Aparar várias linhas de uma vez [DICA]

Aparar várias linhas de uma única vez ao invés de ficar “catando milho” pode resolver boa parte dos seus problemas e economizar um tempo valioso! Aprenda agora!

Quem trabalha com o AutoCAD sempre tem que ficar aparando um monte de linhas com o comando Trim, porém na maioria das vezes isso acaba sendo um processo lento e cansativo.

Pensando nisso o AutoCAD desenvolveu a ferramenta EXTRIM, que é bem simples de utilizar. Vamos ver como usar e em que situações ela pode ser mais eficiente.

ATIVANDO A FERRAMENTA EXTRIM

Para entender melhor a ferramenta vamos apenas rever como o comando TRIM convencional funciona. Basicamente você ativa o comando Trim e em seguida é solicitado para que você indique o objeto que vai servir de base para aparar a aresta. Após selecionar o objeto você pressiona Enter e clica na aresta que deseja aparar e para finalizar pressione Enter.

aparar-varias-arestas

Certo mas e esse tal EXTRIM?

Digite EXTRIM e pressione Enter. Na sequência você deve selecionar o objeto que servirá como base. Assim que efetuar a seleção será exibida na linha de comando a seguinte mensagem: Specify the side to trim on ( ou traduzindo, especifique o lado que deseja efetuar o Trim). Basta selecionar o lado desejado e pronto! todas as arestas que estavam do lado indicado foram aparadas!

aparar-varias-arestas

Se a área indicada for uma polyline fechada fica melhor ainda já que desta forma quando você tiver que especificar o lado será o lado interno ou externo.

aparar-varias-arestas

Essa ferramenta simples agiliza aquele tempo que você perde aparando linha por linha, desta forma, você emprega o seu tempo em algo mais importante.

Gostaram? Coloquem o site no seu favoritos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

14 comentários em “Aparar várias linhas de uma vez [DICA]”

    • Vitor,

      Talvez sua versão do AutoCAD não esteja com a aba express tools instalada. Vá até o painel de controle, instalar remover programas, clique com o botão direito no Autocad e clique em desinstalar/alterar. Na janela que abrir selecione adicionar/remover recursos localize a opção express tools, marque esta opção e clique em atualizar.
      Isso deve resolver.

      Responder
  1. ESTOU USANDO O AUTO CAD 2016, NÃO ESTOU CONSEGUINDO USAR O TRIM CORRETA MENTE, AO INVÉS DE APAGAR AS PARTES QUE EU QUEIRA ESTA APAGANDO TUDO EX: A LINHA INTEIRA.

    Responder
      • Olá, estou usando o autocad2013 e descobri que quando usa o XLINE, o trim não funciona corretamente.
        Ele apaga a linha inteira, aí vc da um ctrl+z, refaz o trim e ele apaga uma parte da linha, volta e faz de novo, aí ele apaga corretamente…
        A cada tentativa, ele funciona de um jeito.
        Trocando xline por linha normal, o trim funciona perfeitamente…
        Todo o desenho está na cota Z=0.

        Responder
  2. bom dia, não estou conseguindo usar o comando trim no autocad 2016., ele não apaga nada,
    sempre usei o 2010 no meu curso, entretanto não tem mais o 10 pra comprar e comprei o 2016!
    como faço? me ajudem!

    Responder
  3. Boa noite!
    Já perdi horas cortando curvas de nível com o comando TRIM.
    O EXTRIM corta todas de uma vez, e o melhor de tudo, sem travar o Autocad!

    Grata!

    Responder
      • Queria saber se tem uma ferramenta que extenda linhas e ou polilinhas até um outro objeto, sem ter que ir selecionando elas como é o caso do extend.
        Tem um software que trabalho que roda dentro do c3d, e nele tem uma ferramenta assim.
        Gostaria de saber se tem uma nativa da propria Autodesk.

        Responder

Deixe um comentário