REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Bloquear vista 3D

Bloquear a vista 3D resolve aquele problema em que você faz um posicionamento perfeito para sua câmera ou vista 3D e sem querer rotaciona o desenho perdendo o enquadramento. Aprenda agora!

Se tem uma coisa que me deixa puto possesso é quando você com todo cuidado do mundo posiciona sua câmera (ou vista 3D), encontra aquele ângulo perfeito e depois esquece e rotaciona a vista, o que consequentemente manda para o espaço todo o enquadramento!

Para evitar esse tipo de estresse o Revit disponibiliza a ferramenta Vista 3D Bloqueada. Vamos entender como ativar.

VISTA 3D BLOQUEADA

Esta ferramenta só aparece em vistas 3D, seja isométrica (Vista 3D convencional) ou vistas criadas a partir de uma câmera (perspectiva).

bloquear-vista-3D

Após posicionar sua vista com o enquadramento desejado vá até o menu Controle de vista (menu inferior) e localize o botão Vista 3D Bloqueada (uma casinha com um cadeado).

bloquear-vista-3D

Ao clicar sobre o botão Vista 3D Bloqueada, terão 3 opções de contexto, isso é, de acordo com o contexto da ação, uma opção se torna disponível. Como no seu caso você vai bloquear a vista, somente a opção Salvar orientação e bloquear vista estará disponível.

bloquear-vista-3D

Então, clicando em Salvar orientação e bloquear vista o enquadramento da sua vista é preservado. Observe que se você tentar girar a visualização da sua vista nada acontece.

bloquear-vista-3D

Simples assim?

Pois é, simples assim. Mas temos algumas vantagens ainda. Observe que quando o comando está ativado o ícone do botão fica com o cadeado fechado.

bloquear-vista-3D

Se você clicar no botão novamente verá a opção Desbloquear vista disponível.

bloquear-vista-3D

Obviamente esta opção desbloqueia a vista, permitindo que você possa rotacionar a vista novamente. Porém aqui temos uma grande vantagem, que é o fato de que o enquadramento que você salvou a vista ficou salvo, sendo assim você pode girar a vista conforme preferir e ainda é possível retornar ao enquadramento anterior.

Vamos entender que depois que você desbloqueia uma vista você pode rotacionar a vista normalmente. Após alterar a posição em que a vista foi bloqueada e clicando novamente no botão Vista 3D Bloqueada teremos duas opções disponíveis sendo a Salvar orientação e bloquear vista e a Restaurar a orientação e bloquear vista.

bloquear-vista-3D

Mas qual a diferença entre elas?

Simples. Se você alterou a posição do enquadramento da sua vista, caso clique na opção Salvar orientação e bloquear vista o novo enquadramento será salvo e bloqueado.

Se escolher a opção Restaurar a orientação e bloquear vista o novo enquadramento será descartado e o enquadramento anterior será reativado e bloqueado para alterações.

bloquear-vista-3D

Pronto! Agora você pode criar suas vistas e trabalhar sem medo de estragar aquele enquadramento perfeito!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

 

 

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Dudu Vidal
    30 de outubro de 2018 at 15:25 — Responder

    Boa tarde.
    Antes de mais nada parabéns pelo belo trabalho com as dicas do Revit.
    O que me chamou a atenção desta vez é o projeto que você usou como exemplo. É a casa Villa Savoye do Le Corbusier não é?
    Será que você poderia disponibilizá-la para mim. Sou arquiteto há 30 anos e agora professor universitário. Além de fã do Le Corbuzier. Esse projeto foi muito estudado na minha época de faculdade no Rio de Janeiro.
    Grato

    • 8 de novembro de 2018 at 13:48 — Responder

      Olá Dudu,

      Infelizmente não posso disponibilizá-lo. Estou fazendo ele como estudo e ainda não finalizei, posteriormente vou compartilhar algumas famílias desenvolvidas exclusivamente para ele.

      Uma abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *