ABERTURAS PARA PORTAS E JANELAS NO BLENDER

Criar aberturas para portas e janelas no Blender é mais simples do que você imagina, inclusive você nem precisa se preocupar em ficar recortando a malha da parede, o que otimiza o seu projeto e o tempo de modelagem! Aprenda agora!

Na etapa de modelagem de paredes as aberturas de portas e janelas sempre são sempre uma preocupação, uma vez que é necessário ter muita atenção para o seu correto posicionamento, fora quando temos revisões que consomem um tempo precioso.

aberturas-de-portas

Mas e se eu disser para você que é possível você modelar as paredes sem preocupação e só depois inserir as aberturas de portas e janelas? E o melhor, elas podem ser movidas e redimensionadas sem nenhum sofrimento!

O processo é bem simples, sendo que o primeiro passo é ativar um Add-on.

O QUE É UM ADD-ON?

Um add-on é uma complemento ou extensão de software criado por terceiros, que adiciona novos recursos ou funcionalidades ao programa. Geralmente estes add-ons são criados pelos próprios usuários do programa, buscando incluir novos recursos ou melhorar o fluxo de trabalho.

O Blender possui uma infinidade de add-ons, que também são conhecidos como plugins, que podem ser gratuitos ou pagos. O Blender já conta com uma lista de plugins que estão instalados, porém não estão ativados.

ADD-ON – OBJECT: BOOL TOOL

Para ativar um plugin no Blender vá até a aba Edit e clique no campo Preferences.

aberturas-de-portas

Na janela Blender preferences localize o campo Add-ons.

aberturas-de-portas

Aqui temos acesso a uma imensa lista de Add-ons, cada um com uma funcionalidade específica. No campo superior temos um campo de busca.

aberturas-de-portas

Clique no campo de busca e digite Bool tool.

aberturas-de-portas

Será exibida a ferramenta Object: Bool Tool. Observe que o Add-on está desativado. Marque a caixa para que ele fique habilitado. Se você clicar na seta do lado esquerdo o painel irá se expandir e exibir mais informações sobre a ferramenta.

aberturas-de-portas

Agora que o Add-on está ativado, pode fechar a janela e vamos aprender a criar as aberturas de portas e janelas!

CRIANDO ABERTURAS DE PORTAS E JANELAS NO BLENDER

Obviamente, o primeiro passo é a criação das paredes onde vamos executar as aberturas. Neste caso não será necessário elaborar uma malha complexa, então podemos fazer paredes “lisas”, sem subdivisões.

aberturas-de-portas

Paredes criadas vamos preparar nossas aberturas.

CRIANDO A GEOMATRIA DA ABERTURA

Para este exemplo vou iniciar com uma abertura de janela. Para isso vou inserir um cubo na cena, que pode ser feito de duas formas: acessando o menu superior Header, clicando em Add > Mesh > Cube.

aberturas-de-portas

Ou pressionando Shift + A, que ativa o menu Tool Box diretamente na tela, onde podemos clicar em Mesh > Cube.

aberturas-de-portas

Inserido o cubo na tela, precisamos redimensioná-lo, tarefa que pode ser realizada no painel Sidebar, dentro da aba Item. O painel localizado a direita da área de trabalho, caso não esteja visível, pressione a tecla N.

aberturas-de-portas

Para que fique com as dimensões da nossa janela, que vou usar os valores 1,50 x 1,00m. Uma dica importante! Sempre deixe a espessura do cubo maior do que a espessura da janela. No meu caso vou deixar com 0,50m.

aberturas-de-portas

REPOSICIONANDO O GIZMO

Para facilitar o posicionamento correto da janela, recomendo que altere a posição do Gizmo do objeto. O primeiro passo para isso é ativar o Snap Vertex, onde basta ir ao menu Snapping, localizado no centro do menu superior (Header).

aberturas-de-portas

Ativado o Snap Vertex, vou ativar a exibição do Gizmo Move, para facilitar a visualização. No menu superior, a direita, localize o botão Gizmos. Clique sobre ele e marque a opção Move.

aberturas-de-portas

Por fim, ainda no menu superior (Header), clique em Options e em Transform marque a opção Move. Esta é a opção que permite reposicionar o Gizmo, inclusive ao finalizar o reposicionamento do Gizmo é necessário voltar a este campo e desabilitar esta função.

aberturas-de-portas

Agora sim podemos reposicionar o Gizmo. O processo é bem simples, basta ativar o comando Move, manter o mouse pressionado sobre o gizmo e arrastar para a quina, lembrando de manter o Ctrl pressionado para ativar a ferramenta Snap Vertex, que irá detectar a quina do cubo.

aberturas-de-portas

Importante! Volte ao menu Options e desligue o Transform Origins Move.

aberturas-de-portas

CRIANDO A ABERTURA NA PAREDE

Mova o cubo para a posição onde será sua janela. Lembre-se de deixar o cubo atravessando a parede em ambos os lados (interno e externo).

aberturas-de-portas

Agora vamos usar as ferramentas do Add-on Bool Tool. O primeiro passo é selecionar os objetos na sequência correta. Primeiro selecione o cubo de abertura, em seguida mantenha a tecla Shift pressionada e clique sobre a parede.

aberturas-de-portas

Vá até a Sidebar (painel lateral direito) e observe que temos uma nova opção, chamada Edit. Clique sobre ela para expandir e exibir as novas ferramentas.

aberturas-de-portas

Agora basta ir até o campo Brush Boolean e clicar no opção Difference.

aberturas-de-portas

Você também pode usar o atalho Ctrl – (Tecla control mais o sinal de menos [-] do teclado numérico.

aberturas-de-portas

Observe que agora temos uma caixa em forma de arame e uma abertura em nossa parede. Caso você esteja preocupado com o resultado da renderização, fique tranquilo, a “caixa de arame” não aparece na renderização.

aberturas-de-portas

Uma outra vantagem é a facilidade para reposicionar a abertura. Basta selecionar a caixa e mover conforme a sua necessidade.

aberturas-de-portas

Também é possível redimensionar a abertura. Você pode usar a ferramenta escala ou, se quiser maior precisão, entrar no modo de sub-objeto e mover os vértices.

aberturas-de-portas

Abertura pronta agora basta inserir a sua janela! Fiz um teste simples de render e tudo ok com nossa janela!

aberturas-de-portas

O mais interessante aqui é que este processo pode ser utilizado para diversos elementos que necessitem de aberturas como: portas, janelas, luminárias de embutir, claraboias e muito mais!

CONCLUSÃO

Criar aberturas para portas e janelas não precisa ser uma completa dor de cabeça! Este processo se mostra além de simples, muito flexível, principalmente quando temos alterações ou correções no projeto.

Tem alguma dúvida de como criar aberturas para portas e janelas ou alguma outra sugestão? 
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário