Bloco não explode, aprenda como resolver!

Você precisa explodir um bloco e recebe a mensagem “1 could not be exploded”. E agora? O bloco não explode! Tem como explodir esse bloco?? Claro que tem! Hoje você vai aprender como.

Este recurso é bem interessante quando precisamos proteger um bloco para que o mesmo não seja explodido, mas quando você realmente precisa explodir o bloco acaba sendo bem estressante! A solução é bem simples mas vamos entender como isso acontece.

ALLOW EXPLODE

Quando criamos um bloco, dentro da janela Block Definition, temos um campo chamado Allow explode (permitir explodir) que por padrão já vem ativado. quando desmarcamos esta caixa o bloco criado não tem “permissão” para ser explodido e por isso sempre que tentamos explodir o bloco recebemos a mesagem: “could not be exploded”.

bloco-não-explode

EXPLODIR BLOCO

Agora que sabemos o motivo para o bloco não explodir vamos resolver o problema! Selecione o bloco que deseja explodir e abra o block editor (ou clique duas vezes sobre o bloco). Na janela Edit Block Definition clique em OK.

bloco-não-explode

Agora estamos no Block Editor e para permitir que o bloco seja “explodível” temos que ativar a janela de propriedades. Para ativá-la mantenha pressionado a tecla ctrl e pressione o botão 1 (do teclado alfabético) ou digite na linha de comando MO.

bloco-não-explode

Dentro da janela de propriedades use a barra de rolagem até localizar o campo Block e a opção Allow Exploding. Note que esta configurado para No.

Altere a opção para Yes e não esqueça de fechar o Block Editor clicando em Close Block Editor. Salve as alterações.

bloco-não-explode

Pronto! Agora é só explodir seu bloco normalmente. E o processo inverso também é muto prático, bloquear a explosão do bloco.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

31 comentários em “Bloco não explode, aprenda como resolver!”

  1. Bom Dia, Sr, Luís André

    Venho por meio deste, agradecer pelo blog, e solicitar um auxilio, estou atualmente trabalhando como líder de projetos em fibra optica, preciso entender este universo que e o autocad explosão, vc poderia me fornecer maiores informações, inclusive programa auto cad que não seja pesado, para começar a brincadeira!!!
    Sendo possivel, vc poderia me auxiliar, quanto a esta questão?
    Sem mais, aguardo urgente

    Att.
    Rogério Guerreiro

    Responder
    • Olá Giorgio,

      Você consegue entrar no block editor deste bloco? Confira se este bloco não é um “bloco dentro de um bloco”. Se for isso talvez o bloco que está “dentro” esteja bloqueado também.

      Um abraço!

      Responder
  2. Heeeelp, Luis. Continuo sem conseguir. Eu uso CAD no mac e estou tentando explodir da forma simples e não vai. Tentei da forma que falou, mas nāo aparecem as mesmas janelas que no windows. Poderia me ajudar, por favor? Não sei mais o que fazer.

    Muito Obrigada!

    Responder
    • Olá Eliza,

      O MAC ainda é um mistério para mim quando se trata de AutoCAD, um dia quero experimentar. Por questão de emergência, que é o seu caso, tente entrar no Block Edit (clicando duas vezes no bloco) copie todo o desenho do bloco (ctrl + c) e saia do block editor. Agora faça ctrl + V e cole o conteúdo. Depois delete o bloco “teimoso”.

      Um abraço!

      Responder
  3. Olá, Luis!

    No meu caso o arquivo é de outra empresa e quando tento explodir ou editar, aparece que o bloco não existe… Tem algo para fazer quanto à isso?

    Responder
  4. Existe algum comando que libere todos os blocos de uma só vez para explodir? Por exemplo, tenho um desenho com muitos blocos e todos estão protegidos, gostaria de liberar todos para que fiquem “explodiveis”, isso é possivel?

    Responder
    • Olá Chrystian,

      Estes blocos realmente são chatos. Isso acontece pq geralmente o desenho foi elaborado em outro software e convertido para um formato que o autocad consiga ler, e neste processo podem ter alguns bugs. Clique nele com o botão direito e selecione a opção Edit block in-place, se permitir, tente copiar o conteúdo do bloco e colar fora dele. É uma alternativa.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário