AUTOCADANOTAÇÕES

Cotas internas – AutoCAD

Criar cotas internas no AutoCAD é um processo simples e rápido, mas alguns profissionais ainda se enroscam nesta tarefa. Resolva isso agora!

É muito comum você parar em algum cruzamento de uma avenida qualquer e se deparar com pessoas entregando panfletos de apartamentos ou qualquer outro empreendimento imobiliário.

Nestes panfletos a ideia é valorizar ao máximo o projeto, então as informações de medidas internas dos ambientes se resumem a pequenas cotas posicionadas no canto das paredes.

Essas medidas são chamadas de cotas internas ou cotas de prefeitura. Um detalhe importante é que não há nada na ABNT mencionando o uso deste tipo de dimensionamento, mas ele é muito praticado no mercado.

Certo, mas como eu configuro minha cota desta forma no AutoCAD?

O processo é mais simples do que você imagina.

CONFIGURAR COTAS INTERNAS

Para configurar as cotas internas, recomendo que você crie um novo estilo de cotas, de preferência baseado em um que você já tenha feito as configurações principais.

Vamos para a aba Annotate e no painel Dimension clique no campo Dimension Style.

cotas-internas

Ao clicar em Dimension Style vá ao campo Manage Dimension Style.

cotas-internas

Você também pode utilizar o atalho (D + enter).

cotas-internas

Agra você está na janela Dimension Style Manager, aqui vamos criar um novo estilo de cota. Caso você tenha um que já esta configurado, pode utilizar ele.

Para criar um novo estilo de cota você deve clicar no botão New.

cotas-internas

Clicando em New será exibida a janela Create New dimension style.

cotas-internas

Aqui você pode escolher o nome do novo estilo de cota e no campo Start with (começar com), você pode usar um estilo de cota existente como base para a criação do novo estilo. Eu vou usar o ISO-25 mesmo.

cotas-internas

Ao finalizar, clique em Continue.

Na janela New Dimension Style, temos várias abas onde cada uma delas configura um determinado recurso das cotas. No nosso caso a informação que precisamos esta na aba Lines.

Caso esteja exibindo outra aba, clique na aba Lines.

cotas-internas

Na aba Lines temos basicamente dois campos sendo o Dimension Lines e o Extension lines.

Quando trabalhamos com cotas internas queremos que a linha de dimensão (Dimension Line) e as linhas de extensão (Extension line) não apareçam. Para resolver este problema podemos recorrer ao campo Suppress.

cotas-internas

O campo Suppress (Suprimir) permite que você oculte as linhas de extensão e de dimensão, ou seja, elas existem mas não são visíveis. Para ativar este recurso basta marcar as caixas correspondentes.

Observe que na janela de Preview já é possível perceber o resultado.

cotas-internas

Clique em Ok para finalizar e testarmos a cota no nosso projeto. Na janela Dimension Style manager pode clicar em Ok novamente.

cotas-internas

Deu certo, mas o texto ficou centralizado!

Sim, isso aconteceu porque a configuração padrão do texto é centralizado. O que você pode fazer é alterar o posicionamento do texto. Para isso volte para a janela Dimension Style (D + enter).

Certifique-se que a cota que você criou esta selecionada e clique em Modify.

cotas-internas

Na janela Modify Dimension Style selecione a aba Text.

cotas-internas

Aqui o que nos interessa é o campo Placement. Em placement você consegue configurar o posicionamento do texto em relação a linha de dimensão (que no nosso caso está oculta).

Vá ao campo Horizontal e selecione a opção AT Ext. line 1 (alinhado a linha de extensão 1).

cotas-internas

Aqui cabe uma observação. Quando você seleciona a opção At Ext Line 1, quer dizer que o texto ficará próximo ao primeiro clique.

Como assim?

Quando você cria uma cota você não precisa dizer onde ela inicia e onde ela termina? Para isso você da um clique no início do ponto que deseja dimensionar e depois um outro clique no ponto final que deseja dimensionar. Então a posição do texto vai obedecer o local onde você efetuar o primeiro clique.

cotas-internas

Pronto! Agora, você pode colocar cotas internas no seu projeto sem sofrimento!

cotas-internas

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Mayara
    17 de fevereiro de 2019 at 15:59 — Responder

    qual é o comando para cotas internas??

    • 18 de fevereiro de 2019 at 10:29 — Responder

      Olá Mayara,

      Não existe um comando próprio, é necessário configurar um estilo para que fique como cota interna e a partir daí você pode usar as ferramentas e atalhos para o comando Dimension.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *