AUTOCAD 2023 CHEGOU!

O AutoCAD 2023 chegou! A seguir vou apresentar as principais atualizações e novidades que encontramos nesta versão! Confira!

AUTOCAD 2023

O AutoCAD 2023 já esta disponível e muitos ainda se perguntam:

“AutoCAD pra quê? Quem usa isso?”.

Mesmo com outros softwares especializados, principalmente na área de construção civil ainda temos muitos profissionais utilizando o AutoCAD, então melhorias e novos recursos sempre serão bem vindos!

Todo ano a Autodesk lança uma nova versão, então para muitos profissionais é comum não conseguir acompanhar todas as novidades. Mas eu sempre faço um review completo, então se quiser se atualizar você pode conferir as atualizações das últimas versões nos links abaixo:

AUTOCAD 2022! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2021! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2017! CONHEÇA AS NOVIDADES!

Já para acompanhar as novidades desta versão, basta conferir a seguir!

NOVO LOGO E INICIALIZAÇÃO

Nesta versão temos um novo logo e uma nova tela de inicialização. Tudo bem que isso entra na seção “confete e purpurina”, mas é um elemento de destaque de qualquer software.

A tela de inicialização eu particularmente achei mais bonita, mesmo sem conseguir identificar exatamente o que é este objeto na tela.

autocad-2023

Particularmente eu detestava a tela anterior. Não pela estética, mas por exibir uma forma geométrica aleatória que foi feita em qualquer outro software, menos no AutoCAD.

Já o logo dessa versão eu achei bem sem graça. Parece uma tecla com a letra A em fonte Arial.

autocad-2023

INSTALAÇÃO E ESPAÇO NECESSÁRIO

A instalação continua sendo muito simples, você baixa um arquivo executável e ao iniciar você não precisa fazer praticamente nada, funciona naquele processo “vai dando Ok”. Porém o espaço necessário é algo que sempre me incomoda bastante, afinal 10.81GB é muita coisa.

autocad-2023

ABA START

A aba Start, ou tela inicial, não sofreu grandes alterações, com exceção do novo ícone do AutoCAD, que corresponde ao botão Arquivo e as abas Start e criação de novos arquivos, nada de novo por aqui.

autocad-2023

COPY WITH BASE POINT E CUT WITH BASE POINT

Temos uma pequena novidade no botão Copy, que agora oferece a opção Copy with base point.

autocad-2023

Para quem não conhece este comando o conceito é o seguinte, quando usamos o velho Ctrl + C em um objeto, o AutoCAD considera o canto inferior direito como ponto de base, mas ao usar o Copy with Base Point, é possível escolher um outro lugar para ser o ponto de base.

Mas sabe qual é a verdadeira novidade aqui? Esse comando sempre existiu, ele apenas não tinha um botão para isso. O atalho era, e continua sendo, CTRL+ SHIFT + C.

O mesmo ocorre com a ferramenta Recortar, que agora oferece a opção Cut With Base Point.

autocad-2023

O atalho para o Cut With Base Point é CTRL+ SHIFT + V.

COMMAND LINE MÚLTIPLOS MONITORES

Desde a versão 2022 o AutoCAD oferece suporte a múltiplos monitores, porém a linha de comando era exibida apenas no “monitor principal”. Mas agora ao destacar uma janela, a linha de comando é exibida na janela que estiver ativa.

autocad-2023

POLYLINE EXTEND VERTEX

A ferramenta polyline sofreu uma discreta melhoria. Agora ao posicionar o mouse sobre o grip (quadradinho azul) temos uma nova opção chamada Extend Vertex, que permite estender a extremidade da polyline preservando sua inclinação.

autocad-2023

Apesar de simples é um recurso que fazia falta em algumas situações de projeto.

FAST SHADE MODE – VISUALIZAÇÃO 3D

autocad-2023

Dentro do modo 3D foi adicionada a opção Fast Shade Mode, que oferece melhorias no uso mais eficiente das GPU (Placas de vídeo) atuais.

Não foi incluído nenhum botão, temos que acessar esta ferramenta via atalho, digitando fastshademode, que após pressionarmos enter será exibido se a mensagem OFF. Basta digitar ON para ativar.

Desta forma, todos os estilos visuais que forem compatíveis serão exibidos com a palavra Fast ao lado.

autocad-2023

Um outro detalhe é que na aba Visual Styles os nomes serão exibidos normalmente, sem a adição do Fast. Isso só acontece no “título” do estilo visual.

autocad-2023

Particularmente tive problemas e não consegui ativar essa funcionalidade em um outro computador que tenho com uma boa placa de vídeo, porém mais antiga, o que achei péssimo, pois mesmo sendo uma boa placa, não vou poder aproveitar esta funcionalidade.

CONVERTER TEXTO EM MULTILEADER

Agora podemos converter um Multiline Text em uma Multileader, ou seja, podemos incluir uma “seta” em um texto.

autocad-2023

Para isso você deve acessar a ferramenta Multileader, que pode ser localizada na aba Home no painel Annotation ou na aba Annotate no painel Multileader.

autocad-2023

Ativando a ferramenta Multileader, observe que temos algumas opções na linha de comando. Você deve selecionar a opção Content first (Primeiro o texto).

autocad-2023

Observe que as opções disponíveis irão se atualizar onde agora temos a opção pre enter Text (texto inserido anteriormente), clique nesta opção.

autocad-2023

Com isso será exibida a mensagem Select an mtext object.

autocad-2023

Assim que você clicar sobre o texto a multileader será exibida a partir do texto selecionado, desta forma, basta clicar no local desejado para inserir a seta.

autocad-2023

Como podemos ver o processo é bem simples e prático, com isso podemos aproveitar um texto que já tenha sido inserido no projeto previamente para puxar uma linha de chamada e fazer uma indicação mais precisa.

autocad-2023

RENOMEAR BLOCOS COM MESMO NOME

Um problema muito comum no AutoCAD são blocos com mesmo nome. Por exemplo, você tem um bloco no seu projeto com o nome MESA e precisa inserir uma outra mesa no projeto, porém o outro bloco, que tem um desenho completamente diferente também se chama MESA.

autocad-2023

Na janela Blocks, clique para abrir a janela e localize o bloco desejado.

autocad-2023

Observe que tenho uma mesa quadrada com exatamente o mesmo nome, MESA.

autocad-2023

Nas versões anteriores, tínhamos apenas as opções Redefine block e Don’t redefine “block”, mas na versão 2023 temos Rename incoming bock to “MESA (1)”.

autocad-2023

Com isso podemos inserir o bloco no projeto. Nas versões anteriores você precisava interromper a tarefa, ir até a pasta onde o arquivo estava salvo, renomear e repetir o processo.

autocad-2023

Apesar de ter ficado bem mais prático, acho que não custava nada abrir uma janela para que fosse possível escolher o nome do bloco, pois a ferramenta mantem o nome e acrescenta o (1) ao final.

COUNT – TABELA DE QUANTIDADES

A ferramenta Count já é um recurso bem antigo no AutoCAD, que na versão 2022 já tinha sofrido algumas alterações melhorando sua performance e agora temos a possibilidade de além de quantificar os blocos de um projeto, podemos criar uma tabela.

A ferramenta Count pode ser acessada pela aba View e no painel Palettes.

autocad-2023

Assim como na versão 2022, podemos selecionar uma determinada área do projeto e quantificar os objetos que estão dentro deste espaço, que são exibidos na janela Count.

autocad-2023

Observe que na parte inferior da janela Count agora temos um botão chamado Create Table.

autocad-2023

Clicando em Create Table a janela irá exibir uma caixa de seleção ao lado de cada bloco, de forma que você pode escolher quais blocos vão fazer parte da sua tabela. Selecione os blocos desejados e clique em Insert.

autocad-2023

Agora basta inserir a tabela em qualquer lugar da tela.

autocad-2023

Observe que os quantitativos estão em cinza, não se preocupe, isso não aparece na impressão. A função desse cinza é identificar que o campo contém um Field, que nada mais é do que um parâmetro dinâmico, que foi gerado automaticamente.

MARKUP IMPORT E MARKUP ASSIST

A ferramenta Markup Import e Markup Assist permite incorporar imagens ou PDF e o AutoCAD detecta a marçação e a converte em um objeto.

autocad-2023

Primeiro grande problema, estou usando uma versão de teste de 30 dias e pelo que entendi a ferramenta só pode ser testada se você comprar uma licença.

autocad-2023

Sinceramente, eu espero que eu tenha cometido algum erro ao testar a ferramenta, porque oferecer uma ferramenta que não pode ser testada antes de adquirir o software eu acho uma péssima decisão.

MACRO ADVISOR E MACRO INSIGHTS

No AutoCAD, macro é uma forma de otimizar tarefas repetidas. Por exemplo, e você tem um padrão de repetição de comandos copiar-mover-rotacionar, é possível criar uma macro, que nada mais é um comando único que ativa os três comandos em sequência, sem a necessidade de ir até as ferramentas.

No AutoCAD 2023, o próprio AutoCAD se encarrega de detectar “oportunidades” para a criação de macros, sendo que sempre que você fizer um padrão repetido de ações, um alerta será exibido no canto da tela.

autocad-2023

Clicando em View suggest macro, será exibida a janela Command Macros, com a aba Insights, que temos as “sugestões” que o AutoCAD criou com base no padrão de ações realizadas no seu projeto.

autocad-2023

Esses padrões podem ser salvos para serem utilizados posteriormente, de forma que serão exibidos na aba Saved.

autocad-2023

Eu achei uma ferramenta excelente! Porém só tive um problema, não pude testar a ferramenta, ela é apenas para assinantes. E não importa se você esta usando uma versão 30 dias de teste, será exibida uma mensagem informando que o recurso é só para assinantes.

autocad-2023

CONCLUSÃO

A versão AutoCAD 2023 ainda conta com outras pequenas atualizações, como as ferramentas de trabalho na nuvem, compartilhamento, entre outros pequenos recursos.

Mas como nem tudo são flores, vamos as críticas.

Particularmente achei uma atualização muito fraca, com poucas novidades. Esta mais para uma versão 2022.2, do que um AutoCAD 2023. A Autodesk continua dando uma “repaginada” em ferramentas antigas e apresentando como novidades.

O AutoCAD esta a anos com essa versão “Dark” com sua interface em preto, porém diversos menus continuam na cor clássica, enquanto outros foram atualizados, o que nos dá uma sensação de “ainda estamos trabalhando nisso”.

autocad-2023

O universo de possíveis melhorias que poderiam ser trabalhadas no AutoCAD é imenso, porém as novas versões se limitam a “confete e purpurina”, com poucos recursos agregando algo expressivo na vida do profissional.

Para mim a gota d’água foram esses novos recursos “exclusivos para assinantes”, onde a versão de teste de 30 dias não pode acessar tais ferramentas, o que é péssimo, afinal pra que oferecer uma “versão de teste” que não permite testar? Não faz o menor sentido.

Quem não me conhece pode achar que não gosto do AutoCAD com este review, mas a verdade é justamente o contrário, acho o AutoCAD uma ferramenta incrível, que mesmo em um mercado com softwares especializados, ainda tem muito a oferecer.

Essa estrutura de “versão anual” também já deu, principalmente para o AutoCAD. Acho que esta na hora de uma “versão definitiva”, que tenha pacotes de atualização de tempos em tempos, sem o compromisso anual, mas sim o compromisso com os profissionais que usam o AutoCAD.

Encontrou alguma outra novidade no AutoCAD 2023 alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

3 comentários em “AUTOCAD 2023 CHEGOU!”

  1. Acredito que as ferramentas para assinantes não são decisivas para a compra ou não. Não faz diferença e limita as críticas aos assinantes.
    Sobre o comando Count, o botão do create table existia na versão 2022, porém em formato de ícone e ao lado do campo name.
    Sobre ser uma versão 2022.2, acredito que não, pois as atualizações são patch de correções e não de acréscimo de funcionalidades.

    Responder
    • Olá Hebert,

      Realmente, as ferramentas para assinantes não são decisivas, porém, uma versão de testes por 30 dias não faz sentido serem recursos limitados. Se fosse uma versão estudantil acho que até faria sentido.
      Sobre o botão create table eu não havia notado a presença do botão, vou conferir. E quando digo que é uma versão 2022.2 falo no sentido de recursos pouco expressivos comparado a atualização do Revit 2023, por exemplo.

      Mas obrigado pelo feedback! Um abraço!

      Responder
  2. Boa tarde!
    Caro Luis André, concordo totalmente com vc! E eu, assim como vc, tbm adoro o AutoCAD.
    Mas realmente já deu né?

    Cada nova versão é apenas mais do mesmo, ou seja, são ferramentas que já existiam em versões anteriores, nas quais foram aplicadas alguma maquiagem para que pareçam novas. Mas infelizmente, de novas não têm nada, com exceção de algumas poucas.

    E isso não acontece só com o AutoCAD não. Usuários do 3DS Max reclamam dessas mesmas coisas.
    Lamentável.

    E assim o nosso querido AutoCAD vai perdendo cada vez mais o seu espaço, a cada “nova” versão.

    Responder

Deixe um comentário