ÁREA DE TRANSFERÊNCIA – REVIT

A área de transferência do Revit costuma passar despercebida por muitos profissionais, mas algumas funcionalidades ali podem surpreender você, então que tal aprender como tirar proveito deste simples recurso? Aprenda agora!

Área de transferência é um recurso comum em diversos sistemas operacionais e programas, que permite copiar, recortar e colar conteúdos entre diferentes documentos ou aplicativos.

Falando dessa forma pode parecer complexo, mas o que eu estou falando aqui é simplesmente da área onde fazemos aquele clássico Ctrl + C e Ctrl + V.

área-de-tranferência

Este simples recurso possui algumas funcionalidades adicionais dentro do Revit que podem e devem ser exploradas, então vamos conhecê-las!

ÁREA DE TRANSFERÊNCIA NO REVIT

Na aba Modificar, dentro do painel Área de transferência temos acesso aos recursos que precisamos.

área-de-tranferência

É muito comum que boa parte dos botões esteja desativada. Isso acontece porque o Revit não detectou nada na área de transferência, ou seja, você ainda não usou o comando CTRL + C.

Observe que se você selecionar qualquer objeto os botões Copiar e Recortar vão ser habilitados.

área-de-tranferência

Obviamente, a opção Colar só será ativada quando um objeto for copiado ou recortado. Aqui cabe uma observação, este objeto “copiado ou recortado”, não precisa ser algo presente no seu projeto atual, sendo possível copiar elementos entre arquivos.

Além das opções, Copiar, Cortar para a área de transferência (Recortar) e Colar, temos um campo adicional, o Igualar propriedades de tipo.

área-de-tranferência

Este recurso permite que você copie as propriedades de um objeto e transfira para outro objeto, contanto que ambos objetos pertençam a mesma categoria, por exemplo, duas janelas.

área-de-tranferência

Já fiz uma publicação sobre esta ferramenta, se quiser conhecer mais sobre ela clique no link abaixo:

COPIAR PROPRIEDADES DOS OBJETOS – REVIT

Acho que eu não preciso explicar como fazer para copiar ou recortar certo? Mas por via das dúvidas seguem os atalhos:

  • COPIAR: CTRL + C ou CTRL + Insert.
  • RECORTAR: CTRL + X ou SHIFT + DEL.

A partir do momento que um objeto é copiado temos o botão Colar ativado, botão este que deve ser observado com atenção. Clicando na parte inferior do botão temos acesso a uma lista de opções, que oferecem as mais variadas soluções na hora de colar.

área-de-tranferência

Algumas opções vão estar desabilitadas, pois elas dependem da vista, do objeto e do contexto. Vamos conhecer cada uma delas e quando usar.

COLAR DA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

área-de-tranferência

A primeira opção que temos é a Colar da área de transferência, que nada mais é do que o “CTRL + V”, onde o último elemento copiado é inserido no projeto.

Você vai observar que ao colar um elemento, assim que você clica na tela o objeto copiado fica na cor azul e com uma caixa azul, além de termos acesso a aba Modificar|Grupos de modelo.

área-de-tranferência

No Revit, quando um objeto da área de transferência é colado, temos uma etapa “intermediária”, onde é possível fazer algumas alterações antes de finalizar a colagem.

Confesso que na primeira vez que vi achei desnecessário, mas depois de alguns testes você irá perceber que temos algumas possibilidades bem interessantes aqui.

Se não quiser fazer alterações basta clicar em Concluir, mas se quiser realizar alguns ajustes, o primeiro passo é clicar em Editar elementos colados.

área-de-tranferência

Você vai observar que um menu flutuante é exibido e todos os outros elementos do seu projeto serão exibidos em tons de cinza e estarão bloqueados para edição, ou seja, apenas os objetos colados poderão ser alterados.

Outro detalhe interessante é que algumas ferramentas da aba Modificar poderão ser utilizados.

área-de-tranferência

Mesmo com um número limitado de ferramentas é possível fazer muitas alterações, de forma que o objeto copiado pode ficar bem diferente do original no final.

área-de-tranferência

No menu flutuante ainda temos ferramentas para auxiliar na seleção dos objetos.

área-de-tranferência
  • Filtrar – permite selecionar os objetos conforme a sua categoria.
  • Selecionar todos – Seleciona todos os objetos que foram copiados.
  • Concluir selecionado – encerra o processo de edição, onde basta clicar em concluir para finalizar.

ALINHADO AOS NÍVEIS SELECIONADOS

área-de-tranferência

A opção alinhado aos níveis selecionados permite que um ou mais objetos que foram copiados em um determinado nível sejam colados na mesma localização, porém em múltiplos níveis.

Existem alguns cenários onde esse recurso pode ser muito útil. Imagine um prédio com vários pavimentos. Geralmente do primeiro pavimento em diante os andares costumam ser todos iguais, de forma que copiar e colar pavimento por pavimento pode levar muito tempo.

Com a opção Alinhado com níveis selecionados, podemos copiar um único pavimento e repetir suas cópias conforme a necessidade.

O processo é muito simples. Selecione os objetos desejados e copie (CTRL + C), para colar vá até a aba Modificar, painel Área de transferência e em colar, selecione a opção Alinhado com níveis selecionados.

área-de-tranferência

Será exibida a janela Selecionar níveis, aqui basta selecionar os níveis desejados e clicar em Ok se quiser selecionar mais de um nível, mantenha a tecla Ctrl pressionada).

Lembrando que de acordo com a quantidade de objetos copiados ou a quantidade de níveis selecionados o processo pode demorar um pouco.

área-de-tranferência

Ao concluir as cópias são inseridas nos pavimentos desejados.

área-de-tranferência

Detalhes importantes! Antes de executar este processo você precisa criar os níveis, pois o Revit se limita a criar cópias exclusivamente em níveis já existentes, a ferramenta não cria novos níveis.

Outro detalhe importante é pensar no “encaixe“. Por exemplo a relação entre pisos, pois o que para um pavimento é o piso, para o pavimento inferior é a laje, ou seja, se você não tomar cuidado poderão ocorrer sobreposições, e consequentemente alertas de erro.

área-de-tranferência

Solucionar estes erros pode tomar muito tempo, então é importante ter muito cuidado ao criar as cópias. Uma dica para não sofrer selecionando os objetos é selecionar os objetos pela vista 3D e criar um grupo. Se não sabe trabalhar com grupos no Revit, veja a publicação do link abaixo:

CRIAR GRUPOS NO REVIT

ALINHADO COM VISTAS SELECIONADAS

No Revit alguns elementos que são inseridos em uma vista, não se repetem nas demais, por exemplo anotações, como cotas, regiões preenchidas, componentes de detalhe, etc. Com a opção Alinhado com vistas selecionadas é possível copiar este elemento e colar em múltiplas vista.

área-de-tranferência

Vou usar as cotas como exemplo, para selecionar todas elas recomendo que faça um filtro. Se ainda não sabe trabalhar com filtros de seleção no Revit, veja uma publicação completa que fiz sobre o tema clicando no link abaixo:

FILTROS E SELEÇÕES NO REVIT

O processo é bem simples, selecione os elementos desejados (no exemplo vou pegar cotas e identificadores de ambientes) e no painel Área de Transferência, clique as opções de Colar e selecione Alinhado com vistas selecionadas.

Será exibida a janela Vistas selecionadas, listando todas as vistas onde é possível inserir os elementos copiados. Se quiser selecionar mais de uma vista, mantenha a tecla CTRL pressionada.

área-de-tranferência

Clicando em Ok já é possível conferir o resultado.

área-de-tranferência

Claro que precisamos tomar alguns cuidados, principalmente falando de anotações. No caso das cotas, elas estavam associadas aos eixos, então como os eixos também estavam na “vista de destino” não tive problemas.

Já os identificadores de ambientes foi o mesmo caso, na vista de destino os ambientes já existiam, de forma que foram associados sem problemas. Caso os ambientes não existissem seria exibida uma mensagem de erro e os identificadores não seriam inseridos.

área-de-tranferência

ALINHADO COM A VISTA ATUAL

Em muitos casos, quando copiamos algum objeto, precisamos que ele seja colado em uma única vista, porém na mesma localização que ele estava na vista de origem, para estes casos podemos utilizar a opção Alinhado com a vista atual.

área-de-tranferência

O processo é similar aos anteriores, copie o objeto desejado, ative a vista que deseja que ele seja inserido e no painel Área de transferência, na ferramenta Colar selecione Alinhado com a vista atual.

área-de-tranferência

ALINHADO NO MESMO LUGAR

área-de-tranferência

A opção Alinhado no mesmo ligar pode soar confusa em um primeiro momento, mas lembre-se que no Revit podemos, por exemplo, trabalhar worksets, opções de projeto ou arquivos com coordenadas compartilhadas.

Estes fluxos de trabalho exigem muita organização e cuidado, pois elementos que sejam posicionados de forma incorreta podem gerar muitos problemas, de forma que a opção Alinhado no mesmo lugar se mostra como a opção mais segura para efetuar cópias dos elementos do projeto.

Vou usar como exemplo o sistema de Opções de projeto, que caso você não conheça esta ferramenta ela permite apresentar diferentes opções de um mesmo projeto, sem a necessidade de criar um novo arquivo. Caso não conheça a ferramenta, vou deixar um link logo abaixo:

OPÇÕES DE PROJETO – REVIT

No exemplo, tenho duas opções de telhado, porém na segunda opção, a porta e a janela não devem sofrer alterações, desta maneira, preciso copiar a porta e janela presentes na opção Telhado 1, para a opção Telhado 2.

área-de-tranferência

Para isso selecione e copie a porta e janela (CTR + C) e em seguida, altero para a opção de projeto desejada (Telhado 2), e em Área de transferência, no campo Colar eu seleciono a opção Alinhado no mesmo lugar.

área-de-tranferência

ALINHADO COM O NÍVEL SELECIONADO

área-de-tranferência

A opção alinhado com o nível selecionado, como o nome já diz, permite copiar e colar elementos do projeto em um nível a sua escolha, porém é necessário clicar no símbolo de nível desejado.

Esta opção é excelente quando estamos trabalhando com elevações e cortes, ou mesmo na vista 3D, de forma que rapidamente um objeto é copiado e colado na mesma exata posição, porém em um nível diferente.

Assim como os demais, basta copiar os objetos desejados e em Área de transferência, no campo Colar eu seleciono a opção Alinhado com o nível selecionado.

área-de-tranferência

CONCLUSÃO

A área de transferência costuma ser um espaço menosprezado pela maioria dos profissionais, porém recursos muito importantes para o seu fluxo de trabalho, que garantem praticidade e velocidade acabam ficando de lado.

Tem alguma dúvida sobre as ferramentas da área de transferência ou alguma outra sugestão? 
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário