AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AutoCAD 2018! Venha conhecer a mais nova versão do AutoCAD onde vou apresentar as principais ferramentas, melhorias e recursos desta versão!

Mas já temos outra versão do AutoCAD? Para quem não está acostumado a Autodesk lança novas versões do AutoCAD sempre em meados de março, em torno da terceira semana. Então para você não ficar de fora vou apresentar os novos recursos que foram apresentados, quais aplicações e qual foi a minha impressão final.

Ainda não viu nem as novidades da versão 2017?

Clique aqui e confira o review: AutoCAD 2017! Conheça as novidades!

IMPORTAÇÃO DE PDFs, RECONHECIMENTO DE TEXTO

Na versão 2017 foi incluída a opção de converter determinados arquivos PDFs em formato DWG, onde de longe foi a melhor novidade. Para a versão 2018 foram incluídas melhorias nesta ferramenta, voltadas para o reconhecimento de caracteres (texto). Basta observar o novo menu na aba Insert, painel Import.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Agora tempos três novos campos, exclusivamente para o reconhecimento do texto, vamos testá-los importando um arquivo PDF com um texto qualquer.

Basta ir até a aba Insert e no painel Import clicar na opção PDF Import.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Até aqui já conseguíamos fazer isso na versão 2017, mas o que veio de novidade são as melhorias no reconhecimento do texto. Antes o texto era reconhecido como linhas e agora no mínimo ele reconhece as letras. No teste que fiz ele consegui reconhecer linhas de texto inteiras! Isso foi bem legal, principalmente porque o texto já veio reconhecido como Multiline Text.

autocad-2018-conheça-as-novidades

O testo também é separado em uma camada exclusiva, nomeada como PDF2_text, onde o nome é uma expressão “De PDF para texto” (PDF to Text).

autocad-2018-conheça-as-novidades

Agora vamos aos novos recursos sendo o primeiro deles o Recognize SHX Text que consegue converter geometrias em texto. Fiz um teste “a força” onde usei a ferramenta Explode Text e depois usei a Recognize SHX Text e as linhas novamente foram convertidas em texto.

autocad-2018-conheça-as-novidades

A segunda opção é a Recognition Settings onde você pode configurar o tipo de fonte na qual a geometria será comparada na hora de reconhcer cada caractere do texto.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Aqui é possível incluir ou excluir tipos de fontes para a detecção do texto, definir se o texto convertido será criado lo layer atual ou no mesmo layer na qual a geometria se encontra e percentual de reconhecimento.

A última opção, Combine Text, permite combinar o texto, onde no caso do exemplo foi reconhecido porém separadamente, onde cada linha é independente e não temos uma caixa de texto única.

autocad-2018-conheça-as-novidades

No arquivo de exemplo o texto foi agrupado, porém foi necessário uma correção na formatação do texto, mas nada que de muito trabalho.

X-REFS REFERÊNCIAS EXTERNAS

Uma coisa que sempre deu trabalho foram links de referências externas quebrados, isto é, quando você referencia um arquivo a outro e o AutoCAD “não lembra” onde o arquivo linkado está. Na versão 2018 foi incluído a opção Select new path (Selecionar novo caminho) onde basta clicar com o botão direito indicar a nova localização do arquivo.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Na versão 2017 e anteriores era necessário ir até o campo Saved Path para corrigir, o que não era muito intuitivo e deixava boa parte dos profissionais meio perdidos quando isso acontecia.

 SELEÇÃO DE OBJETOS

Se tinha uma coisa que acabava com a paciência de qualquer um era selecionar grandes áreas do projeto. Caso você selecione um trecho do desenho e use o comando Pan para selecionar o pedaço que faltou a primeira seleção era perdida, o que fazia com que fosse necessário dar um zoom de maneira que exibisse toda a área que você deseja selecionar de uma vez só.

autocad-2018-conheça-as-novidades

No AutoCAD 2018 este problema foi corrigido, onde mesmo usando o comando Pan é a seleção prévia não é perdida.

LAYERS NO MENU QUICK ACCESS

Essa foi a atualização que foi menos significativa. A ferramenta de Layers agora está disponível no menu Quick access.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Poxa, mas isso não é legal?

Claro que sim. O problema é que eu já ensinei vocês a fazerem isso em 2015! Confira aqui: Layers na barra de acesso rápido. Sendo assim não da pra chamar isso de novidade.

FORMATO DWG 2018

O formato de arquivos do AutoCAD já foi um problema sério e ficamos uns bons anos sem nos preocupar com eles. Para quem não sofreu com isso a história se resume ao seguinte: toda vez que uma nova versão do AutoCAD era lançada qualquer arquivo salvo nesta versão só poderia ser visualizado nela. Por exemplo, um arquivo salvo no AutoCAD 2010 não abriria no AutoCAD 2009.

Mas nas últimas versões qualquer arquivo já era salvo em um arquivo padrão 2013, onde ele poderia ser visualizado em qualquer versão do AutoCAD entre as versões 2013 e a versão mais atual.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Mas agora acabou a moleza! Arquivos salvos no AutoCAD 2018 só serão visualizados na versão 2018. Mas não é nada que não se resolva, basta você ir até o campo Files of Type e escolher em que versão você deseja que o AutoCAD salve seu arquivo.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Poxa mas se eu esquecer vou ter problemas não é?

Possivelmente. Mas para não deixá-lo na mão vamos a solução. Vá até o menu de aplicação e clique em Options ou digite OP (options) e pressione Enter.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Na janela Options vá até a aba Open and Save e no campo Save as escolha em qual versão você deseja que o AutoCAD salve seus arquivos.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Esta configuração será salva no AutoCAD como padrão então fazendo isso uma única vez sempre que você precisar salvar os seus arquivos eles obedecerão esta configuração.

SUPORTE A MONITORES DE ALTA RESOLUÇÃO 4K

Infelizmente não disponho de um monitor 4K para maiores testes mas já havia visto em alguns grupos de discussão reclamações quanto a visualização de determinadas telas e janelas de ferramentas em monitores 4K onde diversos campos ficavam com textos gigantes, imagens minúsculas e outros bugs.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Agora estes erros estão resolvidos sem a necessidade de instalação de Service packs e atualizações.

SYSTEM VARIABLE MONITOR

O monitoramento de variáveis de sistema agora permite que você clique com o botão direito para fazer configurações básicas.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Variáveis de sistema são configurações na qual ficam incorporadas ao AutoCAD ou seja, uma vez alteradas o AutoCAD entende como uma configuração padrão, onde independente do arquivo que você está utilizando as configurações continuam ativas.

Isso gerava uma série de dores de cabeça já que profissionais menos experientes por vezes alteravam alguma variável de sistema por acidente e não conseguiam corrigir. já vi casos de pessoas que reinstalaram o AutoCAD na máquina por causa de uma única variável.

Para corrigir isso o AutoCAD implementou o System Variable Monitor onde sempre que uma variável importante for alterada uma caixa de alerta aparece na Status Bar. Clicando sobre ela é possível acessar uma janela para visualizar as principais variáveis e como elas estão configuradas.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Quando uma variável estiver fora da configuração padrão um sinal de alerta será posicionado junto ao campo de Status. Em versões anteriores era necessário abrir a janela e corrigir as variáveis porém na versão 2018 basta clicar com o botão direito e escolher entre resetar para o padrão ou abrir a janela e alterar manualmente.

CONCLUSÃO

Sinceramente é a versão com menos novidades. Para um software relativamente caro é de se esperar melhorias constantes e significativas. Particularmente gostaria de melhorias na parte dos recursos 3D na qual faz tempo que não vemos novidades. Outra questão é quanto a cor dos painéis e janelas de ferramentas.

Com a opção do AutoCAD “Dark” onde os menus ficaram com tons em grafite e preto ainda temos janelas na cor cinza o que da um aspecto de atualização inacabada.

autocad-2018-conheça-as-novidades

São detalhes de interface que me incomodam a algum tempo. Outra coisa é quanto a organização das ferramentas. Além de uma melhor organização seria interessante poder escolher quais menus ficam compactados e quais ficam expandidos. Principalmente nas janelas de ferramentas 3D são um completo caos.

autocad-2018-conheça-as-novidades

Para quem trabalha com monitores pequenos e principalmente notebooks isto é um inferno!

São opiniões minhas e continuo achando o AutoCAD um excelente software. Temos que levar em consideração que a proposta do AutoCAD é ser um software generalista, onde seja possível desenvolver projetos das mais diversas áreas como Arquitetura, Engenharia, Elétrica, hidráulica, mecânica e etc.

Acho que desenvolver novos recursos que atendam todas estas áreas ficará cada vez mais difícil uma vez que o AutoCAD já atende muito bem ao que ele se propõe que é ser um software de representação gráfica.

E vocês o que acharam das novidades? Participem nos comentários!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

10 comentários em “AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!”

    • Olá Carolina,

      Pelo que vi se trata de uma rotina (Lisp) a aplicação totlen. Vá ateá aba Manage e em Application clique no botão Load. Agora basta localizar a rotina e clicar em load para que ela funcione.

      Um abraço!

      Responder
  1. Prezados,

    Não consigo carregar lisp no meu AutoCAD 2018.
    Quando dou o comando simplesmente a janela para escolher o lisp não aparece. Também já fui pelo caminho manual e ainda assim a janela não aparece. O programa não trava, quando dou “esc” volta tudo ao normal, mas sem conseguir carregar nenhum lisp.

    Responder
  2. Como eu faço para deixar os botões com os nomes (Comandos) ao invés de Icones… Isso lá na baixa Inferior, onde tem “Snap, Grid, Ortho e etc…

    quero deixa com esses nomes!

    Responder
    • Olá Paula,

      Particularmente desconheço. O AutoCAD faz um contraponto com o Sketchup. O Sketchup é um programa leve, que trabalha com arquivos pesados (principalmente ao usar o vray), já o AutoCAD é um programa bem pesado, mas quando se trabalha com arquivos 2D, os mesmos são muito leves. Em resumo, recomendo o kit básico, processador I7, 8 gb de memória ram e uma placa de vídeo dedicada.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário