Chamada de detalhe – Guia básico

Chamada de detalhe é um importante recurso na etapa de detalhamento do seu projeto, que mesmo sendo uma ferramenta intuitiva, existem algumas funcionalidades que podem agilizar o seu fluxo de trabalho! Aprenda agora!

O desenvolvimento de um projeto conta com diversas etapas, exigindo um um número cada vez maior de informações que, em contrapartida, se depara com elementos cada vez menores no projeto.

Pequenos detalhes do projeto podem se mostrar cruciais para a sua correta execução, desta forma um recurso amplamente utilizado para apresentar estas pequenas informações e recorrer a ferramenta Chamada de Detalhe.

chamada-de-detalhe

Mas antes de criar uma chamada de detalhe, é importante entender o seu funcionamento, então vamos conferir!

COMO FUNCIONA UMA CHAMADA DE DETALHE?

A ferramenta Chamada de detalhe é um elemento de anotação que, além de marca a localização de um determinado detalhe presente na vista atual, permite que o mesmo possa ser visualizado de maneira detalhada outra vista ou folha do projeto.

chamada-de-detalhe

Este recurso é muito versátil, oferecendo um refinado leque de possibilidades para lidar com toda a etapa de detalhamento do seu projeto. Se você observar o Navegador de projetos, temos uma nova vista adicionada, chamada Nível 1 – Chamada de detalhe 1.

chamada-de-detalhe

Um aspecto importante é que o balão de detalhe tem um vínculo estabelecido com essa nova vista, onde qualquer alteração na área do balão a vista é imediatamente atualizada.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Aproveitando que já apresentei o balão de detalhe, vamos conhecer os outros elementos de um identificador de chamada de detalhe.

chamada-de-detalhe
  • Cabeçalho de chamada de detalhe – identifica a chamada de detalhe, exibindo dois valores numéricos, onde o primeiro indica o número da vista em uma folha e o segundo indica o número da folha. Estes campos são preenchidos automaticamente.
  • Linha de chamada de detalhe – funciona como um “braço articulado” que pode ser reposicionado em qualquer posição conectando o cabeçalho ao balão de detalhe.
  • Legenda de referência – Indica se a vista esta referenciada, isto é, a chamada de detalhe exibe o conteúdo de uma outra chamada de detalhe.
  • Balão de chamada de detalhe – delimita a área da chamada de detalhe.

Uma coisa que geralmente incomoda os profissionais que estão utilizando a chamada de detalhe pela primeira vez é que o cabeçalho da chamada de detalhe não fica preenchido, mas aparecem traços nos dois campos.

chamada-de-detalhe

Não se preocupe, isso é normal. Esses campos serão preenchidos automaticamente a partir do momento em que você inserir da vista de chamada de detalhe em uma folha.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Caso você exclua a chamada de detalhe será exibido um alerta informando que a vista correspondente será excluída.

chamada-de-detalhe

COMO INSERIR UMA CHAMADA DE DETALHE NO PROJETO?

A ferramenta Chamada de detalhe está disponível na aba Vista, dentro do painel Criar.

chamada-de-detalhe

Você vai notar que embaixo do título Chamada de detalhe temos uma seta, onde temos duas opções de chamadas de detalhe: Retângulo e Croqui.

chamada-de-detalhe

Vamos conhecer como funcionam ambas opções.

CHAMADA DE DETALHE – RETÂNGULO

A chamada de detalhe Retângulo permite criar uma vista com formato retangular. O funcionamento da ferramenta é muito simples, basta definir onde será a “quina” do seu retângulo e dar um clique e mover o mouse para o local onde será a “quina oposta” e clicar para confirmar.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Você não precisa se preocupar caso o balão não fique posicionado da forma que você gostaria de primeira. Basta selecionar a chamada de detalhe e serão exibidas alças de manipulação (bolinhas azuis) que você pode segurar e arrastar para alterar o formato do retângulo.

chamada-de-detalhe-guia-basico

CHAMADA DE DETALHE – CROQUI

A chamada de detalhe – croqui é menos utilizada mas nem por isso deixa de ser menos eficiente. A opção Croqui permite desenhar o formato da chamada de detalhe, recurso importante parar algumas situações de projeto.

Ao clicar na opção Croqui o Revit entra no modo de desenho, onde temos acesso ao painel desenhar, que nos oferece algumas opções.

chamada-de-detalhe

Mas como eu faço para arredondar os cantos?

Não se preocupe, você pode desenhar sua chamada de detalhe retangular que o Revit se encarrega de arredondar os cantos.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Assim como a chamada de detalhe retangular, a chamada de detalhe por croqui também oferece alças para fazer ajustes e correções no balão de detalhe.

CHAMADA DE DETALHE – AJUSTES

Como vimos anteriormente, a chamada de detalhe conta com alguns recursos para realizarmos alguns ajustes, que podem ser realizados tanto no balão de chamada como na linha de chamada de detalhe.

chamada-de-detalhe

As alças (bolinhas azuis) permitem controlar o tamanho do balão de detalhe e também a posição da Legenda, que nem sempre fica numa posição favorável. Faça os ajustes que julgar importante sempre que necessário.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Uma opção que eu particularmente não uso muito é a de rotacionar. Observe que temos um pequeno ícone de rotação no canto superior esquerdo. Para rotações de 90° o resultado é ok, para rotações na diagonal eu não acho muito interessante, pois o balão fica “torto”.

chamada-de-detalhe-guia-basico

VISTA DE DETALHE – AJUSTES

Quando criamos uma chamada de detalhe, o objetivo é justamente ter uma vista que possa ser configurada de forma independente, utilizando uma escala maior, exibindo um maior número de detalhes e informações dos elementos presentes dentro da chamada de detalhe.

Para acessar a vista criada pela chamada de detalhe temos dois caminhos, onde o primeiro é ir até o Navegador de projeto e localizar a vista de detalhe.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Você também pode acessar a vista da chamada de detalhe clicando duas vezes sobre o cabeçalho da chamada.

chamada-de-detalhe-guia-basico

A vista de detalhe e colocada automaticamente na mesma “pasta” em que a vista principal se encontra. Por exemplo, como criei uma chamada de detalhe de uma planta de piso a mesma é inserida junto das plantas de piso. Se eu fizer o mesmo com um corte a vista de detalhe será alocada junto do corte.

chamada-de-detalhe

Uma vista de chamada de detalhe é exatamente igual a uma vista convencional, a diferença está no vínculo estabelecido com a chamada de detalhe. Pois a região de recorte da vista corresponde ao balão da chamada de detalhe.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Observe que a região de recorte vem ativada por padrão, ao selecioná-la você vai notar que também temos o Recorte de anotação, que é uma outra caixa ao redor da área selecionada.

chamada-de-detalhe

Anotações como textos, identificadores e principalmente cotas costumam ficar ao redor da área que definimos dentro do balão de detalhe, então o Recorte de anotação controla quais destas informações podem ser visualizadas.

chamada-de-detalhe-guia-basico

Tanto a Região de recorte como o Recorte de anotação podem ser habilitados ou desabilitados na janela de Propriedades.

chamada-de-detalhe

Se quiser saber mais sobre como recortar e configurar uma vista vou deixar o link para uma publicação completa sobre o assunto:

RECORTAR VISTA NO REVIT

Quando criamos uma chamada de detalhe a vista gerada é similar a duplicar uma vista, onde nossa vista de detalhe é uma cópia sem nenhuma anotação.

Isso é bem útil pois podemos nos preocupar apenas com os detalhes que desejamos que sejam melhor exibidos, inserindo anotações como cotas, máscaras ou até mesmo padrões de hachura.

chamada-de-detalhe

Se quiser saber mais sobre regiões preenchidas e máscaras, vou deixar alguns links sobre esses temas logo abaixo:

REGIÃO DE MÁSCARA – REVIT

REGIÃO PREENCHIDA – REVIT

Outro aspecto é que você pode trabalhar com um nível de detalhe diferente na sua vista de detalhe. Por exemplo, na vista da planta, exibir todas as camadas da parede pode ser problemático em escalas muito pequenas.

chamada-de-detalhe

Desta forma você pode explorar diferentes escalas, níveis de detalhe e estilos para a sua vista de detalhe.

CHAMADA DE DETALHE – REFERÊNCIAR OUTRA VISTA

Um recurso muito interessante mas que exige cuidado é a possibilidade de criar uma chamada de detalhe que referencia outra vista do seu projeto. Quando fazemos isso a chamada de detalhe exibe um texto no canto superior direito escrito SIM.

chamada-de-detalhe

O “SIM” quer dizer “similar”, que tem as mesmas características, ou seja, é uma situação que se repete por todo o projeto.

Mas para que serve isso?

Imagine o seguinte: Eu acabei de criar uma chamada de detalhe de uma porta do projeto, porém existem outras portas com características similares e eu não quero ter o trabalho de detalhar cada uma delas.

Para isso eu posso adotar a seguinte abordagem. A partir do momento em que eu tenho uma vista de detalhe devidamente configurada, eu posso criar outras chamadas de detalhe pelo desenho que apontem para uma mesma vista.

Vou exemplificar. No meu projeto eu já tenho uma chamada de detalhe da porta da cozinha e sua respectiva vista detalhada, porém eu quero adicionar uma chamada de detalhe na porta da sala.

chamada-de-detalhe

O problema é que ao inserir uma chamada de detalhe na porta da sala, este processo vai gerar uma nova vista de detalhe, que eu teria que detalhar novamente.

Pensando nisso o Revit oferece a possibilidade de ao invés de criar uma nova vista de detalhe você possa referenciar outra vista. O processo para isso é simples, basta clicar na ferramenta Chamada de detalhe e antes de clicar no desenho ir até a aba Modificar | Chamada de detalhe.

chamada-de-detalhe

Observe que temos um campo indicando Referenciar outra vista. Ao marcar esta opção o Revit ao invés de criar uma nova vista de detalhe, utiliza uma vista que pode ser escolhida no campo inferior.

chamada-de-detalhe

Eu renomeei a minha vista de detalhe para Detalhe porta. Agora basta desenhar a chamada de detalhe no local desejado. Observe que agora a vista tem duas chamadas de detalhe, porém uma delas tem o texto SIM.

chamada-de-detalhe

Ambas as chamadas de detalhe estão apontadas para a mesma vista de detalhe, ou seja, não temos uma nova vista adicionada ao navegador de projetos e independente do cabeçalho de chamada que você clique duas vezes o Revit irá abrir a mesma vista.

Um aspecto importante a se observar é que as portas estão “espelhadas” ou seja, não temos elementos idênticos. No meu exemplo isso foi proposital, pois o meu objetivo ao criar uma chamada de detalhe foi mostrar informações básicas da porta como materiais, largura, folga da boneca, etc.

chamada-de-detalhe

CONCLUSÃO

Chamadas de detalhe permitem que você possa trabalhar separadamente diversos pequenos elementos e detalhes importantes para a compreensão e execução do projeto, oferecendo um maior leque de possibilidades para apresentar as soluções propostas

Tem alguma dúvida no processo trabalho com chamada de detalhe ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Chamada de detalhe – Guia básico”

Deixe um comentário