ORGANIZAÇÃOPROBLEMAS COMUNSREVIT

Erros e alertas no Revit

Erros e alertas no Revit são frequentes, mas além de nos ajudam a identificar quais elementos estão apresentando problemas os mesmos devem ser corrigidos para evitar problemas futuros. Aprenda a Rever avisos de erro e trabalhe tranquilo!

Você esta trabalhando numa boa quando de repente pula uma janelinha no canto da tela. Em algumas situações basta selecionar prosseguir ou cancelar, outras são apenas alertas e nos piores casos, você não pode continuar com o comando que você estava executando.

É muito importante entender os tipos de alertas e erros que o Revit exibe para que você possa tomar a decisão correta sobre como proceder para cada tipo de aviso que é exibido.

BARRA DE STATUS

Na parte inferior do Revit temos uma faixa na parte inferior que chamamos de Barra de Status. Na lateral esquerda são exibidos diversos tipos de mensagens.

erros-e-avisos

O tipo de mensagem que é exibido varia em função do comando que estiver sendo executado, variando desde opções do que se fazer a seguir, a porcentagem de carregamento do arquivo que está sendo aberto ou mesmo informações do objeto selecionado.

erros-e-avisos

Para estas mensagens não é necessário interação, mas é interessante observar este campo conforme você for trabalhando, já que permite saber se o comando que você está usando está sendo ativado corretamente.

AVISO AMARELO – PODE SER IGNORADO

Um outro tipo de alerta que o Revit dá é um “pop-up” amarelo que vem junto de um aviso sonoro. Estes alertas são apenas avisos de alguma informação que você deva estar ciente ou alguma ferramenta ou a ação executada não foi a mais “eficiente” .

Por exemplo, ao se criar uma escada é necessário uma quantidade mínima de degraus para alcançar o nível superior. Caso você crie a escada com degraus “de menos”, será exibido um alerta amarelo.

erros-e-avisos

Esse tipo de aviso é apenas um aviso mesmo. Você pode ignorá-lo. Inclusive isso pode ser um problema, porque caso você clique em qualquer lugar da tela o aviso é fechado, então pode ser que você nem veja o aviso e só escute o alerta sonoro.

Geralmente estes avisos são do tipo “eu te avisei hein!?” ou “só pra você saber, este comando vai dar o resultado X ou Y”. Não há uma interação, mas na parte lateral direita da janela temos alguns botões.

erros-e-avisos

As setas são para facilitara leitura do alerta. O botão inferior permite alternar o som de alerta entre Ligado e Desligado. Já o terceiro botão, temos a opção  “Expandir a caixa de diálogo”. Que expande o aviso, onde passamos para uma outra categoria de alerta.

AVISO COM OPÇÕES – PODE SER IGNORADO

Aqui temos um tipo de aviso diferente, onde podemos ter uma interação. Neste caso temos três opções, sendo Ok, Cancelar e um botão de ação que muda de acordo com o contexto.

erros-e-avisos

Entenda que apesar de ser possível ignorar o aviso, o problema não é solucionado. Sobre o botão de ação, o mesmo sempre vai sugerir uma solução para o problema, que não necessariamente será a melhor opção. Também é comum comum o “motivo” do alerta ser exibido na cor laranja na tela.

erros-e-avisos

AVISO COM OPÇÕES – NÃO PODE SER IGNORADO

Neste tipo de aviso, o Revit já o encara como um erro mais grave, onde a interação é obrigatória, não sendo possível ignorar o alerta. Apesar de ser muito parecido com o anterior, não temos a opção OK. As opções são de você continuar e resolver o problema alertado ou você encerra o comando e ele desfaz a atividade executada pela ferramenta.

erros-e-avisos

Esse tipo de erro, apesar de ser bem irritante, na maioria das vezes você realmente está fazendo algo que vai gerar algum tipo de problema mais sério. No exemplo acima eu estava criando um piso e não desenhei um perímetro fechado, sem delimitar corretamente a área o Revit não consegue criar o piso. Desta formas ou eu saio de desenhar (e perco o que fiz até agora) ou eu continuo para finalizar o perímetro.

erros-e-avisos

Quando você clicar em Sair será exibido um alerta avisando que o processo é irreversível e tudo o que foi feito até aquele momento (com a respetiva ferramenta) será excluído.

CORRIGINDO ERROS DO ARQUIVO

Mas e os avisos que foram ignorados?

Pois é, nem todo profissional para para pensar que ignorar um aviso de erro é muito diferente de resolvê-lo. Claro que alguns desses erros realmente podem ser ignorados, mas o ideal é você solucionar o máximo de erros possível, afinal não queremos chegar na situação do pior erro possível, o Erro fatal.

erros-e-avisos

Claro que os motivos para um erro fatal são diversos, mas um arquivo cheio de erros é muito mais propenso a isso.

Um outro problema que esses erros podem ocasionar é quando você precisa abrir o arquivo em uma versão mais recente do Revit. Pare para pensar, você tem um arquivo na versão 2019 (cheio de erros) e vai abrir ele na versão 2020. O que você acha que o Revit vai fazer com esses erros?

Lembrando que já fiz uma publicação ensinado você a auditar o seu arquivo antes disso, segue abaixo link do artigo:

ARQUIVO CORROMPIDO REVIT

Certo, mas depois de ignorados onde os erros vão parar?

É simples, basta ir até a aba Gerenciar e no painel Consulta temos o botão Rever avisos.

erros-e-avisos

Será exibida uma janela com todos os erros do arquivo.

erros-e-avisos

Porém perceba que para corrigir os erros precisamos saber quais objetos ou entidades estão apresentando problemas no seu projeto, para isso o Revit recorre ao ID do objeto. Caso não tenha visto a publicação que fiz sobre o assunto basta clicar no link abaixo:

REVIT ID DOS OBJETOS

Clicando no simbolo de “+” o Revit expande a lista de erros do seu arquivo.

erros-e-avisos

Observe que todo erro tem um código de ID, que é único. Você pode acessar o elemento que está apresentado problema pelo código do ID ou diretamente pela janela de erros, onde basta selecionar o erro e clicar em Exibir.

erros-e-avisos

Dependendo do erro e da vista que você estiver utilizando, pode ser que seja exibida uma nova mensagem, a de Tratamento de erro – Visualizar elementos.

erros-e-avisos

São apenas algumas orientações sobre como o elemento que apresenta um erro pode ser visualizado. Uma outra mensagem pode ser exibida, informando que não há uma vista aberta que permite exibir o objeto, então será necessário abrir uma nova vista.

erros-e-avisos

Basta clicar em continuar. Observe que neste erro encontrei um ambiente do lado de fora da casa, que é um elemento que não fica visível a mesmo que eu passe o mouse sobre ele. Provavelmente eu teria problemas no quadro de áreas do projeto. A solução é simples, basta clicar em Excluir marcado.

erros-e-avisos

Legal! Então é só excluir tudo o que estiver errado?

Não necessariamente. Cada erro pode ser muito diferente do outro. Fora que você vai perceber que alguns elementos não devem ser excluídos e sim corrigidos. Por exemplo, no erro abaixo temos dois pisos sobrepostos. Você não precisa excluir o piso e sim corrigí-lo.

erros-e-avisos

Neste caso feche a janela e faça a correção do piso. Ao fazer a correção o erro é removido da lista de erros.

Não é necessário que um alerta que pode ser ignorado seja ignorado. Você pode acessar a janela de erros diretamente pelos alertas. No caso do alerta amarelo basta clicar no botão Expandir a caixa de diálogo Aviso.

erros-e-avisos

Imediatamente a janela de avisos é exibida.

erros-e-avisos

O mesmo processo pode ser realizado com o Aviso com opções. Basta clicar no botão Expandir.

erros-e-avisos

Imediatamente a janela apresenta o erro.

erros-e-avisos

Se você precisar documentar os erros do projeto é possível exportar os erros no formato de um relatório com extensão html. Clique na opção Exportar.

erros-e-avisos

Basta selecionar o local onde você deseja salvar o arquivo e clicar em Salvar.

erros-e-avisos

Como o arquivo tem extensão html ao clicar duas vezes o relatório será exibido no seu navegador de internet.

erros-e-avisos

Mas se quiser você também pode abrir este relatório no Excel.

CONCLUSÃO

Entenda que o objetivo aqui é apresentar as ferramentas para que você possa lidar com os erros do arquivo e não dar as soluções para os problemas, afinal temos milhares de possibilidades de erros, seria impossível listar todas as soluções aqui.

Tenha em mente que seu modelo precisa passar por inspeções regularmente, visando manter a integridade do arquivo. Quanto mais tempo trabalhamos no projeto, mas elementos estão sendo incorporados ao projeto e a correta comunicação entre cada objeto se faz fundamental para que você não passe nenhum “perrengue”.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *