Ambientes em espaços irregulares no Revit pode se mostrar um verdadeiro problema, principalmente quando precisamos extrair a informação do volume do espaço. Aprenda agora!
No Revit, a ferramenta ambiente é uma subdivisão de um determinado espaço do seu projeto com base em elementos como paredes, pisos, forros e telhados. Esses elementos funcionam como delimitadores de um ambiente.
Em uma situação convencional temos ambientes quadrados ou retangulares, que podem ser facilmente identificados, porém em alguns casos temos situações como paredes inclinadas, vão de telhados e múltiplos níveis de piso, o que pode se mostrar um problema.
A proposta deste artigo é solucionar este tipo de problema, mas se você quiser aprender a usar a ferramenta Ambiente a partir do zero, vou deixar o link de alguns artigos que podem ajudar:
IDENTIFICAR AMBIENTES NO REVIT
CRIAR FAMÍLIA DE IDENTIFICADOR DE AMBIENTE
Vamos conhecer os problemas mais comuns e como solucioná-los.
Ambientes – ignorando paredes
Em alguns casos o ambiente no nosso projeto precisa ignorar uma ou mais paredes, que se tornam um obstáculo para a correta colocação do ambiente.
Por padrão, uma parede é entendida como um delimitador de ambiente, que é a situação mais comum em qualquer projeto, mas esta funcionalidade pode ser desabilitada. Para isso selecione a parede e no painel Propriedades localize e desmarque a opção Delimitação de ambientes.
Após desmarcar a opção Delimitação de ambiente pode ativar a ferramenta Ambiente que a parti de agora a respectiva parede será ignorada.
Mas como eu faço para saber quais paredes estão com essa função desabilitada?
Simples, ao ativar o comando Ambiente somos direcionados para a aba Modificar | Colocar ambiente, lá temos um botão chamado Realçar limites.
Clicando sobre as paredes que delimitam ambiente são destacadas em laranja, ficando mais simples identificar quais delas estão ativas.
Ambientes “faltando” paredes
Um outro problema para inserir ambientes é a “falta” de algumas paredes, o que configura em um espaço não delimitado para inserir um ambiente. Situações como terraços, varandas, alpendres e elementos como escadas ou guarda-corpos exigem uma solução diferente.
Vou usar um exemplo envolvendo um espaço de um pé-direito duplo e uma escada, onde precisamos inserir um ambiente apenas no espaço correspondente ao piso.
Para estes casos temos a ferramenta Separador de ambientes, que permite traçar uma linha que divide ou delimita o espaço do ambiente. Para isso vá até a aba Arquitetura e no painel Ambiente e área e clique em Separador de ambiente.
Clicando em Separador de ambiente será exibida a aba Modificar | Colocar separação de ambiente, onde temos ferramentas de desenho para delimitar o espaço do ambiente.
No meu caso vou criar linhas fechando o guarda-corpo e o vão da escada.
Agora temos um espaço corretamente delimitado para inserir um ambiente.
Ambientes com paredes inclinadas
É possível inserir ambientes em espaços com paredes inclinadas, mas é necessário realizar alguns ajustes, pois o mesmo utiliza como base a área alinhada ao nível do piso.
Antes de realizarmos qualquer tipo de alteração você precisa analisar: qual o impacto disso? Se você esta inserindo um ambiente para extrair informações de área e perímetro, esta conta geralmente considera a área de piso, desta forma não temos impacto no resultado.
Então para o que serve?
Cálculos de área e perímetro são cálculos 2D (bidimensionais), já o volume é um cálculo 3D (tridimensional), que seria impactado se o ambiente não preencher corretamente todo o espaço.
Para este “cálculo” o ambiente usa como referência um parâmetro do nível de piso chamado Cálculo de altura. Ele pode ser visualizado selecionando o nível do piso em uma vista de elevação ou corte no painel de Propriedades.
Se você alterar o cálculo de altura será possível visualizar uma linha tracejada verde quando o ambiente for selecionado, mas perceba que o ambiente não se ajustou em relação a parede inclinada.
Isso acontece porque o cálculo de volume está configurado em um modo “simplificado”. Para alterar o modo de cálculo basta ir até o painel Ambiente e área, expandir o menu e clicar na opção Cálculo de área e volume.
Na janela Cálculo de área e volume localize o campo Cálculo de volume e altere para a opção Áreas e volumes, assim teremos um cálculo mais preciso.
Note que agora o ambiente esta preenchendo o espaço da parede inclinada até a altura do Cálculo de altura (linha tracejada verde).
A primeira coisa que nos vem a cabeça é alterar o valor de Cálculo de altura para a altura do nível, porém isso não é possível, de forma que uma mensagem de erro é exibida.
O que você pode fazer é inserir um valor um pouco abaixo, por exemplo, no meu caso a altura do nível é 3,50, então vou inserir o valor de 3,49, assim temos o ambiente preenchendo praticamente todo o espaço do ambiente.
Observe que temos uma diferença entre o antes e o depois.
Ambientes em telhados
Um outro cenário que temos é o cálculo de volume em ambientes como telhados, de forma que quando precisamos fazer um cálculo de volume do espaço entre a laje e o telhado, porém ao inserir um ambiente o mesmo não acompanha a inclinação das águas do telhado.
Este problema acontece devido a configuração padrão para o cálculo de volume. Para ajustar isso basta ir na aba Arquitetura, painel Ambiente e área e acessar a opção Cálculo de área e volume.
Na janela Cálculo de área e volume localize o campo Cálculo de volume e altere para a opção Áreas e volumes, assim teremos um cálculo mais preciso.
Pronto! Com isso temos o ambiente preenchendo corretamente o espaço entre a laje e o telhado.
Observe que agora temos a área completamente preenchida, permitindo identificar o volume do espaço.
Um aspecto importante é que a área a ser identificada precisa de delimitadores de ambientes, isto é, paredes ou linhas de Separador de ambiente para funcionar corretamente.
Ambientes em pisos com multinível
Um outro cenário onde precisamos inserir ambientes é em pavimentos com multinível, não temos um único nível de piso, mas vários deles em diferentes alturas.
Ao inserir um ambiente no nível mais baixo os demais “desníveis” são ignorados.
Isso acontece devido ao Cálculo de altura do nível estar alinhado em relação ao nível do piso, ou seja, ele esta “zerado”. podemos ajustar isso selecionando o nível correspondente e na janela Propriedades alterar o valor de cálculo de altura.
Aqui precisamos colocar um valor que seja maior do que o nível de piso mais alto, no meu caso precisa ser maior do que 3,00 metros. Vou colocar o valor de 3,50 metros. Observe que agora temos um preenchimento completo e podemos visualizar a linha de cálculo de altura em verde.
Importante! Todos os níveis precisam obrigatoriamente ter um piso, ou o ambiente irá “vazar” para fora.
Ambientes com mezanino também são um caso a parte, pois dependem da sua intenção na hora de posicionar o ambiente. Mas com a ferramenta Cálculo de altura é possível ir testando até obter o resultado desejado.
Mas e se eu quiser ignorar o mezanino?
O piso do mezanino também é um delimitador de ambiente, então se você selecionar o piso e ir até a janela Propriedades, basta desmarcar o campo Delimitação de ambiente.
Com isso temos o ambiente preenche todo o espaço disponível.
Conclusão
Ambientes em espaços irregulares podem ser inseridos desde que você tome os cuidados e ajustes necessários, obtendo assim o resultado desejado.
Se tiver alguma situação inusitada para a colocação de um ambiente compartilhe nos comentários, quem sabe não pode ajudar alguém?
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com ambientes em espaços irregulares ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!