Modelagem básica – extrusão faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!
Para quem já usa o Revit, mesmo que a pouco tempo, acaba se acostumando com a facilidade de uso de suas ferramentas, como criação de paredes, pisos, portas, forros, etc. Porém em algum momento precisamos de algo “especial”.
Móveis planejados, detalhes de forro, rodapés, nichos e aquela infinidade de elementos que todo projeto precisa. Logo percebemos que vamos ter que dar um passo adiante e entrar no mundo das famílias!
As famílias podem atingir altos níveis de complexidade, por isso estas publicações vão se concentrar em apresentar as ferramentas de formas e algumas noções do ambiente de trabalho com famílias. Posteriormente teremos publicações mais elaboradas, então vamos nos concentrar na primeira ferramenta de forma a Extrusão.
Mas antes vamos preparar nossa área de trabalho, criando uma nova família. Para isso clique no menu de aplicação (“R” azul) selecione Novo e clique em Família.
Como vamos apenas estudar a ferramenta extrusão, selecione a família Mobiliário Métrico.
Ao abrir o arquivo não se assuste com a interface. Como estamos usando um template para criar uma família as ferramentas são bem diferentes do que um template para arquitetura.
O ambiente de trabalho é identificado como Nível de referência e no Navegador de projetos temos algumas alterações também.
Mas conforme você for trabalhando irá se habituando. Agora temos a questão das unidades. Neste arquivo ele vem como milímetros.
Já sei, altero para metro né?
Vou sugerir centímetros. Simplesmente por que os objetos que geralmente modelamos em uma família tem detalhes pequenos e trabalhar com metros geram muitas casas decimais, o que deixa o trabalho confuso. Imagine um detalhe de cinco milímetros. Em metros seria 0.005m, entende o problema?
Área de trabalho apresentada, vamos a ferramenta de extrusão.
EXTRUSÃO
Observe que a primeira aba disponível tem o nome de Criar, onde temos o painel Formas. A primeira ferramenta é a Extrusão, clique na ferramenta.
Você será direcionado para a aba Modificar|Criar Extrusão, onde podemos criar as mais variadas formas de extrusão.
Mas antes de começar vamos entender o principal, o que é uma extrusão?
A partir de uma geometria bidimensional fechada você consegue criar uma forma solida, perpendicular a geometria criada.
Basicamente você consegue criar formas tridimensionais. Claro que você não precisa se limitar a formas primitivas, onde seus desenhos podem ser bem mais elaborados.
Um detalhe importante a se observar são os planos de referência. Por padrão o template que estamos utilizando, Mobiliário Métrico tem dois planos de referência alinhados a coordenada 0,0,0 do Revit. Para conferir basta ir até a aba Criar, painel Plano de trabalho e clicar em Exibir.
Mas que diferença isso faz?
O ideal é que o objeto criado fique o mais próximo e alinhado possível da intersecção dos planos de referência, pois quando você quiser inserir e família criada no seu projeto é por aí que o Revit vai se nortear.
Então para fazer um teste vamos criar um retângulo, para isso após clicar em extrusão na aba Modificar|Criar extrusão no painel desenhar selecione a ferramenta Retângulo.
Desenhe um retângulo de qualquer tamanho.
Após criar o retângulo, na janela de Propriedades temos o campo Restrições onde podemos controlar dois itens importantes, sendo: Final da Extrusão e Início da Extrusão.
O Final da Extrusão é basicamente a altura que o solido terá assim que for criado. Não se preocupe, estes valores podem ser editados a qualquer momento.
O Início da extrusão, tecnicamente começa exatamente onde a geometria foi criada, no caso, no Nível de Referência (equivalente ao Nível 1). Por isso o valor por padrão é 0.00, porém você pode alterá-lo se for necessário, onde o solido respeitará o formato do desenho, porém será iniciado na altura que você indicar.
Coloque o valor que desejar e para concluir basta ir até a aba Modificar|Criar extrusão e confirmar a extrusão no painel Modo.
Se quiser conferir na vista 3D, terá uma noção melhor do solido criado. Lembrando que os Planos de referência não aparecem na vista 3D, então crie a geometria bidimensional na Planta de piso – Nível de referência. Selecione o solido e observe alguns detalhes tanto no próprio solido como na janela de Propriedades.
Observe que no painel Propriedades ainda temos acesso aos campos de Restrições, sendo possível mesmo após a criação do solido fazer alterações no Início e Final da Extrusão.
Agora o mais interessante vem diretamente no Solido. Temos 2 elementos que merecem atenção, onde o primeiro é o simbolo de Associado ao Plano de Trabalho e o segundo são as alças de extrusão.
A associação ao plano de trabalho recomendo não remover, pois facilita a inserção de valores e a organização do solido. Já as alças de extrusão permitem alterar as dimensões do solido manualmente. No caso do exemplo, o Revit identificou que é uma forma retangular e inseriu alças laterais. De acordo com a forma você terá mais ou menos alças.
Ok, até aqui achei simples, mas e para fazer uma forma com um furo?
Também é simples, quando você cria uma forma bidimensional dentro de outra a forma interna a mesma é interpretada como um furo. Aproveitando está dúvida, vamos aprender também a editar uma forma existente, para isso selecione a caixa que você criou com base no retângulo e observe que agora temos a aba Modificar|Extrusão. No painel Modo clique em Editar Extrusão.
Observe que agora a aba tem o nome Modificar|Extrusão > Modificar Extrusão. Crie um retângulo dentro do retângulo existente e depois confirme a extrusão.
Observe que exatamente onde criamos o retângulo interno, temos um furo.
Se continuarmos criando objetos internamente sempre teremos a relação de um sólido com um furo dentro, observe no teste abaixo.
Outro detalhe importante a ser observado é que ao criar vários objetos em uma mesma extrusão e mesmo que eles estejam desencostados, o Revit interpreta como uma única extrusão. tanto é que ao editar os valores de Início e Final da extrusão a altura de todos objetos é alterada.
Legal, mas acho que não da pra fazer muita coisa com essa ferramenta né?
Eu não diria isso…
Poltrona Paimio, Alvar Aalto, toda feita em extrusão. Se você observar a forma é bem simples de fazer e o design da poltrona é muito bonito. Vamos criá-la? Basta clicar na próxima página!
MODELAGEM DA POLTRONA PAIMIO – ALVAR AALTO
Crie um novo arquivo de Família e selecione o Template Mobiliário Métrico. Altere sua unidade para centímetros.
No navegador de projetos, vá até Elevações e acesse a elevação Esquerda.
Para não ter que desenhar “na unha” a cadeira Paimio, vou disponibilizar um arquivo DWG da vista lateral da cadeira.
Descompacte o arquivo e deixe em uma pasta na qual você tenha fácil acesso. Na Elevação esquerda você deve ir até a aba Inserir e no painel Importar clique em Importar CAD.
No navegador, não se preocupe com nada, o arquivo já esta todo configurado, basta selecionar o arquivo Paimio e clicar em Abrir.
Na elevação Esquerda agora temos a nossa poltrona, onde podemos começar com as extrusões.
Agora vá até a aba Criar e no painel Formas clique em Extrusão.
O primeiro objeto que vamos modelar são as laterais, para isso na aba Modificar|Criar Extrusão e selecione a ferramenta Selecionar linha.
Com essa ferramenta você ganhará muita velocidade, onde ao invés de desenhar as linhas o Revit identifica a linha do arquivo DWG e cria uma linha diretamente no Revit. Muito mais prático.
Ao finalizar vá até a aba de Propriedades e coloque em Final da extrusão o valor de 5.50 (cm).
Vamos voltar para a vista Plano de Referência. Aqui vamos fazer duas alterações, sendo a primeira remover a associação do solido com o plano de referência. Clique sobre o ícone para remover esta restrição.
Removida a restrição é possível mover nosso solido, então você deve move-lo 25cm para a direita.
Agora com o solido selecionado vamos utilizar a ferramenta Espelhar – Desenho eixo, localizada no painel Modificar. Ao clicar na ferramenta clique no Plano de referência vertical que teremos a cópia do solido espelhada com a mesma distância.
Confira na vista 3D como está ficando nossa poltrona.
Vamos voltar a vista da Elevação Esquerda para desenharmos as travessas. Aqui novamente vamos recorrer a ferramenta Extrusão, onde vamos nos concentrar em duas travessas. Caso tenha algum problema ao selecionar as linhas da travessa com a ferramenta Selecionar linhas, use a ferramenta linha mesmo.
Isso pode acontecer devido linhas sobrepostas no arquivo dwg.
Agora vamos voltar para a vista Plano de Referência para inserir os valores. Observe o seguinte, o plano de referência está exatamente entre as duas peças laterais da cadeira, logo temos que inserir os seguintes valores:
- Final da Extrusão: 30,50
- Início da Extrusão: -30,50
Os valores correspondem aos 25,00 de espaçamento + 5,50 da largura da peça lateral.
Agora temos mais uma travessa, a que fica na parte posterior entre as peças laterais. Para criá-la volte para a vista lateral Esquerda e crie uma nova extrusão. Se tiver dificuldades altere o modo de exibição para Estrutura de arame.
Agora é só desenhar a travessa seguindo o mesmo processo das anteriores.
A próxima etapa é voltar para a vista Plano de Referência para inserir os valores, que nesse caso como a travessa fica entre as peças, os valores serão:
- Final da Extrusão: 25,00
- Início da Extrusão: -25,00
Agora a última peça, a base da cadeira. Aqui você já deve ter “pegado as manhas” do processo, onde é só voltar para a vista lateral Esquerda e crie uma nova extrusão. Trabalhe com as ferramentas de Linha e Selecionar linhas.
Os valores das restrições serão os mesmos da peça anterior:
- Final da Extrusão: 25,00
- Início da Extrusão: -25,00
Agora sua cadeira deve estar com essa cara:
Legal, mas e como eu coloco os materiais?
Basta selecionar a peça desejada e na janela de Propriedades você terá o Campo Materiais e Acabamentos e logo abaixo a opção Materiais. Basta clicar ali que você terá acesso ao editor de materiais para a peça selecionada.
Pronto! Aí esta uma cadeira Paimio que você mesmo fez, usando apenas UM tipo de forma. Imagina quando saírem as outras publicações.
PROBLEMAS NO PROCESSO
Vou listar aqui os prováveis problemas e conforme forem surgindo comentários vou acrescentado, ou seja, essa como todas as publicações do site são constantemente revisadas.
NÃO CONSIGO MOVER O SÓLIDO
Verifique se você removeu a restrição de Associação ao plano de referência. É só clicar no cadeado.
ESTOU RECEBENDO UMA MENSAGEM DE ERRO QUANDO DESENHO A GEOMETRIA DA EXTRUSÃO
A geometria tem que estar perfeitamente fechada para funcionar, se não está fechada, geralmente o ponto que está aberto fica destacado. Clique em continuar e se precisar apague a linha que deu problema e desenhe de novo.
SEÇÃO EXTRA
Mas como eu configuro para redimensionar, para alterar cores quando eu inserir a família, etc?
Galera, uma coisa de cada vez. Essa publicação já ficou gigante e preciso do feedback de vocês para saber como proceder com as demais publicações. A proposta aqui é exclusivamente modelagem. Principalmente para quem não conhece nada de modelagem e criação de famílias.
Aos poucos você estará criando famílias incríveis e poderá parar de esmolar pedir famílias em grupos de facebook e para amigos. Na verdade vão pedir para você as suas famílias. rs!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Adorei! Me ajudou muito, apesar de saber a função básica da ferramenta alguns comentários foram essencial para compreender como o revit funciona. Parabéns!
Parabéns pelo tutorial, ficou perfeito e me esclareceu muitas duvidas!
Amei essa postagem! Consegui fazer a cadeira até o fim, fiquei me sentindo fera no Revit! Muito didático seu passo-a-passo. Obrigada!