REVITANOTAÇÕESORGANIZAÇÃO

Alinhar vistas com Eixo guia

Alinhar vistas com Eixo guia é um recurso que permite você dar aquela organizada na sua folha que vai para impressão, permitindo um perfeito alinhamento das suas vistas! Aprenda agora!

Chegou o momento de preparar o seu projeto para impressão. Você já organizou todas as vistas, escalas e delimitou a região de recorte corretamente. Não sabe trabalhar com Região de recorte? Veja esta publicação para aprender mais sobre o assunto.

RECORTAR VISTAS NO REVIT

O processo agora é bem simples. Basta você arrastar suas vistas para a sua folha. Apesar de simples, o problema geralmente é quando você precisa deixar as vistas “perfeitamente” alinhadas, onde não temos nenhuma referência para usar neste momento.

alinhar-vistas-eixo-guia

Pois é, na verdade temos uma excelente ferramenta para auxiliar no alinhamento das vistas, é a Eixo guia. Vamos aprender a configurar este simples recurso.

EIXO GUIA

A ferramenta Eixo guia só aparece quando você está dentro de uma folha então vou criar uma nova folha. Para isso vá até a aba Vista e no painel Composição da folha clique em Folha.

alinhar-vistas-eixo-guia

Você também pode criar a folha diretamente no Navegador de projeto clicando com o botão direito em cima de Folhas e selecionando Nova Folha.

alinhar-vistas-eixo-guia

Na janela Nova Folha carregue uma folha de sua preferência. Eu vou selecionar a opção disponível, A1 Métrico.

alinhar-vistas-eixo-guia

Nesta etapa costumamos simplesmente arrastar as vistas para a folha e posicionarmos da maneira que achamos melhor, porém podemos criar um Eixo guia que nada mais é do que uma malha que podemos definir o espaçamento da sua grade e usá-la para alinharmos o nosso projeto.

Para criar um Eixo guia vá até a aba Vista e no painel Composição da folha clique em Eixo Guia.

alinhar-vistas-eixo-guia

Ao clicar em Eixo guia será exibida a janela Atribuir eixo guia.

alinhar-vistas-eixo-guia

Aqui você pode selecionar um eixo guia existente ou criar um novo. Como não temos nenhum vou criar um novo e chamar de Alinhamento vistas.

alinhar-vistas-eixo-guia

Ao clicar em Ok será exibida uma malha em cima da sua folha.

alinhar-vistas-eixo-guia

Selecione a malha e observe o painel de Propriedades.

alinhar-vistas-eixo-guia

Temos basicamente dois campos. O campo de baixo, Dados de identidade, é onde você pode selecionar qual Eixo guia vai trabalhar (é possível criar quantos você desejar).

alinhar-vistas-eixo-guia

Já o primeiro campo, Cotas, permite que você controle o dimensionamento do espaçamento da malha. Aqui é importante observar que o espaçamento da malha está na escala real, ou seja, estamos trabalhando diretamente na folha e as vistas já estão com suas respectivas escalas corrigidas.

Pense de seguinte maneira, quando vemos o campo indicando 25mm, isso corresponde a 25mm mesmo! Então se você quiser algo como deixar uma vista a 50mm de distância da margem interna você pode redimensionar o espaçamento da malha e trabalhar em cima dela.

Vamos alterar o espaçamento para 50mm e pressionar enter.

alinhar-vistas-eixo-guia

Observe que a malha imediatamente foi atualizada. Você também pode aumentar ou diminuir a caixa da malha usando as alças de manipulação (bolinhas azuis) conforme sua necessidade.

alinhar-vistas-eixo-guia

Você também pode corrigir o alinhamento da malha em relação a sua folha. Para isso aproxime a visualização de forma que você possa ver de perto a malha e algum ponto de referência da sua folha, como uma margem interna por exemplo.

alinhar-vistas-eixo-guia

Você pode usar tanto a ferramenta Mover como a ferramenta Alinhar e posicionar a malha alinhada a margem interna da sua folha.

alinhar-vistas-eixo-guia

Como nossa malhar tem 50mm agora sabemos que qualquer vista que fique alinhada no primeiro eixo estará precisamente a 50mm da borda da folha. Agora vamos trazer uma vista para a nossa folha.

Desta forma tenho o seguinte problema: Tenho uma vista do pavimento térreo e outra do mesmo pavimento, porém com a identificação dos ambientes. Para uma melhor apresentação seria interessante que ambas fiquem perfeitamente alinhadas.

alinhar-vistas-eixo-guia

Para conseguir este resultado vou utilizar como referência o Eixo guia e posicionar ambas no mesmo alinhamento.

alinhar-vistas-eixo-guia

Pronto! Vistas devidamente alinhadas! Aqui usei como exemplo apenas duas vistas, mas é possível você criar diversas vistas deixando todas perfeitamente alinhadas.

Legal, mas como que desliga esse Eixo guia? Só deletando?

Calma, basta você dar Esc para cancelar qualquer seleção ou ferramenta ativa e ir até o painel de Propriedades. Lá no final, na última opção você verá o campo Eixo guia.

alinhar-vistas-eixo-guia

Clicando no campo é possível selecionar entre os eixos disponíveis ou selecionar a opção Nenhum para desativar o Eixo guia.

alinhar-vistas-eixo-guia

Pronto! Folha livre de eixos guia e vistas perfeitamente alinhadas! Viu como é fácil?

alinhar-vistas-eixo-guia

Então chega de desculpas que não tem como alinhar suas vistas e vamos organizar suas folhas antes da impressão!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *