Bloco não desliga nem congela

Bloco não desliga ou congela quando você edita o layer (camada) é um problema que nos atrapalha muito. Aprenda o que gera esses problemas e como resolver!

Quando você organiza seu projeto em layers (camadas) pode acontecer de você congelar/desligar um layer e o bloco permanecer no projeto, onde você acaba fazendo várias tentativas de ocultar esses blocos, lhe fazendo perder um tempo valioso.

Vamos entender o que causa esses problema.

CAMADAS X BLOCOS

Quando criamos um projeto ele sempre inicia com a camada 0 (zero), ou seja, quando você criar um bloco ele automaticamente esta dentro de uma camada (nem que seja a camada zero).

Porém temos resultados diferentes dependendo da camada na qual o bloco foi criado. Por exemplo, ao criarmos duas camadas:

  • Camada A (vermelho)
  • Camada B (amarelo)

Na camada A foi criado um bloco, que ficou com suas cores iguais as da camada, vermelho. Na sequência, ativamos a camada B e inserimos o bloco que foi criado na camada A (dentro da camada B).

bloco-não-congela-desliga

O bloco inserido na camada B não teve sua cor corrigida, ele permaneceu com a cor da sua camada de origem, vermelho. Com esta configuração observe que ao desligar ou congelar a camada A, o bloco some em ambas as camadas.

bloco-não-congela-desliga
.                                Blocos criados no layer A

Isso acontece porque a camada na qual o bloco foi criado tem uma prioridade maior do que a camada na qual o bloco foi inserido. Pois os objetos contidos no bloco, independente da camada, ainda pertencem a camada A.

Porém ao repetir o processo na camada B, temos resultado diferentes. Desligando a camada B, o bloco permanece visível, já quando congelamos a camada B ele desaparece.

bloco-não-congela-desliga
.                                 Blocos criados no layer A

Acredito que até aqui ficou bem claro que quem “manda” é o layer (camada) na qual o bloco foi criado, portanto caso precise ocultar o bloco o mais recomendado é congelar.

Porém, temos outro tipo de situação. Quando os blocos são criados no Layer 0 (zero).

Como assim? Não é pra ser a mesma coisa do que qualquer outra camada?

Não, o resultado é diferente. Quando o bloco é criado na camada 0 (zero) ele “respeita” a camada na qual o bloco é inserido. Portanto ao desligarmos/congelarmos a camada 0 (zero) isso afeta apenas a camada 0 (zero), independente do bloco se repetir em outras camadas.

bloco-não-congela-desliga
.                            Blocos criados no layer 0 (zero)

Observando que se você desligar/congelar o layer que recebeu um bloco que foi criado no layer 0 (zero) o mesmo é congelado/desligado apenas no layer indicado, não tendo alteração nenhuma no layer 0 (zero).

bloco-não-congela-desliga
.                           Blocos criados no layer 0 (zero)

Cada um tem sua opinião sobre este assunto, mas o que eu recomento é que sempre que for criar um bloco, dê preferência para cria-lo na camada 0 (zero), desta forma você poderá inseri-lo em qualquer outra camada e ficar tranquilo, que o bloco irá obedecer o comando congelar/desligar.

Gostaram? Compartilhem, acompanhem o site e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “Bloco não desliga nem congela”

Deixe um comentário