Corrimão de parede no Revit é uma item de simples mas importante em diversos projetos, principalmente quando falamos de escadas. Se você não sabe como configurar, aproveite para aprender agora!
Corrimão e guarda-corpos são itens indispensáveis em qualquer tipo de projeto, como podemos conferir na norma NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
No Revit, podemos ir até a aba Arquitetura e no painel Circulação temos acesso a ferramenta Guarda-corpo.
A ferramenta Guarda-corpo já foi apresentada aqui em outras publicações, se quiser aprender mais vou deixar o link logo abaixo:
Ao ativar a ferramenta guarda-corpo, no template padrão (Arquitetura) do Revit, na paleta de propriedades temos acesso a uma pequena biblioteca de guarda-corpos.
O problema aqui é que temos poucas opções e todas elas são de guarda-corpos completos, mas em alguns casos precisamos apenas de um corrimão com suportes fixados a parede, sem balaústres e fechamento lateral.
Desta forma precisamos personalizar um corrimão para uso em parede, então vamos aprender como fazer isso.
Como criar um corrimão de parede
Para criar um corrimão de parede precisamos duplicar um corrimão existente e personalizar, para isso vá até a aba Arquitetura e no painel circulação clique em guarda-corpo. Você vai notar que temos duas opções, selecione a Caminho do croqui.
Na janela de propriedades, vou escolher a opção 900mm tubulação e em seguida clicar em Editar tipo.
Na janela Propriedades de tipo clique em Duplicar.
Será exibida uma janela para nomear a nova família, vou colocar o nome de Corrimão parede e clicar em ok.
Agora que temos uma família exclusiva para o nosso corrimão de parede, precisamos personalizar alguns campos, porém recomendo que antes de qualquer ajuste, você crie um “guarda-corpo” no seu projeto, então na janela Editar tipo vou clicar em ok e desenhar um guarda-corpo.
Observe que criei o guarda-corpo próximo a uma parede, assim podemos conferir se o corrimão esta ficando adequado para o uso em uma parede.
Criado o guarda-corpo, vamos selecioná-lo e na paleta de Propriedades clicar em Editar tipo, para iniciarmos a personalização.
Na janela Editar tipo o primeiro passo será “desligar” tudo o que for desnecessário do guarda-corpo, que no caso são os balaústres e barras horizontais. Vou começar pelas barras horizontais, que estão localizadas no campo Estrutura do corrimão. Clique em Editar.
Na janela Editar corrimãos você vai observar que temos várias barras horizontais. Vá ao campo corrimãos, selecione cada um deles e clique em Excluir, até não restar nenhum deles. Ao finalizar clique em ok para retornar a janela Editar tipo.
De volta janela Editar tipo, ative a opção visualizar (canto inferior esquerdo), que já será possível conferir o resultado da edição. Em seguida, vamos remover os balaústres, clicando no campo Colocação de Balaústre.
Na janela Editar a colocação de balaústre, temos dois campos principais, sendo o Padrão principal e o Polos.
Em ambos os campos precisamos ir até a coluna Família de balaústres e selecionar a opção Nenhum para todos!
Ao finalizar clique em Ok e vamos conferir como está o nosso guarda-corpo.
Agora sim podemos chamar de corrimão ao invés de guarda-corpo. Porém, ele está “flutuando”, desta forma precisamos incluir os suportes de apoio.
Corrimão de parede e suportes
Para adicionar os suportes ao nosso corrimão o primeiro passo é carregá-los no nosso arquivo, isso pode ser feito indo na aba Arquitetura e no painel Construir clicar em Componente (Inserir componente).
Em seguida, na aba Modificar | Colocar componente clique em Carregar família.
Na janela Carregar família, dentro da pasta Brasil temos uma pasta chamada Corrimãos. Dentro dela temos outra pasta chamada Suportes. Selecione o Suporte-metal-cirucular.
Agora que temos um suporte carregado no arquivo podemos configurá-lo dentro do guarda-corpo. Selecione o nosso corrimão e acesse a janela Editar tipo. Agora localize o campo Corrimão 1 e na opção Tipo, que esta marcando nenhum, clique nos “três pontinhos”.
Em um primeiro momento você terá a impressão que temos novas opções de edição, mas na verdade foi aberta uma nova janela, porém ela esta exatamente da janela anterior. Se você mover a janela vai perceber que outra janela ficou por baixo.
A janela que abrimos é a do Tipo Tubulação – montada na parede. Aqui você precisa localizar o campo Suportes e alterar a Família para Suporte-Metal-Circular, que acabamos de carregar.
Observe que além da opção de selecionar uma família de suporte, temos outros campos que podem ser configurados.
Como vimos o campo Família permite selecionar o tipo de suporte que será carregado. Já em Layout podemos definir o padrão de distribuição dos suportes ao longo do corrimão.
No campo Espaçamento podemos padronizar a distância entre cada um dos suportes, além de usar o campo Justificação para determinar a partir de onde a distribuição será realizada. Por fim temos o campo Número, que só será exibido se escolhermos em Layout, a opção Número fixo.
Defina os ajustes que julgar necessário e clique em OK para voltarmos a primeira janela de Editar tipo onde temos o campo Corrimão 1.
Aqui temos um último e importante ajuste. Na seção Corrimão 1 precisamos ir até o campo Posição e definir de que lado o corrimão 1 deve aparecer (Esquerda, Direita e Esquerda-direita). Porém ao fazer isso teremos dois corrimãos!
O campo Corrimão 1 permite adicionar um novo corrimão ao atual, porém como só precisamos de um deles vamos até o campo Corrimão superior e desmarcamos o campo Usar guarda-corpo superior.
Pronto! Com isso temos o apenas um corrimão com os respectivos suportes!
Mas porque não desabilitamos o corrimão superior logo no início?
Isso não é possível porque gera um problema. Pare para pensar, se você pegar um guarda-corpo e remover as barras horizontais, balaústres e corrimão o que sobra? Nada! E se não tivermos nada não existe um guarda-corpo, tanto é que se fizermos isso o Revit exibe uma mensagem de erro.
Por isso que na primeira etapa nós desativamos as barras horizontais e balaústres, deixando o corrimão superior lá, para que ao definir os suportes e ativarmos o corrimão, seja possível desativar o corrimão superior e resolver o problema da duplicidade.
Agora vamos para a etapa de ajustes!
Ajustando o corrimão de parede
Ao finalizar o corrimão de parede, precisamos observar alguns detalhes. O primeiro é entender que o corrimão que você criou tem “lado”, no caso esquerdo ou direito. Em uma vista em corte podemos perceber que os suportes do meu corrimão está do lado errado.
Aqui não precisamos de configurações especiais, basta selecionar o corrimão para que o ícone de inverter seja exibido, assim você pode corrigir a sua orientação.
Ao pressionar o ícone inverter o lado do suporte é imediatamente corrigido. Este ícone é exibido em vistas, cortes e plantas. Outro ajuste é o alinhamento em relação a parede, para que ele fique efetivamente encostado.
Particularmente recomendo que você crie um novo corrimão (guarda-corpo), posicionando a linha de construção na parede, que ele será imediatamente ficará encostado na parede.
Um outro ajuste que possivelmente será necessário é trocar o perfil do corrimão, pois o perfil definido como padrão em Corrimão 1 que tem 30mm, apesar de estar dentro da norma, pode ficar muito pequeno.
Para alterar o tipo de perfil do corrimão você deve retornar ao Editar tipo, dentro da seção Corrimão 1, clicar nos “Três pontinhos” dentro de Tipo, para acessar a janela onde configuramos o suporte do corrimão.
Na janela de Propriedades de tipo, na seção Construção, localize o campo Perfil e escolha o modelo de corrimão que você preferir. Vou usar o 40mm.
Basta ir clicando OK para confirmar e conferir o resultado.
Pronto! Agora basta inserir o seu novo corrimão de parede nos seus projetos!
Conclusão
Corrimão em paredes é uma necessidade muito comum em qualquer tipo de projeto, porém mesmo sendo muito simples de ser configurado, muitos profissionais tem dificudades em como configurá-lo corretamente.
Tem alguma dúvida no processo trabalho com criação de corrimão de parede ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Bom dia,
Adorei o passo-a-passo e gostaria muito de ter acesso as famílias que você usou. Onde posso encontrar??
Desde já, obrigada.
Nataly
Olá Nataly,
Eu geralmente faço o artigo e acabo nem salvando as famílias. Mas se você seguir os passos você consegue criar esta família.
Um abraço!