Criar câmera no Revit

Criar câmera no Revit permite uma melhor visualização tanto de detalhes como no projeto como um todo, auxiliando na apresentação das principais ideias e soluções que o seu projeto oferece. Aprenda agora a utilizar essa ferramenta!

No decorrer do desenvolvimento de qualquer projeto precisamos ter em mente que o cliente, de uma forma geral, não tem conhecimento técnico na área de construção civil, desta forma o que é óbvio para nós em uma planta, para o cliente não faz sentido algum.

Sendo assim uma boa estratégia é recorrer a vistas 3D que são de fácil compreensão e permitem que as soluções e o design fiquem claras para todos os envolvidos, principalmente o cliente.

Pensando nisso o Revit disponibiliza a ferramenta Câmera, que apesar de muito simples temos alguns ajustes que podem melhorar muito a visualização do seu projeto, vamos conferir a seguir.

FERRAMENTA CÂMERA

A ferramenta câmera está disponível na aba Vista, no painel Criar. Ela está junto da ferramenta Vista 3D, basta clicar na seta abaixo da ferramenta.

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Você também pode acessar a ferramenta câmera pelo menu de acesso rápido (canto superior esquerdo), clicando na seta ao lado do ícone Vista 3D padrão.

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COMO INSERIR UMA CÂMERA NO REVIT

O processo para colocar uma câmera no projeto é muito simples, mas requer um mínimo de atenção, pois precisamos dar dois pontos de referência. Um ponto para a câmera e outro ponto para o alvo.

Imagine que o primeiro clique dado na tela corresponde ao local onde você vai colocar o tripé da sua câmera, já o segundo clique é o “alvo” para onde a câmera está apontada.

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Para um melhor entendimento vou usar o projeto padrão do Revit como teste, criando uma câmera dentro da cozinha. Observe que o primeiro clique corresponde ao local onde quero posicionar a câmera e o segundo clique corresponde a direção que quero visualizar através da câmera.

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Após inserir a sua câmera o Revit imediatamente exibe uma vista da câmera, que pode é adicionada ao Navegador de projetos, no campo Vistas 3D.

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Após a criação da vista a sua câmera some da vista da planta. Para visualizar a câmera novamente você precisa ir até a vista e clicar na borda de enquadramento, desta forma a câmera é selecionada e aparece na vista.

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Recomendo que você use o recurso de Vistas lado a lado para exibir as janelas uma ao lado da outra. Se não souber utilizar este recurso vou deixar um link de uma publicação completa sobre o tema.

VISTAS DO PROJETO – REVIT

CÂMERA – AJUSTES E ENQUADRAMENTO

Você precisa ter em mente que a a ferramenta não se chama câmera a toa, sendo altamente recomendado usar os conceitos de fotografia para obter o melhor resultado possível na apresentação do seu projeto.

Na vista criada pela câmera, no painel Propriedades temos alguns campos que podem ser ajustados.

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O primeiro campo que temos é Configurações de renderização, que ao clicar em Editar nos dá acesso a janela de mesmo nome.

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Aqui temos acesso a uma série de configurações que vão controlar o comportamento da vista quando a mesma for renderizada. Os ajustes vão desde qualidade da renderização, passando por iluminação, plano de fundo e ajustes de exposição. Vamos conhecer cada um deles.

QUALIDADE

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No campo qualidade, como o nome já entrega, é possível definir qual a qualidade de renderização que será utilizada para a vista, onde temos desde a qualidade rascunho até a melhor.

Também é possível definir uma configuração personalizada, selecionando a opção Editar, que irá exibir a janela Configurações de qualidade de renderização.

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Lembre-se que o Revit não tem como foco a renderização, então os campos disponíveis são bem simples e objetivos, se resumindo a precisão da qualidade de materiais e iluminação e ao tempo de renderização.

ILUMINAÇÃO

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Em iluminação podemos definir o comportamento da luz (natural e artificial) da sua vista.

Logo no início temos o campo Esquema, que define a luminosidade da sua vista entre Interna e externa, além de permitir escolher quais as fontes de luz (Artificial, Sol ou ambos).

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Esses esquemas de iluminação tem forte impacto na sua vista, então recomendo que faça alguns testes até obter o resultado que mais lhe agrada.

No campo Configuração do sol, podemos definir a posição do sol e outros ajustes. Observe que temos por padrão a configuração “Em seção, iluminação” que quer dizer que caso você não faça nenhum ajuste será utilizada a configuração padrão da vista.

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Mas se quiser uma configuração personalizada basta clicar nos “três pontinhos” para acessar a janela Configuração do Sol.

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Todos estes recursos e muitos outros já foram apresentado em uma publicação completa, se quiser conferir vou deixar o link logo abaixo:

ESTUDO SOLAR – REVIT

A opção Luzes artificiais só é habilitada quando selecionamos um esquema que contenha luzes artificiais.

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Ao clica no botão temos acesso a janela Luzes artificiais, que exibe uma lista com todas as fontes de luz artificial do seu projeto.

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Aqui é possível ativar ou desativar as fontes de luz, além da organização em grupos e o controle de esmaecimento da luz. A configuração padrão deixa todas as fontes de luz ativadas.

PLANO DE FUNDO

Dando sequência nos campos de configuração de renderização temos a opção Plano de fundo, que nos oferece opções para definir como será o cenário de fundo da imagem renderizada, onde podemos escolher entre diferentes tipos de céu, cores, imagens ou fundo transparente.

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Todas estas opções podem ser conferidas em outra publicação, vou deixar um link para o conteúdo completo logo abaixo:

GRADIENTE OU IMAGEM NO BACKGROUND

IMAGEM

Por fim temos o campo Imagem, onde o campo Ajuste de exposição, que nos oferece uma série de controles sobre a imagem que será renderizada na vista da câmera.

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Clicando no botão temos acesso a janela Controle de exposição, lembrando que os campos são pré definidos com base na configuração do esquema de iluminação.

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Em um primeiro momento, acho mais interessante fazer estes ajustes após a renderização, uma vez que visualizando o resultado as alterações são mais assertivas.

De volta ao painel Propriedades, temos outros campos que podemos utilizar, porém você vai observar que o campo Orientação Bloqueada está indisponível.

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Isso acontece pois este campo tem a função apenas de leitura. O bloqueio da vista é realizado na barra de controle de vista (menu inferior).

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Se quiser saber como bloquear uma vista, vou deixar o link para uma publicação onde explico em detalhes o processo:

BLOQUEAR VISTA 3D

O campo Modo de projeção é uma opção que “não combina” com a opção câmera, afinal para um melhor resultado devemos manter a opção Perspectiva ativada. Observe o resultado quando ativamos o modo ortogonal.

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Nitidamente temos uma maior riqueza de detalhes e informação no modo Perspectiva.

Agora chegamos aos campos mais importantes do painel Propriedades, os campos Elevação do Olho e Elevação do alvo.

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Aqui precisamos entender que estes valores se tratam de duas cotas em relação ao nível onde a câmera foi posicionada. Outro aspecto é que estes valores podem ser diferentes de acordo com a sua necessidade.

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Aqui temos alguns cuidados a serem tomados. A partir do momento em que a elevação do olho e a elevação do alvo estão na mesma altura, temos um campo de visão linear, com pouca distorção das linhas verticais.

A partir do momento em que os valores são diferentes, correspondem ao “movimento da cabeça” olhando para cima ou olhando para baixo. Vou apresentar abaixo duas situações, a começar por uma visão “de baixo para cima”.

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Esta configuração oferece ângulos interessantes, mas com isso temos um “ponto de fuga vertical”, que tente a distorcer as linhas verticais, o que pode gerar um resultado indesejado.

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Observando agora uma imagem com uma visão “de cima para baixo”, também temos um panorama interessante do projeto, tanto em ambientes internos como externos.

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Neste tipo de posicionamento de câmera, recomendo cuidado, principalmente em ambientes internos. Tenha em mente que mesmo apresentando de forma clara um maior número de elementos, o cliente dificilmente terá este mesmo campo de visão.

Minha recomendação é trabalhar com uma elevação do olho com valores entre 1,60 e 1,80m, pois isso é uma média da estatura de uma pessoa, ou seja, esses valores correspondem ao campo de visão que o cliente terá ao entrar nos ambientes.

A elevação do alvo pode ser posicionada em valores muito mais altos ou baixos, afinal podemos mover a cabeça para permitir valores variados, porém temos que tomar cuidado com valores exagerados, principalmente em enquadramentos muito próximos.

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Por fim temos o campo Posição da câmera, que é um campo apenas informativo. Ele indica se a visão da câmera é Ajustada (ortogonal) ou Explícita (perspectiva). Os valores aqui variam em função da escolha feita no Modo de projeção.

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ENQUADRAMENTO

A partir do momento em que uma vista de câmera é criada temos um enquadramento que pode ser selecionado. Observe que ao selecionar o enquadramento temos quatro “bolinhas” que nada mais são do que alças de manipulação.

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Obviamente podemos manipular estas alças, aumentando o campo de visão da sua câmera, porém faça isso com cuidado, pois como não temos um “limite”, a visão pode ficar bem distorcida. Observe como ficou o vidro a esquerda.

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Se você conferir na vista em planta vai perceber que conforme as alças são manipuladas podemos conferir a abertura do ângulo da câmera.

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CÂMERA – CUIDADOS E PROBLEMAS COMUNS

A ferramenta câmera do Revit é muito simples e intuitiva, porém você vai se deparar com alguns problemas que são comuns de ocorrerem e vou apresentar aqui as possíveis soluções. A começar pela vista cortada.

CÂMERA COM VISTA CORTADA

Uma situação muito comum é ao inserir uma câmera a vista ficar “cortada” sem aparecer o final do ambiente.

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Isso acontece devido o posicionamento do segundo clique. A recomendação é que você posicione a “elevação do alvo” o mais distante possível. Observe que ao selecionar a câmera da vista da mesa de jantar o alvo está no meio da mesa, desta forma a vista se encerra exatamente ali.

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Se você olhar bem, na extremidade do cone da câmera temos dois ícones, um “X” para o controle de posicionamento da câmera (para onde ela esta apontada) e outro para o controle de profundidade, que é o que precisamos editar.

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Para corrigir o problema de corte, basta alterar a profundidade da câmera, selecionando a alça e movendo para o mais distante possível.

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CÂMERA EM AMBIENTES PEQUENOS

Um outro problema bem comum é posicionar uma câmera em ambientes muito pequenos, como por exemplo, um banheiro.

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Por mais distante que você posicione a câmera temos um limite do campo de visão da câmera, que termina por não exibir todas as informações do pequeno espaço.

Para “remediar” o problema, podemos ajustar o comprimento focal da câmera. Este recurso está disponível no menu de navegação, na ferramenta círculo de navegação.

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Clique na ferramenta Circulo de navegação.

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Com o círculo ativado na tela, no canto inferior direito temos uma seta que nos oferece um leque de opções.

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Clique na opção Aumentar/Diminuir comprimento focal.

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Observe que o cursor do mouse está com outro formato agora.

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O processo é simples e funciona de maneira similar a um comando de zoom. Mantenha o botão do mouse pressionado e movimente o mouse. Ao mover para cima você se aproxima e ao mover para baixo você se distancia.

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Claro que temos um limite, pois quanto mais informação você tentar deixar visível, mais deformada a vista fica. Mas mesmo assim, melhora muito o resultado.

CONCLUSÃO

A criação de câmeras é um dos recursos mais básicos do Revit que nos oferece um leque de possibilidades para apresentar as soluções e ideias desenvolvidas no projeto de forma simples e rápida.

Tem alguma dúvida no processo criação de câmeras no Revit ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

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