Criar câmera no Revit permite uma melhor visualização tanto de detalhes como no projeto como um todo, auxiliando na apresentação das principais ideias e soluções que o seu projeto oferece. Aprenda agora a utilizar essa ferramenta!
No decorrer do desenvolvimento de qualquer projeto precisamos ter em mente que o cliente, de uma forma geral, não tem conhecimento técnico na área de construção civil, desta forma o que é óbvio para nós em uma planta, para o cliente não faz sentido algum.
Sendo assim uma boa estratégia é recorrer a vistas 3D que são de fácil compreensão e permitem que as soluções e o design fiquem claras para todos os envolvidos, principalmente o cliente.
Pensando nisso o Revit disponibiliza a ferramenta Câmera, que apesar de muito simples temos alguns ajustes que podem melhorar muito a visualização do seu projeto, vamos conferir a seguir.
FERRAMENTA CÂMERA
A ferramenta câmera está disponível na aba Vista, no painel Criar. Ela está junto da ferramenta Vista 3D, basta clicar na seta abaixo da ferramenta.
Você também pode acessar a ferramenta câmera pelo menu de acesso rápido (canto superior esquerdo), clicando na seta ao lado do ícone Vista 3D padrão.
COMO INSERIR UMA CÂMERA NO REVIT
O processo para colocar uma câmera no projeto é muito simples, mas requer um mínimo de atenção, pois precisamos dar dois pontos de referência. Um ponto para a câmera e outro ponto para o alvo.
Imagine que o primeiro clique dado na tela corresponde ao local onde você vai colocar o tripé da sua câmera, já o segundo clique é o “alvo” para onde a câmera está apontada.
Para um melhor entendimento vou usar o projeto padrão do Revit como teste, criando uma câmera dentro da cozinha. Observe que o primeiro clique corresponde ao local onde quero posicionar a câmera e o segundo clique corresponde a direção que quero visualizar através da câmera.
Após inserir a sua câmera o Revit imediatamente exibe uma vista da câmera, que pode é adicionada ao Navegador de projetos, no campo Vistas 3D.
Após a criação da vista a sua câmera some da vista da planta. Para visualizar a câmera novamente você precisa ir até a vista e clicar na borda de enquadramento, desta forma a câmera é selecionada e aparece na vista.
Recomendo que você use o recurso de Vistas lado a lado para exibir as janelas uma ao lado da outra. Se não souber utilizar este recurso vou deixar um link de uma publicação completa sobre o tema.
CÂMERA – AJUSTES E ENQUADRAMENTO
Você precisa ter em mente que a a ferramenta não se chama câmera a toa, sendo altamente recomendado usar os conceitos de fotografia para obter o melhor resultado possível na apresentação do seu projeto.
Na vista criada pela câmera, no painel Propriedades temos alguns campos que podem ser ajustados.
O primeiro campo que temos é Configurações de renderização, que ao clicar em Editar nos dá acesso a janela de mesmo nome.
Aqui temos acesso a uma série de configurações que vão controlar o comportamento da vista quando a mesma for renderizada. Os ajustes vão desde qualidade da renderização, passando por iluminação, plano de fundo e ajustes de exposição. Vamos conhecer cada um deles.
QUALIDADE
No campo qualidade, como o nome já entrega, é possível definir qual a qualidade de renderização que será utilizada para a vista, onde temos desde a qualidade rascunho até a melhor.
Também é possível definir uma configuração personalizada, selecionando a opção Editar, que irá exibir a janela Configurações de qualidade de renderização.
Lembre-se que o Revit não tem como foco a renderização, então os campos disponíveis são bem simples e objetivos, se resumindo a precisão da qualidade de materiais e iluminação e ao tempo de renderização.
ILUMINAÇÃO
Em iluminação podemos definir o comportamento da luz (natural e artificial) da sua vista.
Logo no início temos o campo Esquema, que define a luminosidade da sua vista entre Interna e externa, além de permitir escolher quais as fontes de luz (Artificial, Sol ou ambos).
Esses esquemas de iluminação tem forte impacto na sua vista, então recomendo que faça alguns testes até obter o resultado que mais lhe agrada.
No campo Configuração do sol, podemos definir a posição do sol e outros ajustes. Observe que temos por padrão a configuração “Em seção, iluminação” que quer dizer que caso você não faça nenhum ajuste será utilizada a configuração padrão da vista.
Mas se quiser uma configuração personalizada basta clicar nos “três pontinhos” para acessar a janela Configuração do Sol.
Todos estes recursos e muitos outros já foram apresentado em uma publicação completa, se quiser conferir vou deixar o link logo abaixo:
A opção Luzes artificiais só é habilitada quando selecionamos um esquema que contenha luzes artificiais.
Ao clica no botão temos acesso a janela Luzes artificiais, que exibe uma lista com todas as fontes de luz artificial do seu projeto.
Aqui é possível ativar ou desativar as fontes de luz, além da organização em grupos e o controle de esmaecimento da luz. A configuração padrão deixa todas as fontes de luz ativadas.
PLANO DE FUNDO
Dando sequência nos campos de configuração de renderização temos a opção Plano de fundo, que nos oferece opções para definir como será o cenário de fundo da imagem renderizada, onde podemos escolher entre diferentes tipos de céu, cores, imagens ou fundo transparente.
Todas estas opções podem ser conferidas em outra publicação, vou deixar um link para o conteúdo completo logo abaixo:
GRADIENTE OU IMAGEM NO BACKGROUND
IMAGEM
Por fim temos o campo Imagem, onde o campo Ajuste de exposição, que nos oferece uma série de controles sobre a imagem que será renderizada na vista da câmera.
Clicando no botão temos acesso a janela Controle de exposição, lembrando que os campos são pré definidos com base na configuração do esquema de iluminação.
Em um primeiro momento, acho mais interessante fazer estes ajustes após a renderização, uma vez que visualizando o resultado as alterações são mais assertivas.
De volta ao painel Propriedades, temos outros campos que podemos utilizar, porém você vai observar que o campo Orientação Bloqueada está indisponível.
Isso acontece pois este campo tem a função apenas de leitura. O bloqueio da vista é realizado na barra de controle de vista (menu inferior).
Se quiser saber como bloquear uma vista, vou deixar o link para uma publicação onde explico em detalhes o processo:
O campo Modo de projeção é uma opção que “não combina” com a opção câmera, afinal para um melhor resultado devemos manter a opção Perspectiva ativada. Observe o resultado quando ativamos o modo ortogonal.
Nitidamente temos uma maior riqueza de detalhes e informação no modo Perspectiva.
Agora chegamos aos campos mais importantes do painel Propriedades, os campos Elevação do Olho e Elevação do alvo.
Aqui precisamos entender que estes valores se tratam de duas cotas em relação ao nível onde a câmera foi posicionada. Outro aspecto é que estes valores podem ser diferentes de acordo com a sua necessidade.
Aqui temos alguns cuidados a serem tomados. A partir do momento em que a elevação do olho e a elevação do alvo estão na mesma altura, temos um campo de visão linear, com pouca distorção das linhas verticais.
A partir do momento em que os valores são diferentes, correspondem ao “movimento da cabeça” olhando para cima ou olhando para baixo. Vou apresentar abaixo duas situações, a começar por uma visão “de baixo para cima”.
Esta configuração oferece ângulos interessantes, mas com isso temos um “ponto de fuga vertical”, que tente a distorcer as linhas verticais, o que pode gerar um resultado indesejado.
Observando agora uma imagem com uma visão “de cima para baixo”, também temos um panorama interessante do projeto, tanto em ambientes internos como externos.
Neste tipo de posicionamento de câmera, recomendo cuidado, principalmente em ambientes internos. Tenha em mente que mesmo apresentando de forma clara um maior número de elementos, o cliente dificilmente terá este mesmo campo de visão.
Minha recomendação é trabalhar com uma elevação do olho com valores entre 1,60 e 1,80m, pois isso é uma média da estatura de uma pessoa, ou seja, esses valores correspondem ao campo de visão que o cliente terá ao entrar nos ambientes.
A elevação do alvo pode ser posicionada em valores muito mais altos ou baixos, afinal podemos mover a cabeça para permitir valores variados, porém temos que tomar cuidado com valores exagerados, principalmente em enquadramentos muito próximos.
Por fim temos o campo Posição da câmera, que é um campo apenas informativo. Ele indica se a visão da câmera é Ajustada (ortogonal) ou Explícita (perspectiva). Os valores aqui variam em função da escolha feita no Modo de projeção.
ENQUADRAMENTO
A partir do momento em que uma vista de câmera é criada temos um enquadramento que pode ser selecionado. Observe que ao selecionar o enquadramento temos quatro “bolinhas” que nada mais são do que alças de manipulação.
Obviamente podemos manipular estas alças, aumentando o campo de visão da sua câmera, porém faça isso com cuidado, pois como não temos um “limite”, a visão pode ficar bem distorcida. Observe como ficou o vidro a esquerda.
Se você conferir na vista em planta vai perceber que conforme as alças são manipuladas podemos conferir a abertura do ângulo da câmera.
CÂMERA – CUIDADOS E PROBLEMAS COMUNS
A ferramenta câmera do Revit é muito simples e intuitiva, porém você vai se deparar com alguns problemas que são comuns de ocorrerem e vou apresentar aqui as possíveis soluções. A começar pela vista cortada.
CÂMERA COM VISTA CORTADA
Uma situação muito comum é ao inserir uma câmera a vista ficar “cortada” sem aparecer o final do ambiente.
Isso acontece devido o posicionamento do segundo clique. A recomendação é que você posicione a “elevação do alvo” o mais distante possível. Observe que ao selecionar a câmera da vista da mesa de jantar o alvo está no meio da mesa, desta forma a vista se encerra exatamente ali.
Se você olhar bem, na extremidade do cone da câmera temos dois ícones, um “X” para o controle de posicionamento da câmera (para onde ela esta apontada) e outro para o controle de profundidade, que é o que precisamos editar.
Para corrigir o problema de corte, basta alterar a profundidade da câmera, selecionando a alça e movendo para o mais distante possível.
CÂMERA EM AMBIENTES PEQUENOS
Um outro problema bem comum é posicionar uma câmera em ambientes muito pequenos, como por exemplo, um banheiro.
Por mais distante que você posicione a câmera temos um limite do campo de visão da câmera, que termina por não exibir todas as informações do pequeno espaço.
Para “remediar” o problema, podemos ajustar o comprimento focal da câmera. Este recurso está disponível no menu de navegação, na ferramenta círculo de navegação.
Clique na ferramenta Circulo de navegação.
Com o círculo ativado na tela, no canto inferior direito temos uma seta que nos oferece um leque de opções.
Clique na opção Aumentar/Diminuir comprimento focal.
Observe que o cursor do mouse está com outro formato agora.
O processo é simples e funciona de maneira similar a um comando de zoom. Mantenha o botão do mouse pressionado e movimente o mouse. Ao mover para cima você se aproxima e ao mover para baixo você se distancia.
Claro que temos um limite, pois quanto mais informação você tentar deixar visível, mais deformada a vista fica. Mas mesmo assim, melhora muito o resultado.
CONCLUSÃO
A criação de câmeras é um dos recursos mais básicos do Revit que nos oferece um leque de possibilidades para apresentar as soluções e ideias desenvolvidas no projeto de forma simples e rápida.
Tem alguma dúvida no processo criação de câmeras no Revit ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
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