Corrigir casas decimais das cotas

Corrigir as casas decimais das cotas acaba sendo um problema de simples solução, que pode virar um pequeno pesadelo para profissionais iniciantes. Aprenda a resolver esse problema!

Você finalizou o desenho do seu projeto e chegou na etapa de inserir as cotas. Porém, já no início você pode perceber que as casas decimais nem sempre são exibidas da maneira que você gostaria.

corrigir-casas-decimais

Claro que a forma que você deseja que os valores decimais sejam expressos podem mudar de acordo com a necessidade, mas vamos pegar uma cota de 0,40 para observar as possibilidades.

corrigir-casas-decimais

A primeira cota (0,4) é a configuração padrão do AutoCAD, onde para valores terminados em zero após a vírgula o zero é suprimido.

A segunda cota temos a configuração do zero suprido antes da vírgula e após a vírgula.

Já a terceira não faz a supressão do zero.

Tá, entendi, mas onde eu configuro isso?

É o que vamos descobrir agora!

CONFIGURAS CASAS DECIMAIS

Para configurar as casas decimais de uma cota vá até a aba Annotative e no painel Dimensions clique em Dimension Style para poder acessar o campo Manage Dimension Style. Ou utilize o atalho (D + enter).

corrigir-casas-decimais

Na janela Dimension Manage Styles, localize o estilo de cota que deseja fazer a alteração e clique em Modify.

corrigir-casas-decimais

Após clicar em Modify, você será direcionado para a janela Modify Dimension Style onde você deverá ir até a aba Primary Units.

corrigir-casas-decimais

Aqui você vai se concentrar em um único campo o Zero suppression.

corrigir-casas-decimais

Em Zero suppression temos dois campos que vão resolver o nosso problema, sendo o Leading e o Trailing.

O campo Leading controla a exibição do zero a esquerda da vírgula. Com ele ativado o zero não é exibido, com ele desativado o zero é exibido.

corrigir-casas-decimais

Já o campo Trailing controla a supressão do zero após a vírgula. Lembrando que para que o zero (ou zeros) apareçam é necessário uma combinação de quantidade de casas decimais no campo Precision e a ativação do campo Trailing.

corrigir-casas-decimais

Sendo assim a quantidade de zeros depois da vírgula é definida pelo campo Precision. Já se os zeros serão suprimidos ou não será definido pelo campo Trailing.

Então, quando o campo Trailing está desativado o zero não é suprimido. Se o campo Trailing estiver ativado, o zero é suprimido.

corrigir-casas-decimais

Pronto! agora você pode configurar a exibição das casas decimais da maneira que achar mais adequada para o seu projeto!

Pronto! agora você pode inserir suas coordenadas sem dor de cabeça e podendo ficar bem tranquilo já que estarão devidamente precisas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

14 comentários em “Corrigir casas decimais das cotas”

  1. Olá, você poderia me ajudar em como alterar a regra de arrendondamento de cotas? Eu utilizo arquivos xyz para plotar plantas batimétricas de cartas náuticas. O autocad está arredondando automaticamento valores como 7,27 para 7,3… entretanto como estou trabalhando com cartas nauticas, e as convenções me orientam a assumir que 7,27 deve ser arredondado para 7,2, de acordo com as normas para a segurança da navegação. Vc poderia me ajudar a solucionar este problema? Muito obrigado desde já.

    Responder
  2. Olá, meu problema é que a cota não aparece a vírgula. O desenho é em metros.
    para 2 metros e trinta e cinco centímetros, digito2,35.
    Mas quando vou cotar aparece 235. Sem a vírgula. O que pode estar acontecendo?

    Responder
  3. é possivel deixar a precisao para 3 casas decimais mais suprimir apenas o terceiro zero? ao inves de ficar 0,400 ficar 0,40? quando tiver dois zero juntos algo do tipo?

    Responder
    • Olá Carlos,

      Se eu entendi corretamente, da sim. Por padrão a precisão do AutoCAD é definida no campo unidades, porém na configuração das cotas você pode definir para apenas duas casas decimais. Já sobre suprimir o zero, infelizmente o AutoCAD suprime todos, por exemplo, o 0,400 ficaria 0,4. Espero que isso ajude.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário