Corrimão em parede – Revit

Corrimão de parede no Revit é uma item de simples mas importante em diversos projetos, principalmente quando falamos de escadas. Se você não sabe como configurar, aproveite para aprender agora!

Corrimão e guarda-corpos são itens indispensáveis em qualquer tipo de projeto, como podemos conferir na norma NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

No Revit, podemos ir até a aba Arquitetura e no painel Circulação temos acesso a ferramenta Guarda-corpo.

corrimão-de-parede

A ferramenta Guarda-corpo já foi apresentada aqui em outras publicações, se quiser aprender mais vou deixar o link logo abaixo:

GUIA-BÁSICO: GUARDA-CORPO

GUARDA-CORPO PERSONALIZADO

Ao ativar a ferramenta guarda-corpo, no template padrão (Arquitetura) do Revit, na paleta de propriedades temos acesso a uma pequena biblioteca de guarda-corpos.

corrimão-de-parede

O problema aqui é que temos poucas opções e todas elas são de guarda-corpos completos, mas em alguns casos precisamos apenas de um corrimão com suportes fixados a parede, sem balaústres e fechamento lateral.

corrimão-de-parede

Desta forma precisamos personalizar um corrimão para uso em parede, então vamos aprender como fazer isso.

Como criar um corrimão de parede

Para criar um corrimão de parede precisamos duplicar um corrimão existente e personalizar, para isso vá até a aba Arquitetura e no painel circulação clique em guarda-corpo. Você vai notar que temos duas opções, selecione a Caminho do croqui.

corrimão-de-parede

Na janela de propriedades, vou escolher a opção 900mm tubulação e em seguida clicar em Editar tipo.

corrimão-de-parede

Na janela Propriedades de tipo clique em Duplicar.

corrimão-de-parede

Será exibida uma janela para nomear a nova família, vou colocar o nome de Corrimão parede e clicar em ok.

corrimão-de-parede

Agora que temos uma família exclusiva para o nosso corrimão de parede, precisamos personalizar alguns campos, porém recomendo que antes de qualquer ajuste, você crie um “guarda-corpo” no seu projeto, então na janela Editar tipo vou clicar em ok e desenhar um guarda-corpo.

corrimão-de-parede

Observe que criei o guarda-corpo próximo a uma parede, assim podemos conferir se o corrimão esta ficando adequado para o uso em uma parede.

Criado o guarda-corpo, vamos selecioná-lo e na paleta de Propriedades clicar em Editar tipo, para iniciarmos a personalização.

corrimão-de-parede

Na janela Editar tipo o primeiro passo será “desligar” tudo o que for desnecessário do guarda-corpo, que no caso são os balaústres e barras horizontais. Vou começar pelas barras horizontais, que estão localizadas no campo Estrutura do corrimão. Clique em Editar.

corrimão-de-parede

Na janela Editar corrimãos você vai observar que temos várias barras horizontais. Vá ao campo corrimãos, selecione cada um deles e clique em Excluir, até não restar nenhum deles. Ao finalizar clique em ok para retornar a janela Editar tipo.

corrimão-de-parede

De volta janela Editar tipo, ative a opção visualizar (canto inferior esquerdo), que já será possível conferir o resultado da edição. Em seguida, vamos remover os balaústres, clicando no campo Colocação de Balaústre.

corrimão-de-parede

Na janela Editar a colocação de balaústre, temos dois campos principais, sendo o Padrão principal e o Polos.

corrimão-de-parede

Em ambos os campos precisamos ir até a coluna Família de balaústres e selecionar a opção Nenhum para todos!

corrimão-de-parede

Ao finalizar clique em Ok e vamos conferir como está o nosso guarda-corpo.

corrimão-de-parede

Agora sim podemos chamar de corrimão ao invés de guarda-corpo. Porém, ele está “flutuando”, desta forma precisamos incluir os suportes de apoio.

Corrimão de parede e suportes

Para adicionar os suportes ao nosso corrimão o primeiro passo é carregá-los no nosso arquivo, isso pode ser feito indo na aba Arquitetura e no painel Construir clicar em Componente (Inserir componente).

corrimão-de-parede

Em seguida, na aba Modificar | Colocar componente clique em Carregar família.

corrimão-de-parede

Na janela Carregar família, dentro da pasta Brasil temos uma pasta chamada Corrimãos. Dentro dela temos outra pasta chamada Suportes. Selecione o Suporte-metal-cirucular.

corrimão-de-parede

Agora que temos um suporte carregado no arquivo podemos configurá-lo dentro do guarda-corpo. Selecione o nosso corrimão e acesse a janela Editar tipo. Agora localize o campo Corrimão 1 e na opção Tipo, que esta marcando nenhum, clique nos “três pontinhos”.

corrimão-de-parede

Em um primeiro momento você terá a impressão que temos novas opções de edição, mas na verdade foi aberta uma nova janela, porém ela esta exatamente da janela anterior. Se você mover a janela vai perceber que outra janela ficou por baixo.

corrimão-de-parede

A janela que abrimos é a do Tipo Tubulação – montada na parede. Aqui você precisa localizar o campo Suportes e alterar a Família para Suporte-Metal-Circular, que acabamos de carregar.

corrimão-de-parede

Observe que além da opção de selecionar uma família de suporte, temos outros campos que podem ser configurados.

corrimão-de-parede

Como vimos o campo Família permite selecionar o tipo de suporte que será carregado. Já em Layout podemos definir o padrão de distribuição dos suportes ao longo do corrimão.

No campo Espaçamento podemos padronizar a distância entre cada um dos suportes, além de usar o campo Justificação para determinar a partir de onde a distribuição será realizada. Por fim temos o campo Número, que só será exibido se escolhermos em Layout, a opção Número fixo.

corrimão-de-parede

Defina os ajustes que julgar necessário e clique em OK para voltarmos a primeira janela de Editar tipo onde temos o campo Corrimão 1.

corrimão-de-parede

Aqui temos um último e importante ajuste. Na seção Corrimão 1 precisamos ir até o campo Posição e definir de que lado o corrimão 1 deve aparecer (Esquerda, Direita e Esquerda-direita). Porém ao fazer isso teremos dois corrimãos!

corrimão-de-parede

O campo Corrimão 1 permite adicionar um novo corrimão ao atual, porém como só precisamos de um deles vamos até o campo Corrimão superior e desmarcamos o campo Usar guarda-corpo superior.

corrimão-de-parede

Pronto! Com isso temos o apenas um corrimão com os respectivos suportes!

corrimão-de-parede

Mas porque não desabilitamos o corrimão superior logo no início?

Isso não é possível porque gera um problema. Pare para pensar, se você pegar um guarda-corpo e remover as barras horizontais, balaústres e corrimão o que sobra? Nada! E se não tivermos nada não existe um guarda-corpo, tanto é que se fizermos isso o Revit exibe uma mensagem de erro.

corrimão-de-parede

Por isso que na primeira etapa nós desativamos as barras horizontais e balaústres, deixando o corrimão superior lá, para que ao definir os suportes e ativarmos o corrimão, seja possível desativar o corrimão superior e resolver o problema da duplicidade.

Agora vamos para a etapa de ajustes!

Ajustando o corrimão de parede

Ao finalizar o corrimão de parede, precisamos observar alguns detalhes. O primeiro é entender que o corrimão que você criou tem “lado”, no caso esquerdo ou direito. Em uma vista em corte podemos perceber que os suportes do meu corrimão está do lado errado.

corrimão-de-parede

Aqui não precisamos de configurações especiais, basta selecionar o corrimão para que o ícone de inverter seja exibido, assim você pode corrigir a sua orientação.

corrimão-de-parede

Ao pressionar o ícone inverter o lado do suporte é imediatamente corrigido. Este ícone é exibido em vistas, cortes e plantas. Outro ajuste é o alinhamento em relação a parede, para que ele fique efetivamente encostado.

Particularmente recomendo que você crie um novo corrimão (guarda-corpo), posicionando a linha de construção na parede, que ele será imediatamente ficará encostado na parede.

corrimão-de-parede

Um outro ajuste que possivelmente será necessário é trocar o perfil do corrimão, pois o perfil definido como padrão em Corrimão 1 que tem 30mm, apesar de estar dentro da norma, pode ficar muito pequeno.

Para alterar o tipo de perfil do corrimão você deve retornar ao Editar tipo, dentro da seção Corrimão 1, clicar nos “Três pontinhos” dentro de Tipo, para acessar a janela onde configuramos o suporte do corrimão.

corrimão-de-parede

Na janela de Propriedades de tipo, na seção Construção, localize o campo Perfil e escolha o modelo de corrimão que você preferir. Vou usar o 40mm.

corrimão-de-parede

Basta ir clicando OK para confirmar e conferir o resultado.

corrimão-de-parede

Pronto! Agora basta inserir o seu novo corrimão de parede nos seus projetos!

corrimão-de-parede

Conclusão

Corrimão em paredes é uma necessidade muito comum em qualquer tipo de projeto, porém mesmo sendo muito simples de ser configurado, muitos profissionais tem dificudades em como configurá-lo corretamente.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com criação de corrimão de parede ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário