SKETCHUP & VRAY

Criar cortes no Sketchup

Criar cortes no Sketchup é um recurso indispensável para auxiliar no entendimento do projeto, permitindo visualizações em seção que destacam ainda mais a apresentação do seu projeto. Aprenda agora!

Conforme seu projeto vai ganhando forma, ficando complexo, alguns problemas começam a aparecer e um deles é a exibição do projeto, principalmente partes internas. Para isso você pode recorrer a ferramenta Seção do Sketchup.

FERRAMENTA SEÇÃO

Para ativar a exibição da ferramenta Seção basta você ir até o menu Visualizar e clicar em Barra de Ferramentas.

criar-cortes-no-sketchup

Dentro da janela Barra de Ferramentas ative a opção Seção, para que o painel fique visível.

criar-cortes-no-sketchup

No painel Seção, temos 3 opções disponíveis, vamos entender como cada uma delas funciona.

PLANO DE SEÇÃO

A ferramenta Plano de seção cria um plano que permite visualizar a parte interna do modelo. Ao clicar na ferramenta será exibido junto ao cursor do mouse um plano quadrado com 4 (quatro) setas indicando a vista que será exibida no corte.

criar-cortes-no-sketchup

O mais interessante é que a ferramenta detecta faces, facilitando o seu posicionamento em relação ao seu projeto, bastando para isso ir movendo o cursor do mouse até que a ferramenta detecte a face desejada. Após posicionar o cursor sobre a face desejada basta clicar.

criar-cortes-no-sketchup

Ao clicar sobre a face, imediatamente o Plano de corte se redimensiona, ficando maior ou menor de acordo com o tamanho do seu projeto. Outro detalhe importante é que este plano corta absolutamente tudo o que você tiver em seu projeto.

criar-cortes-no-sketchup

Nem sempre o Sketchup cria o Plano de corte no lugar desejado então você pode reposicioná-lo utilizando a ferramenta Move.

criar-cortes-no-sketchup

Ao escolher uma posição que mais lhe agrade ainda é possível utilizar alguns recursos do plano, como por exemplo inverter o Plano de corte, desta forma você pode visualizar a outra metade do corte. Para fazer a inversão, basta clicar com o botão direito e escolher a opção Inverter.

criar-cortes-no-sketchup

Isso lhe poupa o trabalho de ficar criando planos de corte adicionais, onde um mesmo plano pode ser utilizado para ambos os lados.

vcriar-cortes-no-sketchup

Mais um recurso prático é a opção de Alinhar a visualização, onde ao invés de ir girando o seu modelo até obter uma visão completa do corte basta clicar com o botão direito sobre o Plano de Corte e escolher a opção Alinhar a visualização.

criar-cortes-no-sketchup

Uma outra opção que eu não utilizo muito mas pode lhe ajudar também é a Criar grupo a partir do corte. Como o próprio nome diz permite criar uma seção composta por linhas exatamente no ponto que o Plano de corte Intersecciona o seu Modelo. Para isso basta clicar com o botão direito no Plano de corte e escolher a Opção Criar grupo a partir do corte.

criar-cortes-no-sketchup

O Grupo criado fica posicionado exatamente na intersecção do Plano de Corte com o modelo, onde em primeiro momento você acha que não aconteceu nada, mas ao mover para o lado ou para trás (se mover na direção do plano de corte ele não vai aparecer) já é possível visualizá-lo.

criar-cortes-no-sketchup

Voltando ao Painel temos o segundo botão que é o Exibir planos de Seção onde permite ocultar ou exibir o plano de seção conforme sua necessidade.

criar-cortes-no-sketchup

O que acaba sendo bem prático já que não é necessário excluir o plano de seção enquanto você não estiver utilizando o mesmo.

criar-cortes-no-sketchup

E no último botão temos a opção Exibir cortes de seção onde é possível ativar ou desativar a exibição do corte no modelo.

criar-cortes-no-sketchup

Também é muito prático, uma vez que você pode criar todos os cortes necessários para o seu projeto e ir ativando conforme a sua necessidade.

criar-cortes-no-sketchup

Pronto! Acho que com essa ferramenta você terá uma maior facilidade para detalhar e apresentar o seu projeto, permitindo um maior entendimento dos detalhes internos do seu modelo.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

3 Comentários

  1. Prudencio
    19 de janeiro de 2017 at 09:02 — Responder

    Beleza, ja conhecia, mas muito bem explicado para quem desconhecia. Abs

  2. Nicoly
    7 de agosto de 2019 at 20:28 — Responder

    Olá! Parabéns, como sempre, tudo muito bem explicado!
    Porém estou com um problema com cortes nas cenas que não encontro solução em lugar nenhum, então vim pedir ajuda!
    Estou gerando cenas do meu modelo cortado para poder renderizar, porém quando eu abro cada uma das cenas, a seção do corte não é exibida, o botão de “exibir corte” está sempre desativado e por mais que eu ative a exibição do corte e atualize a cena, sempre que eu volto, o ambiente mostrado não está cortado.
    Muito obrigada!!

    • 1 de setembro de 2019 at 11:23 — Responder

      Olá Nicoly,

      O seu problema é o seguinte. Quando criamos uma cena no Sketchup ele registra algumas informações como quais layers estão ativados ou desativados, sombras ligadas ou não e a função exibir corte também. A solução é simples, clique na cena desejada, ative a opção que esta desativada e na aba da cena clique com o botão direito e selecione a opção Atualizar.

      Isso deve resolver.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *