Polar Array pode ser o pesadelo de alguns, mas também pode ser a solução para vários problemas! Aprenda como usar esta ferramenta!
POLAR ARRAY
Diferente do Rectangular Array, o polar criar múltiplas cópias ao redor de um ponto central. A escolha deste ponto é o que acaba gerando muita confusão para profissionais menos experientes.
Para ativar o comando vá para aba Home, painel Modify e clique em Polar Array. Selecione o objeto que deseja criar as cópias em devemos indicar o ponto central.
O ponto central é o local que o comando Array irá se basear para criar as cópias. Imagine uma mesa redonda, onde todas as cadeiras devem ser posicionadas ao redor da mesa. O ponto central é exatamente o centro da mesa, logo é ali que devemos clicar.
Ao determinar o ponto central serão criadas 6 cópias (incluindo o objeto original) e a aba Array Creation será ativada. Vamos entender os painéis disponíveis.
TYPE
Apenas indicar o tipo de Array que foi ativado (no caso o Polar).
ITEMS
Aqui organizamos todos os itens do Array em três campos:
- Items – Quantidade de itens.
- Between – Espaçamento entre os itens, com o valor representado em graus.
- Fill – Percurso percorrido pelas cópias.
No campo Fill indicamos se as cópias irão percorrer os 360 graus completos ou um percurso menor, logo a posição do objeto original influência no resultado final.
ROWS
Aqui organizamos a quantidade de linhas e temos apenas três campos:
- Rows– Quantidade de linhas
- Between– Espaçamento das linhas
- Total– Espaçamento total das linhas
E observarmos temos um campo extra clicando na palavra Rows do painel.
Increment – Atua diretamente no 3D. Por exemplo, Se colocarmos o valor de 1 em increment e definirmos que o comando Array irá criar 3 linhas de objetos copiados, cada linha ficara com a diferença de altura de 1 no eixo Z.
LEVELS
Aqui organizamos a quantidade de níveis no eixo Z, iremos criar.
Obviamente, este recurso é voltado para o uso 3D e temos os campos:
- Levels – Quantidade de níveis
- Between – Espaçamento de níveis
- Total – Espaçamento total de níveis
PROPERTIES
Temos quatro campos, sendo:
Associative – Esta função, quando ativada, permite que após a finalização do comando Array (Clicando em Close Array) seja possível voltarmos ao painel de Array para efetuarmos ajustes ou revisões do comando.
Para conseguir isso basta selecionar qualquer um dos objetos que faça parte do Array e a Aba é aberta novamente, porém com algumas alterações que veremos a seguir.
Base Point – Ao ativarmos o comando Array, o AutoCAD insere um grip (quadradinho azul) no objeto que usamos como base para gerar o Array.
Rotate Itens – Respeita a posição original do objeto ao se criar as cópias. A forma mais simples de entender é conforme a imagem abaixo.
A cadeira que servirá como base esta virada para a direita. Com o Rotate Itens ativado, todas as cópias ficarão voltadas para o ponto de centro. Quando desativamos esta função as cadeiras respeitam a posição do objeto original e todas as cópias ficam voltadas para a direira.
Direction – Este só é perceptível quando temos no campo Fill um valor inferior a 360. Desta forma as cópias não fazem uma volta completa, onde podemos usar a opção direction.
Com esta opção podemos determinar se as cópias serão criadas no sentido horário ou anti-horário.
EDITAR UM ARRAY
Assim como no Rectangular Array é possível editar um Array Polar que foi criado previamente (contanto que a opção Associative tenha ficado ativada). Não deixe de reparar nas diferenças entre as abas Array creation e Array.
Na aba Array é acrescentado o painel Options. Vamos entender todas as opções disponíveis.
Edit Source – Permite fazer alterações no objeto original sem ter que desfazer o Array. Para isso clique na opção Edit Source e clique em qualquer um dos objetos copiados, feito isso irá aparecer uma mensagem pedindo autorização para a alteração. Clique em Ok.
Agora você esta no modo de edição. Aqui é possível alterar, incluir ou remover qualquer item pertencente ao objeto do Array, note que os demais itens não podem ser editados.
Ao finalizar é necessário salvar ou descartar as alterações, note que um novo painel é incluído na aba.
Replace Item – Permite colocar itens diferentes no Array ou substituir todos os objetos.
Por exemplo, digamos que o Array será dividido em três linhas e quatro colunas, porém a linha do meio não serão mesas retangulares e sim mesas redondas. É possível incluir essas mesas neste Array sem a necessidade de criar outro.
Para isso precisamos de uma outra mesa como referência.
Selecione o Array e clique em Replace item. Após isso selecione o objeto que irá incluir neste Array (neste caso a mesa redonda), após isso será solicitado base point do novo objeto.
Nesta etapa temos que tomar cuidado por que quando a substituição for realizada este novo ponto de base será colocado no mesmo ponto de base na qual o Array atual esta configurado.
Agora clique nos objetos que deseja substituir. Prático não?
Reset Array – Desfaz as alterações feitas por este painel, voltando ao que era antes.
DESFAZER O ARRAY
Certo, mas e se eu não quiser mais o Array? Simples, basta utilizar o comando Explode. Pronto Array finalizado. Mas tome cuidado porque agora os objetos são independentes e caso precise alterar novamente não há muito o que fazer.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta “nova” versão do Array é na verdade muito mais eficiente do que a versão anterior e o que assusta os profissionais é a quantidade de possibilidades de configuração.
Mas não se assuste, lembre-se que raramente você utilizará todas as opções e sempre que precisar pode nos fazer uma visita aqui no site para aprender um pouco mais!
Em breve vou mostrar as última opção de Array (Path). Mas isso é assunto para outra publicação.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!
Dúvidas? Comentem!
Sempre tive dificuldade em fazer array de cadeiras em volta de uma mesa oval! Há dicas para conseguir fazer isso sem sofrer? Acertar a curva e o espaçamento é tão difícil 🙁