PROBLEMAS COMUNSREVIT

Recuperar arquivo corrompido revit

Recuperar arquivo corrompido ou com erros no Revit pode parecer motivo de pânico, mas a recuperação é possível. Aprenda agora!

Se tem uma coisa que deixa muita gente desesperada são erros em arquivos que estamos trabalhando a muito tempo, então para evitar eventuais problemas, o Revit oferece uma ferramenta muito simples e que poucos profissionais conhecem, a opção Auditar.

Mas como que eu uso isso?

Na verdade a pergunta não é o como, mas sim quando. Vamos entender como utilizar este recurso e seus benefícios.

AUDITAR

Este recurso verifica, detecta e corrige elementos corrompidos no seu projeto. Simples assim. Um detalhe importante é que este recurso não fornece um feedback do que foi corrigido.

Outro ponto importante é que você não consegue auditar um arquivo que esteja aberto, então é necessário fechar o arquivo, e caso o arquivo esteja compartilhado, peça para que todos saiam do arquivo.

O processo é bem simples. Localize o arquivo desejado mas ainda não abra, permaneça com a janela aberta.

corrigir-erros

No canto inferior esquerdo tem um campo chamado Auditar.

corrigir-erros

Basta marcar esta caixa e clicar em Abrir. Imediatamente será exibida uma mensagem.

corrigir-erros

Entenda longo tempo como “depende do tamanho do arquivo e da quantidade de erros”. Após este processo o arquivo é inicializado normalmente, sem alertas, sem feedback ou coisa do tipo.

Mas como vou saber se deu certo?

Pois é, seria legal uma mensagem explicando o que foi feito e se surtiu efeito, mas infelizmente não temos nada do tipo. Mas o mais importante aqui é o quando eu devo fazer isso? Vamos analisar algumas situações.

ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO

corrigir-erros

Quando atualizamos o Revit para uma nova versão, recebemos uma mensagem avisando da atualização, informando que depois deste processo o arquivo, depois de salvo, não poderá mais ser aberto em versões anteriores.

O mais comum, e incorreto de se fazer, é mandar atualizar o modelo e sair dando ok e avançar em todas as janelas de erro que serão exibidas na sequência (sim, eu fazia isso também). Porém o procedimento correto é sempre que você for atualizar um arquivo para uma versão mais recente do Revit marque a caixa Auditar.

Isso garante que além da atualização o arquivo passe pelo processo de verificação de erros.

DADOS CORROMPIDOS E PRECISAM SER RECUPERADOS MANUALMENTE

corrigir-erros

Quando você receber a mensagem “Os dados no arquivo X estão corrompidos e devem ser recuperados manualmente” o que ele quer dizer é “abra o arquivo deixando a caixa auditar marcada”. Neste caso não estamos lidando com uma alternativa e sim com um ultimato! É isso ou não abrir o arquivo! rs!

FREQUÊNCIA E BACKUP

Com que frequência eu devo usar o Auditar?

Não espere o arquivo apresentar problemas, travamentos ou erros para procurar uma solução, mas também não precisa fazer isso o tempo inteiro. Faça isso pelo menos uma vez por semana. Se o arquivo estiver evoluindo muito rápido você pode aumentar a frequência.

É muito importante que você tenha o hábito de fazer um backup do arquivo antes destes procedimentos. A proposta da ferramenta é corrigir erros, mas erros são “erros” e costumam ser imprevisíveis, portando, mantenha os arquivos de backup atualizados.

Entenda que o que quando falo “backup” não estou falando daqueles arquivos PROJETO.0001, PROJETO.0002, etc, eu estou falando para você fazer uma cópia do arquivo e salvar com um nome adequado, afinal dedicamos horas/dias/meses em um projeto, e confiar em um único arquivo é loucura.

CONCLUSÃO

Eu poderia ter feito um post-it para explicar esta ferramenta de tão simples que é, mas achei interessante apresentar alguns pontos e alguns cuidados que você deve tomar com os seus arquivos. Me tornei cauteloso com meus projetos aprendendo da pior forma possível, com arquivos corrompidos, erros, pendrives com defeitos e tudo mais o que você pode imaginar.

Então, cuide dos seus arquivos, pois estão cuidando da sua saúde também (e do juízo, pq perder um arquivo pode te deixar maluco! rs).

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Também estou no Instagram!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *