REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Corte perspectivado no Revit

Corte perspectivado no Revit permite que você mostre o seu projeto em corte, porém preservando o efeito de ponto de fuga, gerando um corte bem bonito do seu projeto. Aprenda agora!

Você já deve ter visto algum projeto com um corte perspectivado e pensado “nossa, ficou legal isso, mas deve ser difícil de fazer”. Realmente fica bonito, mas não tem nada de difícil!

CORTE EM PERSPECTIVA

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma câmera com o ângulo desejado para o corte. A criação da câmera também deve ser feita em um nível na qual você deseja que seja correspondente a altura da câmera.

Recomendo que seja no nível correspondente ao Térreo do seu projeto, mas isso pode variar de projeto para projeto. Então vá até a aba Vista e no painel Criar clique na seta ao lado da ferramenta Vista 3D. Um menu será exibido e basta clicar em Câmera.

corte-perspectivado

Posicione a câmera no ângulo desejado para o corte. Se precisar você pode ajustar o ângulo posteriormente.

Caso nunca tenha usado a ferramenta de câmera o processo é simples, são apenas dois cliques, sendo que o primeiro corresponde a onde o observador está (onde o fotógrafo está posicionado) e o segundo clique para onde a câmera está olhando.

corte-perspectivado

Ao efetuar o segundo clique você será direcionado para a vista da câmera. Geralmente o enquadramento não fica legal de primeira, então você pode usar as alças (bolinhas azuis) para estivar e melhorar o enquadramento.

corte-perspectivado

Agora sim! Temos um enquadramento adequado.Vamos renomear a vista, para isso clique na vista 3D que foi criada e com o botão direito escolha a opção Renomear.

corte-perspectivado

Aproveite para fazer algumas configurações de vista como mudar para um estilo sombreado, ativar as sombras e configurar a iluminação do Sol. Se for necessário, faça ajustes na posição da câmera também.

 

corte-perspectivado

Porém, o que temos aqui é uma mera perspectiva sem corte, então vamos até a janela Propriedades (certifique-se que você não deixou nenhum objeto selecionado, pressione Esc) e localize o campo Extensões e marque a opção Caixa de corte.

corte-perspectivado

Aqui teremos um problema, mas você vai ver que é simples de resolver. Ao ativar a caixa de corte ela efetivamente aparece, porém como você está dentro da caixa a visão não ajuda muito na edição da caixa.

corte-perspectivado

Para solucionar este problema vamos voltar ao nível 1 (ou o nível que você criou a câmera). Caso tenha deixado a caixa de corte selecionada, ela deve aparecer selecionada na vista também.

Se não tiver deixado ela selecionada, não tem problema, vá até a janela de Propriedades e clique com o botão direito na vista 3D criada (que renomeamos para corte perspectivado) e selecione a opção Exibir caixa de corte.

corte-perspectivado

Pronto! A caixa de corte deve estar visível na vista atual.

corte-perspectivado

Agora basta selecionar as alças desejadas e posicionar a caixa de corte de forma que você consiga visualizar o corte perspectivado da maneira que deseja.

corte-perspectivado

Pronto! Agora é só conferir na vista corte perspectivado.

corte-perspectivado

Legal, mas e essa caixa de corte? Ficou feio ela aparecendo!

Calma, a Caixa de corte basta você selecioná-la e utilizar a ferramenta Ocultar disponível na aba Modificar, dentro do painel Vista.

corte-perspectivado

Agora sim! Você tem um corte perspectivado apresentável!

corte-perspectivado

Lembre-se que você ainda pode renderizar ele!

corte-perspectivado

Agora sim! Você pode acrescentar lindos cortes em seu projeto de uma maneira muito simples!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *