Informações do projeto são o “cartão de visitas” do seu arquivo, permitindo identificar uma série de dados básicos como autor, proprietário, data de emissão e outros dados de extrema importância, sendo fundamental que todo profissional tome o cuidado de preencher estes dados! Aprenda agora!
Quando precisamos consultar quem é o responsável pelo projeto, data de emissão ou mesmo o nome do cliente, o primeiro lugar que voltamos os nossos olhos é para o carimbo da folha.
As informações presentes no carimbo da sua folha podem ser preenchidas diretamente na folha, porém elas devem se repetir em todas as folhas do seu projeto, desta forma, um projeto com um grande número de folhas pode se tornar cansativo e sujeito a erros.
Preencher dados extremamente importantes manualmente não é o processo mais indicado, por isso o recomendado é acessar a ferramenta Informações do projeto.
INFORMAÇÕES DO PROJETO
A ferramenta Informações do projeto está disponível na aba Gerenciar, dentro do campo Configurações, onde temos o botão Informações do projeto.
Dependendo da resolução da sua tela este botão pode ser exibido compactado, onde apenas o seu ícone será visível.
Clicando em Informações do projeto será exibida a janela de mesmo nome.
Aqui temos acesso aos campos mais básicos das informações que devem constar em um projeto, além de alguns campos adicionais. Vamos conhecer os campos disponíveis:
- Dados de identidade – são informações sobre a empresa e responsáveis pelo projeto;
- Análise de rota – permite definir os elementos que serão considerados como obstáculos em uma análise de rotas (só faça alterações se for necessário);
- Outros – campos básicos para identificar o projeto, status, data de emissão, entre outros.
Vou preencher alguns campos, desta forma poderemos trabalhar com estas informações no carimbo das folhas do projeto.
Uma informação importante. Mesmo preenchendo todos os campos é necessário estes campos sejam inseridos na sua folha, desta forma é fundamental que você saiba como criar e personalizar uma folha de projeto.
Caso não saiba como fazer, vou deixar um link de uma publicação completa sobre como criar uma folha para o seu projeto, basta clicar no link abaixo:
CRIAR FOLHA COM CARIMBO NO REVIT
Agora vamos ver como trabalhar com essas informações no nosso projeto.
INSERINDO INFORMAÇÕES DO PROJETO NO CARIMBO
O primeiro passo é definir qual a folha que será utilizada no nosso projeto. Primeiramente vou utilizar uma folha do próprio Revit, em seguida vou utilizar uma folha personalizada.
Mesmo a folha padrão do Revit não faz uso de todos os campos disponíveis. Vou preencher os dados diretamente na janela Informações do projeto.
Observe que temos apenas quatro campos sendo efetivamente exibidos pela folha.
Para que os outros campos sejam utilizados precisamos ou alterar esta folha ou criar uma folha personalizada. Para criar uma nova folha, basta ir até a aba Arquivo, dentro das opções de Novo, selecione o campo Bloco de título.
Você também pode selecionar a opção Família, porém teria que selecionar a pasta Blocos de margem e carimbo e selecionar o tamanho de folha desejado.
Vou escolher o formato A2. Observe que estamos em um template para famílias 2D e temos uma folha sem margens, ou seja, carta branca para a criação da nossa folha.
Vou criar as linhas e deixar o espaço do carimbo desenhado de forma que possamos ir direto ao ponto, trabalhar com as informações do projeto.
Aqui cabe uma observação importante. Quando estamos criando uma folha no Revit, o texto pode ser trabalhado de duas formas, como Texto e como Legenda.
O Texto deve ser utilizado para informações “fixas”, isto é, textos que não precisam ser alterados, como por exemplo os títulos dos campos que devem ser preenchidos.
Para usarmos os dados preenchidos a janela Informações do projeto precisamos utilizar a Legenda, que é um campo que pode ser usado de duas formas:
- Legenda em branco – pode ser preenchido manualmente.
- Dados do projeto – a legenda é preenchida automaticamente, através de informações existentes no projeto.
Neste caso nosso objetivo é utilizar os dados que foram preenchidos no campo Informações do projeto, sendo assim precisamos dos campos que estão em vermelho.
Para a criação destes campos devemos ir até a aba Criar e no campo Texto clicar em Legenda.
Será exibido junto ao cursor do mouse um ícone de legenda, basta clicar no local desejado que uma janela será exibida.
Vou começar pelo campo do Nome do Projeto, então ao clicar ao lado do campo será exibida a janela Editar legenda.
No campo a esquerda, Parâmetros de categoria, podemos selecionar o parâmetro desejado, no meu caso o primeiro deles será o Nome do projeto. Ao localizar o campo, basta selecionar e clicar em Adicionar parâmetro a legenda (botão com a seta verde).
Observe que o parâmetro escolhido foi adicionado ao campo Parâmetros de legenda, onde temos algumas colunas que nos permitem alguns ajustes, caso necessário.
- Nome do parâmetro – identifica o parâmetro escolhido, não sendo possível ser editado;
- Espaço – distância entre este parâmetro e o próximo (quando usamos múltiplos parâmetros);
- Prefixo – permite definir um texto fixo antes do parâmetro;
- Valor de amostra – texto que será exibido por padrão, caso o parâmetro esteja em branco;
- Sufixo – permite definir um texto fixo antes do parâmetro;
- Quebra – empurra o próximo parâmetro para a linha debaixo (quando usamos múltiplos parâmetros);
Não vou fazer alterações aqui, vou apenas clicar em Ok e inserir o parâmetro no projeto.
Observe que eu tive um problema aqui. O texto está muito grande. Para solucionar o problema, selecione a Legenda e no painel Propriedades escolha um texto com o tamanho desejado (em alguns casos é necessário duplicar a família e criar um texto personalizado).
No meu caso, criei de 4.5mm, que acredito ser o suficiente para resolver o problema.
Alterei a cor do texto para um melhor entendimento.
Para os demais campos o processo será o mesmo, sendo que no final devemos ter algo parecido com o da imagem abaixo.
Pronto! Folha finalizada, agora precisamos salvar a folha, lembrando de escolher um nome que facilite a sua identificação.
Agora vamos carregar esta folha no projeto onde as Informações do projeto, para ver o que acontece.
Pronto! Todos os campos foram automaticamente preenchidos com base nas Informações do projeto. O mais interessante aqui é que se você criar uma nova folha, a mesma também já vira com todos os campos preenchidos.
Com isso já é possível perceber o potencial da ferramenta Informações do projeto.
Mas e se eu quiser criar algum campo personalizado?
Sim, é possível, para isso utilizamos outra ferramenta, a Parâmetros de projeto, que será o tema da próxima publicação.
CONCLUSÃO
Informações do projeto é o primeiro campo que deve ser preenchido ao iniciar um novo projeto, de forma que estas informações possam ser utilizadas no carimbo das folhas, evitando o trabalho de fazer o preenchimento manualmente.
Com este campo é possível manter as informações do projeto atualizadas, de forma que qualquer alteração realizada a atualização é imediata em todas as folhas do projeto.
Tem alguma dúvida no processo trabalho com Informações do projeto ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!