Atualizar arquivo de versões anteriores – Revit

Atualizar arquivos de versões anteriores para uma versão mais recente do Revit pode gerar alguns alertas de erros e pequenos problemas se isso não foi feito corretamente, então aprenda agora como proceder para abrir seu projeto em uma versão mais recente do Revit!

Todo ano a Autodesk lança uma versão atualizada e cheia de novidades do Revit, porém é muito comum você precisar abrir um projeto desenvolvido em versões anteriores.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Este procedimento costuma levar alguns minutos (as vezes segundos), porém o problema não é esse mas sim quando recebemos alertas de erros.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Os problemas costumam ser variados, porém é possível tomar alguns cuidados e minimizar eventuais problemas, então vamos entender qual o melhor fluxo de trabalho para estes casos.

ATUALIZAR ARQUIVO DO REVIT

No Revit cada arquivo é compatível com sua respectiva versão, por exemplo, um arquivo desenvolvido na versão 2021 pode ser visualizado e editado na versão 2021.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Infelizmente este mesmo arquivo da versão 2021 não poder ser visualizado ou editado em versões anteriores, como por exemplo, o Revit 2019. isso é uma reclamação antiga dos profissionais, mas até o momento não temos nenhuma solução neste quesito.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Porém, se você tiver uma versão posterior do Revit, por exemplo, o Revit 2022, o arquivo desenvolvido na versão 2020 pode ser aberto, visualizado ou editado, porém é necessário fazer uma atualização do arquivo.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

O Revit reconhece automaticamente qual a versão do arquivo e ao identificar que o mesmo foi desenvolvido em uma versão anterior imediatamente o Revit faz o processo de atualização do arquivo, exibindo uma janela de alerta.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Este processo costuma demorar alguns minutos, onde você pode acompanhar o progresso no canto inferior esquerdo da tela.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Este processo de atualização deve ser realizado com projetos (RVT), arquivos de famílias (RFA) e arquivos de modelo (RTE).

Apesar de ser “automático” é recomendado que algumas “boas práticas” sejam tomadas para evitar ou pelo menos minimizar eventuais erros dentro do arquivo.

ATUALIZAR ARQUIVO DO REVIT – BOAS PRÁTICAS

Para atualizar um arquivo é altamente recomendado que sua versão do Revit esteja com todas as atualizações e service packs devidamente instalados. Caso não saiba como fazer isso vou deixar o link com um passo a passo completo.

SERVICE PACKS E ATUALIZAÇÕES – REVIT

Evite abrir o arquivo clicando diretamente sobre o arquivo. Dentro do Revit vá até a aba Arquivo e clique na opção Abrir.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Este processo pode, me um primeiro momento, parecer desnecessário, mas ao acessar a janela Abrir você consegue identificar a versão do arquivo, onde basta selecionar o arquivo desejado e logo abaixo da janela de visualização é exibido a versão do arquivo.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Com essa informação você já consegue identificar que será necessário atualizar o arquivo, o que nos permite passar para a próxima etapa, que é o processo de auditar o arquivo.

Nesta mesma janela, no canto inferior esquerdo temos um campo chamado Auditar. Sempre que for necessário atualizar este campo marque esta opção.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Marcando o campo Auditar será exibida uma mensagem de alerta, informando que o processo pode ser demorado.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Mas não se preocupe, são apenas alguns minutos a mais. Pode clicar em Sim e depois clique em Abrir. Será exibida uma mensagem informando que o arquivo está sendo atualizado, então basta acompanhar na barra inferior o progresso e aguardar.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Se tiver dado tudo certo ao finalizar o arquivo será aberto sem maiores problemas.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Importante!! Caso você salve este arquivo, ele vai substituir a versão antiga pela versão atual, ou seja, este arquivo nunca mais poderá ser trabalho na versão anterior.

Por exemplo, peguei um arquivo desenvolvido na versão 2016 e atualizei para a versão 2022. Caso esse arquivo seja salvo, ele nunca mais poderá ser aberto na versão 2016.

É altamente recomendo que você mantenha uma cópia de segurança na versão original, caso precise visualizar o arquivo novamente na versão original.

Mas é claro que nem tudo são flores, mesmo com todos os cuidados apresentados erros podem acontecer, o que é normal (infelizmente).

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Aqui temos diversos cenários, pois os problemas são variados mas um aspecto que deve ser observado é que quanto mais “distante” for a versão, maiores são as chances de erros acontecerem.

Desta forma, na medida do possível, é recomendado que a atualização seja realizada “versão por versão”. Por exemplo, se o arquivo foi desenvolvido na versão 2020 e precisa ser atualizado para a versão 2023, obedecer o fluxo: 2021 > 2021 > 2022 > 2023.

atualizar-arquivo-de-versões-anteriores

Apesar de reduzir o “estrago”, este procedimento raramente é possível, uma vez que é necessário ter todas essas versões, fora que em alguns casos o arquivo foi enviado por um cliente.

Também tenha em mente que o seu arquivo que você deseja atualizar não deve conter erros, pois eles podem ser agravados com uma atualização de arquivo. Não sabe identificar se o seu projeto contém algum erro, vou deixar o link de um passo a passo completo:

ERROS E ALERTAS NO REVIT

Apesar de não existirem soluções padronizadas, vou listar alguns dos possíveis problemas de acordo com a versão do Revit.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2015

Antes de atualizar arquivos para a versão 2015 verifique se a atualização Autodesk Revit 2015 R2 Update Release 14 esta instalada, ou algumas famílias podem ser corrompidas durante a atualização. Abaixo link com a atualização:

Autodesk Revit 2015 R2 Update Release 14

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2016

Ao atualizar um projeto para a versão 2016 uma caixa de diálogo de aviso pode especificar as famílias que precisam ser recarregadas e sugerir que o usuário faça isso na versão 2015 (há também a opção de excluir as famílias).

Caso o arquivo comece a dar o famigerado “Fatal error”, abaixo temos algumas opções do que pode ser feito:

  • Remova as famílias com problema e tente atualizar as famílias individualmente e recarregá-las no projeto.
  • Não esquece de marcar Auditar quando for carregar as famílias com problema.
  • Marque substituir a versão existente em todas as famílias.

Confira se você tem a versão mais recente dos service packs e atualizações. Vou deixar o link do service pack 2 logo abaixo:

Autodesk Revit 2017 Service Pack 2

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2017

Ao atualizar um projeto para a versão 2017 temos alguns recursos que merecem atenção, então vou listar cada um deles logo abaixo:

LEGENDA DE NOTA CHAVE
Quando uma legenda de nota-chave é definida como Por folha, o Revit leva em consideração se uma nota-chave está visível na vista, desta forma é recomendado conferir se elas estão sendo exibidas corretamente.

GUARDA-CORPO
Devido atualizações na ferramenta guarda-corpo, ao atualizar o projeto, guarda-corpos hospedados no piso podem sofrer pequenas alterações, então é recomendado fazer uma conferência após a atualização.

TEXTO
No Revit 2017 a maneira como o texto é medido é diferente das versões anteriores, o que pode causar problemas com quebra de texto em notas, tags ou qualquer tipo de anotações. Após atualizar é recomendado fazer um “pente fino” em todo o projeto.

SUPERFÍCIES TOPOGRÁFICAS
Devido a melhorias na ferramenta de contornos alguns problemas podem ocorrer com superfícies topográficas, então é recomendado fazer uma conferência após a atualização. Você pode apenas entrar no modo de edição do terreno e sair para verificar se algum problema ocorre.

CONEXÕES ESTRUTURAIS
Com a introdução do novo recurso de conexão estrutural, os elementos de conexão herdados não serão atualizados, desta forma as conexões mais antigas precisarão ser substituídas pelas conexões genéricas ou complementares.

CONFIGURAÇÕES DE RENDERIZAÇÃO
Com a saída do motor gráfico NVIDIA mental ray, a atualização do arquivo faz com que as configurações sejam mapeadas para o Autodesk Raytracer, o que pode implicar em resultados gráficos diferentes.

MEP
A categoria de peças de fabricação mudou de uma única categoria de pelas de fabricação para categorias separadas, o que pode impactar em tabelas e quantitativos.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2018

Ao atualizar famílias individualmente para a versão 2018, caso a família tenha dimensões associadas a geometria ao invés de estarem associadas a um plano de referência, será necessário atualizar a família para o seu correto funcionamento.

Outros problemas pontuais podem ocorrer, vou listar logo abaixo:

  • O problema mais comum é relacionado a famílias corrompidas.
  • O tamanho do arquivo pode ficar ligeiramente maior (coisa de 10%).
  • Fases de projeto podem ser perdidas.
  • Sistemas de viga podem apresentar problemas.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2019

A versão 2019 foi uma das que mais recebeu atualizações, desta forma boa parte dos problemas pode ser resolvida mantendo sua versão atualizada. Vou deixar o link para o download do service pack:

REVIT 2019 – SERVICE PACK

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2020

Ao atualizar um projeto para a versão 2020, novos materiais são aplicados automaticamente às superfícies analíticas como paredes externas e telhados. Esses novos materiais são usados por superfícies analíticas para fornecer melhor controle sobre sua exibição.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2021

Ao atualizar um projeto para a versão 2021, com a atualização do mecanismo de visualização realista poder ser necessário modificar as configurações de exibição para conseguir uma exibição similar a de versões anteriores.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2022

Ao atualizar um projeto para a versão 2022, projetos que contenham pontos de análise de sistema podem sofrer alterações em função do novo padrão ASHRAE 90.1

Caso o projeto contenha macros, o padrão Ruby não é mais compatível, sendo necessário recriar as macros com outras ferramentas como? C#, VB.NET ou Phtyton.

Tabelas também sofreram atualizações, sendo que em tabelas em que os elementos não são discriminados, uma linha representa vários itens em um modelo. Agora, vários valores serão reportados com uma indicação, onde é recomendado conferir as tabelas presentes no projeto.

Ainda sobre tabelas, várias categorias e subcategorias foram adicionadas, podem ocorrer a presença de novas linhas nas tabelas dos projeto atualizados. Essas mesmas novas categorias podem apresentar problemas em parâmetros compartilhados.

ATUALIZAR ARQUIVO PARA O REVIT 2023

Ao atualizar um projeto para a versão 2023, pisos editados por forma terão suas arestas internas convertidas em linhas de dobra e linhas de divisão, onde a visibilidade/gráficos são controlados com a subcategoria de pisos.

Elementos não programáveis como linhas de centro de tubulação não aparecem mais em listas de peças de montagem, caso essa informação esteja presente no arquivo atualizado recomendo conferir.

CONCLUSÃO

Atualizar arquivos desenvolvidos em versões anteriores no Revit requer uma boa análise e cuidado com os possíveis impactos no projeto, desta forma reuni aqui os principais processos, boas práticas e problemas detectados neste processo.

Tem alguma dúvida sobre como atualizar arquivos no Revit ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário