Array, Aprenda a usar! PARTE I [Rectangular Array]

Não sabe usar o comando array corretamente? Ou você é um profissional que só usa o ArrayClassic por que não consegue se adaptar à nova configuração da ferramenta? Hoje vamos aprender de vez o comando ARRAY.

O comando Array causou um certo alvoroço quando foi alterado. Em versões anteriores ao AutoCAD 2012 ele tinha essa interface:

array-retangular

A partir do AutoCAD 2012 passou a interface atual. A reclamação foi tão grande que a Autodesk lançou um service pack (pacote com algumas atualizações) incluindo a possibilidade de ativar a antiga janela de Array através do atalho arrayclassic.

array-retangular

Mas ele ficou tão ruim assim a ponto de causar tanta reclamação? Na verdade agora ele é ótimo! E vamos aprender a trabalhar com os seus recursos!

TIPOS DE ARRAY

O Array é uma ferramenta na qual podemos gerar múltiplas cópias de uma única vez, sendo possível organizar conforme suas três opções:

array-retangular

 Rectangular Array – Cópias distribuídas em linhas e colunas.

 Path Array – Cópias distribuídas através de um caminho.

 Polar Array – Cópias distribuídas ao redor de um ponto central.

Hoje vamos trabalhar com o Rectangular Array.

RECTANGULAR ARRAY

Para ativar o comando vá para a aba Home, painel Modify e clique no botão Rectangular Array. Agora basta selecionar o objeto que deseja gerar as cópias e pressionar Enter.

Recomendo que pegue um bloco ou crie um objeto qualquer e vá testando as orientações que ficará bem mais fácil de entender.

Agora vem a parte que acaba assustando a maior parte dos profissionais. O comando cria as cópias do objeto selecionado e abre uma nova aba inteira só para ele!

array-retangular

Apesar de várias opções os painéis são simples e intuitivos. Vamos entender todos os painéis apresentados.

TYPE

array-retangular

Apenas indica o tipo de Array que foi ativado (no caso Rectangular).

COLUMNS

array-retangular

Aqui organizamos a quantidade de colunas e temos apenas três campos.

  • Columns – Quantidade de colunas
  • Between – Espaçamento das colunas
  • Total – Espaçamento total das colunas

Parece simples, mas se não tivermos atenção teremos alguns problemas principalmente com o valor para between.

Como assim??

Simples, o termo Between (Entre objetos) não se refere ao espaço entre os objetos propriamente dito e sim a posição de uma coluna para outra.

Na imagem o valor de between está com 1.5, porém, ao conferir a distância entre uma mesa e o encosto da próxima mesa temos apenas 0.5.

Agora observe a cota de baixo onde a distância foi tirada da quina de uma mesa até a quina da próxima mesa. Viu? Aqui temos o valor de 1.5.

array-retangular

Percebeu? O valor de between não ficou entre mesas, ficou de uma mesa para a outra. Mas como eu faço para configurar o espaçamento?

Simples, você precisa saber qual o comprimento total do objeto e somar ao valor do espaçamento. No exemplo a mesa com cadeira tem uma largura total de 1.0

Logo para um espaçamento de 0.5 precisei colocar 1.5 (1.0 da mesa + 0.5 do espaçamento).

ROWS

array-retangular

Aqui organizamos a quantidade de linhas e temos apenas três campos.

  • Rows – Quantidade de linhas
  • Between – Espaçamento das linhas
  • Total – Espaçamento total das linhas

O mesmo conceito explicado no between das colunas se aplica ao between das linhas. O espaçamento das linhas é de uma mesa para outra.

Se você observar temos um campo extra clicando na palavra Rows do painel.

array-retangular

Increment, mas para o que serve?

A opção increment atua diretamente no 3D. Por exemplo, Se colocarmos o valor de 1 em increment e definirmos que o comando Array irá criar 3 linhas de objetos copiados, cada linha ficara com a diferença de altura de 1 no eixo Z.

A imagem irá esclarecer de uma maneira mais simples.

array-retangular

Viu só? É possível utilizar o comando Array também em 3D!

LEVELS

array-retangular

Aqui organizamos a quantidade de níveis no eixo Z, iremos criar.

Obviamente, este recurso é voltado para o uso 3D e temos os mesmos campos encontrados em Columns e Rows:

  • Levels – Quantidade de níveis
  • Between – Espaçamento de níveis
  • Total – Espaçamento total de níveis
array-retangular

PROPERTIES

array-retangular

Temos “inicialmente” dois campos: Associative e Base point. Mas… como assim inicialmente? Vamos entender isso ao saber a função da opção Associative.

Associative – Esta função, quando ativada, permite que após a finalização do comando Array (Clicando em Close Array) seja possível voltarmos ao painel de Array para efetuarmos ajustes ou revisões do comando.

Para conseguir isso basta selecionar qualquer um dos objetos que faça parte do Array e a Aba é aberta novamente, porém com algumas alterações que veremos a seguir.

Base Point – Ao ativarmos o comando Array, o AutoCAD insere um grip (quadradinho azul) no objeto que usamos como base para gerar o Array.

Este grip pode ser reposicionado para qualquer lugar que você desejar. Mas porque eu iria querer reposicionar o ponto de base? Para entender melhor vamos descobrir para o que servem os grips que o comando array insere.

MULTIFUNCTIONAL GRIPS

array-retangular

Para configurar a organização de colunas e linhas no comando Array, podemos inserir os valores nos campos apresentados acima ou podemos editar diretamente na tela model através dos Grips.

Ao ativar o comando Array os grips imediatamente aparecem, sendo que temos um total de seis grips onde cada um é responsável por uma função.

O primeiro grip fica localizado no centro do objeto que deu origem ao Array. Parando o mouse sobre o Grip aparecem duas opções:

array-retangular
  • Move – Permite reposicionar o ponto de base.
  • Level Count – Permite alterar a quantidade de níveis em Z (cópias)

Os próximos Grips com forma triângular que estão perto do primeiro não são multifuncionais, permitindo apenas controlar o between (espaçamento) tanto das linhas como das colunas.

array-retangular

Os Grips Triangulares mais afastados são multifuncionais e tem três funções:

array-retangular
  • Row Count e Columns Count – Controla a quantidade total de linhas ou colunas.
  • Total Row e Columns Spacing – Controla o espaçamento total das linha sou colunas.
  • Axis Angle – Permite determinar um ângulo para as cópias.

E o último grip (quadrado) tem duas multifunções:

array-retangular
  • Row and Colums Count – Controla a quantidade de linhas e colunas simultaneamente.
  • Total Row and Columns Spacing – Controla o espaçamento total de linhas e colunas simultaneamente.

EDITAR UM ARRAY

Quando selecionamos um Array (que tenha sido criado com a função Associative ativada) é possível editar ou fazer qualquer tipo de correção. Repare de as abas Array Creation e Array possuem algumas diferenças.

array-retangular

Na aba Array é acrescentado o painel Options. Vamos ver o que é possível fazer aqui.

array-retangular

Temos três opções, sendo elas:

Edit Source – Permite fazer alterações no objeto original sem ter que desfazer o Array. Para isso clique na opção Edit Source e clique em qualquer um dos objetos copiados, feito isso irá aparecer uma mensagem pedindo autorização para a alteração. Clique em Ok.

array-retangular

Agora você esta no modo de edição. Aqui é possível alterar, incluir ou remover qualquer item pertencente ao objeto do Array, note que os demais itens não podem ser editados.

array-retangular

Ao finalizar é necessário salvar ou descartar as alterações, note que um novo painel é incluído na aba.

array-retangular

Replace Item – Permite colocar itens diferentes no Array ou substituir todos os objetos.

Por exemplo, digamos que o Array será dividido em três linhas e quatro colunas, porém a linha do meio não serão mesas retangulares e sim mesas redondas. É possível incluir essas mesas neste Array sem a necessidade de criar outro.

Para isso precisamos de uma outra mesa como referência.

Selecione o Array e clique em Replace item. Após isso selecione o objeto que irá incluir neste Array (neste caso a mesa redonda), após isso será solicitado base point do novo objeto.

Nesta etapa temos que tomar cuidado por que quando a substituição for realizada este novo ponto de base será colocado no mesmo ponto de base na qual o Array atual esta configurado.

array-retangular

Agora clique nos objetos que deseja substituir. Prático não?

Reset Array – Desfaz as alterações feitas por este painel, voltando ao que era antes.

DESFAZER O ARRAY

Certo, mas e se eu não quiser mais o Array? Simples, basta utilizar o comando Explode. Pronto Array finalizado. Mas tome cuidado porque agora os objetos são independentes e caso precise alterar novamente não há muito o que fazer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta “nova” versão do Array é na verdade muito mais eficiente do que a versão anterior e o que assusta os profissionais é a quantidade de possibilidades de configuração.

Mas não se assuste, lembre-se que raramente você utilizará todas as opções e sempre que precisar pode nos fazer uma visita aqui no site para aprender um pouco mais!

Em breve vou mostrar as outras opções de Array (Path e Polar). Mas isso é assunto para outra publicação.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “Array, Aprenda a usar! PARTE I [Rectangular Array]”

Deixe um comentário