REVITORGANIZAÇÃOCOLABORAÇÃO E VÍNCULOS

Criar grupos no Revit

Criar grupos no Revit é um excelente recurso para situações em que você precisa trabalhar com repetições dentro do seu projeto, permitindo uma rápida e fácil edição. Aprenda agora!

A ferramenta Grupo permite criar um conjunto de elementos para uma fácil reutilização, o que permite dar bastante velocidade ao seu projeto. Apesar de ser um recurso presente em muitos softwares (AutoCAD, Sketchup, etc.), temos uma grande flexibilidade no Revit. Vamos entender o que é possível fazer com esta ferramenta.

GRUPOS

No Revit temos dois tipos de grupos, sendo o primeiro destinado a geometrias do seu projeto, que chamamos de Grupo de modelo e o outro específico para elementos de visualização, como cotas, textos, identificadores, etc. Este último chamamos de Grupo de detalhes.

Os grupos existentes podem ser acessados no Navegador de projetos no campo Grupos.

criar-grupos-no-revit

Conforme os grupos forem sendo criados eles vão sendo organizados nestes dois campos.

Já quanto ao processo de criação de um grupo é mais simples do que você imagina. Para exemplificar vou utilizar um banheiro. Observe que o mesmo possui duas cotas e uma Região da planta para o chuveiro. Esses elementos serão importantes para o entendimento da ferramenta Grupo.

criar-grupos-no-revit

O processo mais rápido consiste em selecionar os objetos que você deseja que façam parte do grupo.

Posso selecionar qualquer coisa?

Na verdade não. No exemplo vou selecionar todos elemento do banheiro. Observe que imediatamente a aba Modificar|Seleção multipla é ativada. No painel Criar temos o ícone da ferramenta Criar Grupo.

criar-grupos-no-revit

Ao clicar na ferramenta Criar grupo será exibido um alerta informando que não é permitido que algum elemento não pode ser incluído no grupo.

criar-grupos-no-revit

Mas como eu vou saber qual elemento que é?

Na verdade se trata da Região da planta, este é um dos poucos elementos que não podem fazer parte do grupo. Mas não se preocupe, o próprio Revit se encarrega de removê-lo. O alerta é apenas apra que você saiba que ele não será incluído no grupo.

criar-grupos-no-revit

Após clicar em Ok na mensagem, observe que será exibida uma nova janela com o nome Criar Grupo de modelos e de Detalhes anexado. 

criar-grupos-no-revit

O que está acontecendo aqui é que o Revit identificou dois tipos de objetos, sendo que as cotas foram identificadas como Grupo de detalhes e todo o restante como Grupo de modelo.

Quer dizer que ele vai criar dois grupos?

Isso mesmo, serão dois grupos sendo que o Grupo de detalhe será anexado. coloque nomes simples de lembrar, no meu caso vou chamar o Grupo de modelos como Banheiro e o Grupo de detalhes anexado como Cotas banheiro.

criar-grupos-no-revit

Mas por que o grupo de detalhes é “anexado”?

Isso na verdade é um recurso muito prático que o Revit nos oferece. Para explicar vou fazer uma cópia do grupo.

criar-grupos-no-revit

Após fazer a cópia vou manter o grupo copiado selecionado, para ter acesso a aba Modificar|Grupos de modelo onde dentro das ferramentas do painel Agrupar temos um botão chamado Grupo de detalhes anexado.

criar-grupos-no-revit

A cópia do grupo está sem as cotas (que são um grupo de detalhe anexado) e este botão faz com que o Revit insira os grupos de detalhe anexados ao grupo de modelo. Clique no botão que será exibida a janela Colocação de grupos de detalhe anexado.

criar-grupos-no-revit

Nesta janela você irá escolher qual detalhe será anexado. Como eu só tenho um, basta selecionar e clicar no Ok. Com isso as cotas são imediatamente inseridas na cópia do grupo.

criar-grupos-no-revit

Agora vamos aprender a fazer outros tipos de edição nos grupos.

EDITAR GRUPOS

A edição dos grupos é outro processo bem simples. Selecione um grupo qualquer o observe que o mesmo tem um símbolo (geralmente fica no centro), que consiste no ponto de inserção.

criar-grupos-no-revit

Um detalhe imporante é que em um Grupo de detalhe anexado esse símbolo não existe e o mesmo é substituido por um clipe, para indicar que ele está anexado ao grupo atual.

criar-grupos-no-revit

No caso do Grupo de modelo, o símbolo é o ponto de inserção, que toda vez que você inserir um grupo, será por esse ponto que o cursor do mouse irá “segurar”. Ele também exibe os eixos X e Y.

Para reinserir um grupo existente, basta ir ao Navegador de projetos, localizar o grupo desejado no campo Grupos e arrastar para a tela.

criar-grupos-no-revit

Observe por onde que o cursor do mouse “segura” o grupo. Exatamente pelo ponto de inserção. Este ponto pode ser reposicionado conforme a sua necessidade basta clicar sobre ele e arrastar para o local desejado.

criar-grupos-no-revit

A partir do momento em que o ponto de inserção foi modificado, os novos grupos reinseridos no projeto já se atualizam. O que torna o processo de trabalho muito mais prático.

Mas e se eu quiser modificar os elementos que estão dentro do grupo?

Também é muito simples. Selecione o grupo desejado e na aba Modificar|Grupos de modelo e clicar em Editar grupo.

criar-grupos-no-revit

Observe que a área de trabalho fica com uma cor “bege” e que todos os itens que não fazem parte do grupo ficam em cinza.  Outro detalhe é que temos um menu flutuante com algumas opções.

criar-grupos-no-revit

As opções aqui são bem intuitivas. Você pode adicionar objetos que não faziam parte do grupo ou remover objetos do grupo atual. Lembrando que ao acrescentar ou remover algum objeto isso afetará todos os outros grupos.

criar-grupos-no-revit

Ao acrescentar ou remover objetos de um grupo, todas as repetições desse grupo são atualizadas no seu projeto.

A opção Anexar permite que você selecione anotações (textos, cotas, indicadores, etc) e criar um grupo de detalhes anexado ao grupo que você está editando, que você pode associar a qualquer repetição deste mesmo grupo sempre que precisar, conforme explicado anteriormente.

criar-grupos-no-revit

Já os últimos botões são para confirmar ou cancelar as alterações realizadas.

criar-grupos-no-revit

E se eu tiver alguma interferência em um dos grupos?

Isso é bem comum de acontecer. Digamos que no exemplo do banheiro em um deles uma coluna caiu exatamente na localização da porta. O que fazer?

criar-grupos-no-revit

Mas se eu alterar a posição da porta ele vai atualizar todos os grupos!

Calma, temos uma alternativa para isso. O Revit permite que você remova um elemento de apenas um grupo. Nos demais ele aparece normalmente. No exemplo, uma coluna ficou exatamente no meio da porta, então uma opção seria reposicionar a porta para a outra parede. Vá com o mouse até o objeto que você deseja remover e vá clicando com a tecla Tab até que ele fique selecionável e clique sobre ele.

Observe que um símbolo de grupo apareceu sobre a porta.

criar-grupos-no-revit

Se você clicar sobre o símbolo de grupo, o objeto será removido apenas deste grupo, nos demais ele continua aparecendo normalmente. Na verdade o objeto está “camuflado”, pois se você passar o cursor sobre o grupo é possível visualizar que a porta ainda está vinculada ao grupo.

criar-grupos-no-revit

Mas e a outra porta?

Para inserir outra porta, pode colocá-la normalmente, porém fora do grupo. Mesmo a parede estando agrupada ela continua hospedando objetos normalmente.

criar-grupos-no-revit

Dá para salvar grupos para usar em outros arquivos?

Dá sim! Basta localizar o grupo desejado no Navegador de projetos, clicar com o botão direito e selecionar a opção Salvar Grupo.

criar-grupos-no-revit

O Arquivo será salvo como um arquivo comum de Revit então se quiser que ele seja inserido como um grupo em um novo arquivo você deve ir até a aba Inserir e no painel Vínculo selecionar a opção Vincular Revit.

criar-grupos-no-revit

Mas isso não é para criar um vínculo?

Sim, mas depois basta você Selecionar o vínculo e na aba Modificar|Vínculos RVT e clicar em Vincular.

criar-grupos-no-revit

Com isso o grupo está disponível em seu novo arquivo e pronto para uso.

CONCLUSÃO

Grupo é uma das ferramentas mais simples que você pode encontrar dentro do Revit, além de muito simples é extremamente prático e versátil permitindo otimizar o processo de trabalho. É muito comum inclusive utilizar este recurso para a criação de andares tipo em uma edificação com pavimentos repetitivos (apesar de existirem outras alternativas).

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Francisco
    6 de agosto de 2018 at 09:05 — Responder

    Simples, mas útil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *