Cotar o desenho rapidamente [DICA]

Cotar o desenho é uma tarefa que pode ser cansativa e repetitiva. Para isso o AutoCAD oferece algumas ferramentas para agilizar este processo. Hoje vamos conhecer as ferramentas Continue e Baseline!

Quando temos de nos preocupar de colocar dezenas ou centenas de cotas em nosso projeto sem perder atenção toda ajuda é bem vinda. Para agilizar o processo podemos recorrer a duas ferramentas muito eficientes: Continue e Baseline.

Como acessar?

Para acessar ambas as ferramentas devemos ir até a aba Annotate e dentro do painel Dimensions clicamos em Continue. Ambas as ferramentas compartilham o mesmo botão. De acordo com a versão do AutoCAD o botão pode estar em um local diferente, porém sempre no painel Dimensions.

cotar-desenho-rapidamente
cotar-desenho-rapidamente

Clicando na seta ao lado podemos ver as duas opções: Continue e Baseline, mas qual a diferença delas? Vamos entender.

Continue Dimension

Para utilizar qualquer uma destas ferramentas é necessário que seja inserida uma cota que servirá como base. Como exemplo vamos utilizar o desenho abaixo onde temos uma sequência de círculos e vamos inserir as demais cotas.

cotar-desenho-rapidamente

Agora que inserimos a nossa cota que servirá de base podemos clicar na opção continue.

Imediatamente após clicarmos na ferramenta Continue, uma nova cota começa a ser criada imediatamente ao lado da nossa cota de base e com o mesmo alinhamento. Para dar sequência basta ir clicando nos pontos na qual deseja inserir as cotas e para finalizar pressione Enter.

cotar-desenho-rapidamente

Simples assim! Cotas de forma rápida, prática e o melhor de tudo, estão todas alinhadas!

Mas e se eu quiser continuar a cotar a partir de outra cota? Ele sempre inicia da última cota que inseri no desenho! Calma, caso você clique na ferramenta Continue e ele não iniciar a “continuação” a partir da cota desejada basta pressionar Enter que a ferramenta irá perguntar Select continued dimension (Selecione a dimensão que deseja continuar).

cotar-desenho-rapidamente

Baseline Dimension

Agora temos a opção Baseline que também “continua” a última cota inserida, porém, tem como diferença o ponto de base. Enquanto a cota Continue da continuidade em relação a última cota inserida a Baseline sempre volta ao ponto de base para dar sequência na cotagem.

Vamos utilizar a mesma sequência de círculos como exemplo, porém, teremos um resultado diferente.

cotar-desenho-rapidamente

Com o nosso exemplo preparado vamos clicar na opção Baseline. Com isso podemos ir inserindo as cotas da mesma maneira que fizemos com a ferramenta Continue, porém temos um resultado diferente.

cotar-desenho-rapidamente

Simples demais. Porém, temos um pequeno problema. As cotas ficaram umas muito próximas das outras. Mas onde que eu ajusto isso? Não apareceu nenhum campo para corrigir isso! Calma, vamos entender melhor o problema.

cotar-desenho-rapidamente

Observe que o espaçamento entre as linhas é de 3,75. Para alterar este espaçamento devemos configurar o estilo de cota na qual estamos utilizando. Para isso devemos ir em Manage Dimension Style.

cotar-desenho-rapidamente

Na janela Dimension Style Manager clique em Modify.

cotar-desenho-rapidamente

Já na primeira Aba, a Lines, encontramos o campo que gerência esse valor. Observe que temos uma opção chamada Baseline e que seu valor é de 3,75. Altere para o valor que achar necessário, no Exemplo vou alterar para 5.

cotar-desenho-rapidamente-13

Atenção! Ao alterar este valor, as cotas já inseridas não serão corrigidas. A alteração do valor fará com que na próxima vez que utilizar a ferramenta Baseline o espaçamento adotado pela ferramenta seja o novo valor (no nosso caso, será o valor 5).

cotar-desenho-rapidamente

Notaram a diferença? É um ajuste simples mas da um aspecto bem melhor.

Mas e se eu já tiver inserido as cotas? Não tem como corrigir o espaçamento? Claro que tem! Basta utilizar a ferramenta Adjust Space. Não sabe usar? Calma! clique no link abaixo e veja nossa publicação ensinando a utilizar a ferramenta!

Ajustando Cotas Rapidamente!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Cotar o desenho rapidamente [DICA]”

Deixe um comentário