades clicar com o botão direito e selecionar Bloco de notas.
Será exibida a janela Novo bloco de notas, onde temos na coluna Família uma lista com todas as famílias de anotação genéricas inseridas no projeto. Selecione a anotação desejada e clique em Ok.
Agora temos acesso a janela Propriedades do Bloco de notas.
A interface é bem simples, onde temos cinco abas, onde cada uma cuida de um assunto específico da sua tabela. Vou fazer um resumo do que temos em cada uma dessas abas:
- Campos – Selecione e organize os campos que serão exibidos na tabela.
- Filtros – Crie filtros com base nos campos da tabela.
- Classificar/Agrupar – Organiza e agrupa as informações da tabela.
- Formatação – formate as unidades e outras informações dos campos da tabela.
- Aparência – faça ajustes estéticos na tabela.
O primeiro passo é compreender quais as informações a sua anotação genérica oferece, pois são estas informações que serão extraídas e exibidas na sua tabela. No meu exemplo, tenho uma anotação com duas informações, Item e Descrição.
Observe que ambas as informações estão visíveis, pois dependendo da configuração da anotação genérica, é possível deixar algumas informações invisíveis, porém é possível extrair essas informações “invisíveis” em uma tabela.
Para exemplificar, vou criar uma tabela simples e ir apresentando as possibilidades de organização que cada uma das abas oferece.
BLOCO DE NOTAS – CAMPOS
A aba Campos permite definir quais campos de informação da anotação genérica serão incluídos na nossa tabela. Como eu tenho uma anotação simples vou adicionar os parâmetros Item e descrição. Para isso basta selecionar o campo desejado e clicar em Adicionar parâmetros.
Você também pode definir a organização dos campos tabelados, para isso basta selecionar o parâmetro que deseja reposicionar e usar os campos Mover para cima / Mover para baixo.
Um aspecto interessante aqui é que você não precisa se preocupar em configurar todos os campos da sua tabela de primeira, você pode criar a tabela e retornar para esta janela e fazer os ajustes até conseguir que seu bloco de notas fique do jeito que você precisa.
Clicando em Ok já teremos uma ideia de como a tabela esta ficando.
Como nosso Bloco de notas possui informações simples, a forma como a tabela está já é suficiente para apresentar as informações que precisamos. Mas e seu precisasse ajustar alguma informação? Como retornar para a janela Propriedades do bloco de notas?
Basta ir até a janela Propriedades que no campo Outros temos acesso a cada uma das abas de configuração.
Vamos conhecer o que pode ser configurado nas outras abas, para isso basta clicar na aba desejada. Vou dar continuidade clicando no campo Filtro.
BLOCO DE NOTAS – FILTRO
O campo Filtro permite que você “filtre” o resultado que o Bloco de notas obteve com base nos campos selecionados.
Por exemplo, no nosso bloco de notas, que é bem simples, foram encontradas três notas, com suas respectivas descrições.
Digamos que, por algum motivo qualquer, preciso que a anotação 1 – polimento in-loco não seja exibida no bloco de notas. Para isso eu posso criar um filtro que exclua essa informação.
O processo é bem simples, basta clicar no primeiro campo que está indicando “nenhum” e escolher qual parâmetro vai servir de base para o filtro. No meu caso vou escolher Descrição.
Agora que escolhemos o parâmetro, precisamos definir o critério do filtro, que nos oferece uma ampla lista de opções.
Como o meu objetivo é que a anotação Polimento in-loco não apareça, a melhor opção a escolher seria “não é igual”. Em seguida, no último campo, eu preciso descrever “o que” não é igual, então vou selecionar “Polimento in-loco”. Vamos conferir o resultado.
Resumindo o meu filtro é que o bloco de notas deve selecionar os parâmetros de Descrição que sejam diferentes (não igual) a Polimento in-loco sejam exibidos. Ou seja, o parâmetro Polimento in-loco deve ser oculto do bloco de notas. Clique em Ok para concluir.
Observe como é simples filtrar os resultados, um recurso muito simples que nos oferece um leque incrível de possibilidades.
BLOCO DE NOTAS CLASSIFICAR/AGRUPAR
A próxima aba, Classificar/agrupar permite definir como serão organizadas as informações do nosso bloco de notas.
Como o nosso bloco de notas é muito simples vou fazer algumas alterações no projeto, inserindo mais anotações genéricas como o mesmo texto. Também vou remover o filtro apresentado anteriormente.
Observe que eu utilizei a anotação de “polimento in-loco” em outras vistas do projeto, o que fez com que nosso Bloco de notas fosse imediatamente atualizado.
Mas agora a coisa ficou meio bagunçada, além da ordem numérica não ter ficado correta, a descrição Polimento in-loco aparece repetidas vezes no bloco de notas. Para resolver isso precisamos “classificar e agrupar” corretamente as informações do Bloco de notas.
Vou começar agrupando a informação. Para isso vá até a aba Classificar/Agrupar e desmarque o campo Itemizar cada instância. A configuração padrão (marcado) faz com que os parâmetros sejam listados individualmente, independente da informação ser a mesma.
Se você finalizar clicando em Ok, vai observar que o resultado não é o que você esperava.
Isso aconteceu porque “agrupamos” os resultados ao desmarcar Itemizar cada instância. Para solucionar este problema precisamos “Classificar” a informação, escolhendo o critério de organização no campo Classificar por. Vou definir para classificar por Item e em ordem crescente.
Pronto! Agora temos as informações aparecendo uma única vez no Bloco de notas, independente da quantidade de vezes que foram inseridas no projeto, além da numeração dos itens devidamente organizada.
BLOCO DE NOTAS – FORMATAÇÃO
A aba Formatação permite definir como as informações dos parâmetros serão exibidas dentro de cada coluna do seu bloco de notas.
Esta coluna é amplamente utilizada em tabelas de quantitativos, porém Blocos de notas podem tirar proveito de alguns recursos aqui presentes. Aqui é possível alterar o nome do parâmetro, seu posicionamento e inclusive a formatação do campo (unidades).
Mais abaixo temos a opção de definir o tipo de cálculo que será aplicado ao parâmetro, recurso mais utilizado com valores numéricos que exijam algum tipo de resultado específico.
Como o bloco de notas que criei é muito simples, não são necessários ajustes nesta aba.
BLOCO DE NOTAS – APARÊNCIA
A aba Aparência, como o próprio nome já diz, permite controlar a parte gráfica e estética do seu Bloco de notas.
Antes de fazer algum ajuste, recomendo que seu bloco de notas seja inserido em alguma folha, pois alguns ajustes realizados aqui serão mais fáceis de serem observados diretamente na folha.
O processo é super simples, basta criar uma folha, localizar o Bloco de notas no navegador de projeto e arrastar para dentro da área da folha.
Agora que seu Bloco de notas esta inserido na folha, podemos testar alguns dos ajustes disponíveis, a começar pelo campo Gráficos.
Os ajustes aqui são puramente estéticos, mas podem colaborar com a apresentação do seu bloco de notas. Vou apresentar um resumo das opções disponíveis:
- Linhas de eixo – define se o bloco de notas tem uma estrutura com linhas ou não.
- Eixos em cabeçalhos, rodapés, espaçadores – células fechadas em baixo doa cabeçalhos.
- Contorno – permite alterar o tipo de linha que contorna o bloco de notas.
- Linha em branco antes dos dados – pula uma linha entre o cabeçalho e os dados.
- Listrar linhas – cria listas coloridas na tabela, facilitando a leitura.
- Mostrar listrar linhas nas folhas – define se as listras serão exibidas quando o bloco de notas for inserido em uma folha.
Já o campo texto temos ajustes para controlar a exibição e a formatação do texto, vou apresentar um resumo dos campos disponíveis:
- Exibir título – define se o título do bloco de notas será exibido ou não.
- Exibir cabeçalho – define se o cabeçalho do bloco de notas será exibido ou não.
- Texto do título – Permite alterar a fonte do título.
- Texto do cabeçalho – Permite alterar a fonte do cabeçalho.
- Corpo do Texto – Permite alterar a fonte do corpo do texto.
Como podemos ver, mesmo o Bloco de notas sendo uma tabela de dados muito simples, é possível extrair e formatar as suas informações com grande liberdade.
CONCLUSÃO
Blocos de notas permite reunir as informações de anotações genéricas presentes no seu projeto, agrupando essas informações em uma tabela, permitindo sua rápida consulta.
Tem alguma dúvida no processo de criação de Bloco de notas ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!