Criar um identificador de pé-direito de um ambiente é um recurso que faz muita falta no Revit, mas este problema pode ser contornado com o auxílio de parâmetros personalizados. Aprenda agora como resolver este problema!
Quando criamos um ambiente no Revit podemos extrair uma série de informações, como o nome, número, área, entre outras características, mas infelizmente a informação da altura do pé-direito não aparece nas opções.
Porém o Revit permite a criação de parâmetros personalizados, que permitem não apenas o gerenciamento mais preciso das informações como também compartilhar estes parâmetros entre diferentes projetos.
Aqui no site você encontra uma série de publicações sobre os diferentes tipos de parâmetros que o Revit permite customizar, vou deixar abaixo as principais publicações sobre este tema:
Para solucionar o nosso problema, podemos extrair a informação de pé-direito do forro, que quando selecionado, temos acesso as suas informações dentro da janela Propriedades.
Observe que o campo Altura do deslocamento do nível é a informação que precisamos, afinal este é o pé-direito do ambiente.
Então basicamente o que precisamos fazer é direcionar esta informação para que quando um identificador de ambientes for inserido, ele consiga exibir esta informação.
Este processo exige algumas etapas e a criação de alguns parâmetros, que mesmo conseguindo exibir a informação corretamente, temos alguns prós e contras, então vamos conferir como realizar este processo.
COMO CRIAR UM PARÂMETRO COMPARTILHADO DE PÉ-DIREITO
O primeiro passo para identificar o pé-direito no Revit é a criação de um parâmetro compartilhado do forro. Para isso vou explicar como criar um arquivo (TXT) de parâmetros compartilhados, mas caso você já tenha um, pode utilizar ele.
Para criar um arquivo de parâmetros compartilhados vá até a aba Gerenciar e no painel Configurações clique em Parâmetros compartilhados (dependendo do seu monitor, a exibição dos botões pode acontecer de formas diferentes).
Na janela Editar parâmetros de pé-direito, logo no início temos o campo Arquivo de parâmetros compartilhados (que é um arquivo em formato TXT), se você já tiver um pode usar, caso não tenha clique em Criar.
Clicando em Criar será necessário escolher um local para salvar o arquivo. Recomendo que salve em um local fixo, como a pasta Documentos do windows ou algum local de sua confiança. Defina um nome e clique em Salvar.
De volta a janela Editar parâmetros compartilhados, temos um padrão de organização aqui. Você pode criar quantos parâmetros quiser, porém os mesmos devem ser organizados em grupos, desta forma vamos criar um grupo novo clicando em Novo (dentro do campo grupos).
Coloque o nome de Forro e clique em Ok.
Agora o campo Grupos de parâmetros exibe o nome do nosso novo grupo (Forro), então podemos criar o nosso parâmetro, clicando em Novo (no campo Parâmetros).
Em seguida vamos colocar o nome da informação que precisamos, no caso, Pé-direito. Os demais campos não precisam ser alterados uma vez que vamos deixar na disciplina Comum e o tipo de parâmetro é de Comprimento.
Para finalizar pode clicar em Ok.
Aqui é importante observar que o parâmetro foi criado “fora do projeto”, ou seja, o parâmetro foi salvo dentro do arquivo TXT, então o próximo passo é carregá-lo “dentro” do projeto atual.
CARREGAR O PARÂMETRO COMPARTILHADO DE PÉ-DIREITO AO PROJETO
Com o parâmetro compartilhado de Pé-direito criado, precisamos carregá-lo dentro do projeto atual, para isso basta ir até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Parâmetros do projeto.
Na janela Parâmetros de projeto clique em Adicionar.
Agora estamos na janela Propriedades de parâmetros, que logo no início é solicitado a escolha do tipo de parâmetro, que neste caso deve ser alterado para Parâmetros compartilhados e em seguida clicar no campo Selecionar.
Com isso acessamos a janela Parâmetros compartilhados. Lembre-se que criamos um grupo e colocamos o parâmetro dentro dele, desta forma precisamos escolher o campo Forro e em seguida selecionar o parâmetro Pé-direito. Em seguida clicar em Ok.
De volta a janela Propriedades de parâmetros observe que o parâmetro Pé-direito esta sendo exibido, porém bloqueado para edição. Podemos manter sua configuração como Instância.
Na coluna a direita, o campo Categorias, devemos selecionar em qual categoria o parâmetro de pé-direito será exibido, neste caso é o Ambientes.
Por fim pode clicar em Ok, assim voltamos para a janela Parâmetros de projeto, onde podemos clicar em Ok.
Com isso temos disponível no projeto o parâmetro pé-direito, agora precisamos que o identificador de ambiente passe a exibir esta informação, sendo que o próximo passo é a personalização do identificador de ambiente.
CONFIGURAR O IDENTIFICADOR DE PÉ-DIREITO
Nesta etapa vamos vincular o parâmetro compartilhado de pé-direito ao identificador de ambiente, para isso você pode usar o seu identificador de ambientes personalizado ou alterar um existente. No meu caso vou usar um padrão e fazer as alterações nele.
Se quiser aprender a criar um identificador de ambientes personalizado, vou deixar o link logo abaixo:
CRIAR FAMÍLIA DE IDENTIFICADOR DE AMBIENTES
Observe que o identificador de ambientes padrão vem com o nome e o número do ambiente. No meu caso vou selecionar o identificador de ambientes e clicar em Editar tipo, para fazer alguns ajustes.
Na janela Editar tipo, o primeiro passo é Duplicar a família, que neste caso vou chamar de Identificador de Pé-direito.
Com a nova família criada, observe que temos várias opções, mas vou configurá-lo para exibir apenas o campo Área.
Desta forma temos a em exibição os campos do nome e da área total do ambiente. O espaço em branco ao centro será aproveitado para posicionar o valor de Pé-direito.
Agora selecione o identificador de ambientes novamente e clique em Editar família.
Observe que agora estamos dentro da família, onde o Revit nos oferece um painel de ferramentas totalmente personalizado.
Antes de inserir o parâmetro de Pé-direito, vamos organizar o espaço. Observe que aqui temos acesso a todos os parâmetros disponíveis na família de identificador, então precisamos “organizar” o espaço.
O processo aqui é simples, vou apenas mover o campo de número do ambiente (101) para baixo. Você pode fazer isso mantendo o mouse pressionado e arrastando para baixo.
Feito isso precisamos conferir se o nosso arquivo TXT de parâmetros compartilhados está carregado neste arquivo, para isso vá até a aba Gerenciar e clique em Parâmetros compartilhados.
Se o arquivo estiver sendo exibido no campo Arquivo de parâmetro compartilhado já esta tudo ok, caso não esteja, clique em Procurar, localize o arquivo e clique em ok.
Agora podemos trazer o parâmetro compartilhado de Pé-direito para a família, para isso na aba Criar vá até o painel Texto e clicar em Legenda.
Clique no local onde você deseja inserir o parâmetro de legenda para exibir a janela Editar Legenda. Aqui temos acesso a diversos parâmetros, mas como o parâmetro de Pé-direito não existe precisamos criar um novo parâmetro e carregá-lo. Clique em Adicionar parâmetro.
Observe que a única forma de criar um novo parâmetro dentro desta família e através de um parâmetro compartilhado, então vamos clicar em Selecionar e localizar o nosso arquivo TXT de parâmetros compartilhados.
Na janela Parâmetros compartilhados selecione o grupo Forro e escolha a opção Pé-direito, por fim clique em Ok.
De volta a janela Propriedades de parâmetro podemos observar o parâmetro Pé-direito sendo exibido, basta clicar em Ok.
Agora, na janela Editar legenda, o parâmetro aparece como uma opção na coluna Parâmetros de categoria, selecione ele e clique em Adicionar parâmetro a tabela.
Antes de finalizar, vou sugerir que você altere o formato da unidade deste parâmetro, clicando em Editar formato de unidade do parâmetro.
Desmarque o campo Usar as configurações do projeto para liberar os campos para edição. Aqui eu mudei para metros, duas casas decimais e adicionei o símbolo de unidade ao final.
Pode clicar em Ok e na janela Editar legenda clique em Ok também. Com isso o resultado deve ter ficado parecido com o da imagem abaixo.
Selecione a Legenda Pé-direito e na aba Propriedades vamos configurar a visibilidade deste parâmetro no seu projeto, para isso clique na “caixinha” ao lado do campo Visível.
Em Parâmetros de família associado clique em Novo parâmetro.
Em Propriedades de parâmetro defina o nome como Pé-direito do forro e selecione o parâmetro do grupo em Visibilidade.
Pode dar Ok nessa e nas demais janelas. Agora basta salvar a família com um nome adequado e clicar em Carregar no projeto e fechar.
Observe que será exibido um interrogação no local onde deveria ser exibida a informação de pé-direito.
Isso acontece porque temos o parâmetro de pé-direito no projeto e na família de identificador, porém agora vamos para a última etapa, conectar essas informações através de um parâmetro global.
CRIAR PARÂMETRO GLOBAL DE ALTURA DO FORRO
Nesta última etapa precisamos usar o mesmo parâmetro para a altura do forro e o Identificador de pé-direito que criamos, então vamos começar pelo forro. Selecione o forro e no campo Altura do deslocamento do nível clique na “caixinha” ao lado.
Aqui precisamos entender que a altura do forro não será mais controlada pelo campo Altura do deslocamento do nível, mas sim por um parâmetro global, então se quisermos utilizar diferentes alturas de forro no mesmo projeto será necessário criar novos parâmetros globais.
Em associar parâmetro global clique em Novo parâmetro global.
Na janela Propriedades de parâmetro global vou colocar o nome de Forro (Altura padrão). Os demais campos não precisam ser alterados. Clique em Ok nas demais janelas para finalizar.
O próximo passo é que o ambiente também utilize este mesmo parâmetro global.
APLICAR PARÂMETRO GLOBAL DE ALTURA DO FORRO AO AMBIENTE
Agora que a altura do forro é um parâmetro global, podemos aplicá-lo ao ambiente. Então selecione o ambiente (não é o texto, é o “X” do ambiente!), vá até a aba de Propriedades. No campo Pé-direito clique na “caixinha” ao lado.
Na janela Associar parâmetro global selecione o parâmetro Forro (Altura padrão) e clique em ok.
Pronto! O valor imediatamente é exibido no identificador de ambiente.
Vale lembrar que este parâmetro esta associado ao forro, que agora é controlado através de um parâmetro global. Desta forma sempre que a altura do forro for alterada o valor será imediatamente atualizado.
Para acessar a janela de parâmetros globais vá até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Parâmetros globais.
NOTAS IMPORTANTES!
Este é um processo relativamente trabalhoso, mas depois de estruturado corretamente o fluxo de trabalho fica mais fluido. Basicamente o processo que realizamos aqui pode ser conferido na imagem abaixo:
Criamos um parâmetro compartilhado de Pé-direito para o Ambiente e o Identificador de ambiente, para que ambos saibam o que é a informação Pé-direito. Em seguida criamos um parâmetro global que compartilha a informação de altura de forro com o ambiente.
Mesmo com todo este processo ainda temos um trabalho “braçal”, que consiste em adicionar o parâmetro global de Pé-direito a cada forro que for criado, para que o mesmo seja exibido no identificador.
Se preferir você pode criar todos os ambiente e depois realizar um filtro, aplicando a todos ambientes simultaneamente.
Outro ponto importante, o parâmetro global esta exibindo a informação de altura DO FORRO e não do respectivo ambiente, então se você tiver ambientes com diferentes alturas de forro, será necessário criar mais de um parâmetro global.
Possivelmente devem existir outras estratégias para exibir o valor de pé-direito dos ambientes, então se fique a vontade para ideias e sugestões na área de comentários, assim podemos enriquecer este processo, deixando ele mais eficiente para todos.
CONCLUSÃO
Identificador de pé-direito é uma necessidade muito comum em diversos projetos, porém não é um recurso padrão, de forma que acaba sendo necessário a criação de uma série de parâmetros para tornar possível obter esta preciosa informação.
Em alguns casos, este processo pode ser trabalhoso ou demorado demais, sendo possível a criação de um parâmetro de texto, onde você pode colocar a informação manualmente, porém isso é um processo CAD, sujeito a uma série de erros.
Tem alguma dúvida no processo trabalho com o identificador de pé-direito ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!