Espelhar o projeto inteiro no Revit permite que você altere a posição do projeto sem o risco de perder nenhum detalhe, principalmente as anotações em 2D.
ESPELHAR PROJETO
Geralmente já inicializamos o projeto orientado corretamente mas em algum momento você vai acabar precisando espelhar o projeto inteiro e o Revit tem um excelente recurso para resolver este problema.
Mesmo sendo uma ferramenta muito simples é necessário ter muito cuidado, pois quanto mais avançado o projeto estiver mais “probleminhas” podem surgir.
Como assim “probleminhas”?
Isso vai variar muito de projeto para projeto, então vou usar um de cobaia para mostrar alguns cuidados que deverão ser tomados. Abra o projeto que deseja fazer o espelhamento, em seguida vá até a aba Gerenciar e localize o painel Localização do projeto.
Dentro de Localização do projeto clique no botão Posição para selecionarmos a opção Espelhar projeto.
Assim que você clicar será exibida a janela Espelhar projeto.
Eu recomendo que você clique no campo Mostrar detalhes para observar algumas orientações que a própria ferramenta oferece.
Em resumo, tome cuidado. É recomendado que você tenha uma versão de backup do projeto antes de aplicar o espelhamento no projeto.
Certo, mas e estas opções?
O espelhamento é realizado com base em eixos, conforme descrito abaixo de cada uma das opções. Para simplificar eu fiz uma amostra de todas as situações.
Quando ativamos esta ferramenta o Revit sempre nos notifica caso encontre algum problema, então é melhor ler com atenção a janela de alerta.
Se você expandir a janela de avisos é possível visualizar os erros encontrados e tomar providências quanto a eles.
Quer saber mais sobre a janela de erros do Revit? Veja a publicação que fiz sobre clicando no link abaixo:
A partir daqui vai ser impossível eu identificar todos os erros possíveis, uma vez que cada projeto pode apresentar problemas completamente diferentes, então vou mostrar algumas possíveis situações. Mesmo com os erros, você pode aceitar a edição e clicar em Ok.
Legal, o que eu faço agora?
O mais recomendado é que você entre em vista por vista no Navegador de projetos e olhe com calma em busca de possíveis erros. Em elementos de anotação, as vezes o problema é simplesmente o texto que fez uma sobreposição, algo está “flutuando” fora do projeto ou uma linha de corte esta mal posicionada.
Também é possível ter algum erro um pouco mais sério, por isso esse “trabalhinho extra” de varredura manual.
Comigo o que sempre da dor de cabeça são as vistas de câmera. Sempre tem uma ou outra que fica com um enquadramento ruim ou árvores flutuando.
Outro item que certamente apresentará problemas, as renderizações. Se você analisar bem as renderizações, elas são “fotografias”, então não são atualizadas ao espelharmos o projeto, logo você vai precisar deletar todas as renderizações realizadas até ali e refazê-las.
E por fim as famílias. Quando espelhamos o projeto as suas respectivas famílias são espelhadas. Parece prático mas você pode ter uma série de problemas com isso. Pense, por exemplo, em uma geladeira. Por padrão de mercado as portas sempre abrem da esquerda para a direita e com um projeto espelhado isso se inverte, o que pode ser um problema no seu layout.
Felizmente a família que está no projeto também já está carregada e ao inseri-la novamente ela vem na posição correta.
CONCLUSÃO
Pronto! Apesar desses problemas, boa parte deles são de fácil solução. Com isso você consegue um resultado rápido e eficiente ao espelhar o seu projeto.
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Interessante, e funcionou . Saber estar na vida é isto … sempre aprendendo. Abraço e obrigado André.
Felicidades por su página, es de mucho valor para aprender pequeños detalles en Revit, Gracias….