SKETCHUP & VRAY

Criar múltiplas cópias no Sketchup

Criar múltiplas cópias no Sketchup é um processo fácil e preciso, que nem todo profissional sabe como fazer, então vamos resolver este problema agora!

Em qualquer projeto é comum que você precise criar diversas cópias ordenadas em linha, o que se for feito manualmente irá demorar uma eternidade! Para isso temos algumas forma de resolver este problema de maneira bem prática. Mas antes vamos entender o processo de criação de cópias no sketchup.

COPIAR OBJETOS NO SKETCHUP

Acredito que o que causa estranhamento em profissionais iniciantes no Sketchup é o processo de criação de cópias, já que não temos um botão exclusivo para isso. Quando precisamos criar cópias a ferramenta que utilizamos é a mover.

criar-múltiplas-cópias

O processo é bem simples, basta ativar o comando move e selecionar o objeto que deseja copiar. Em seguida você pressiona o botão Ctrl uma vez. Pronto, o objeto original permanece no local e junto do cursor do mouse você tem a cópia desejada.

criar-múltiplas-cópias

Caso prefira, é possível digitar o valor da distância na qual você precisa que a cópia deve ficar. Basta mover na direção desejada, digitar o valor e pressionar enter.

Bom, agora que revimos o processo de cópias vamos para as múltiplas cópias, onde temos algumas possiblidades.

MÚLTIPLAS CÓPIAS

Para criar múltiplas cópias é importante lembrar que a distância que inserimos como valor não é entre os objetos e sim do ponto original até a nova posição. Por exemplo, vamos considerar um cubo de 1 x 1 x 1m. Se ao criar uma cópia você inserir a distância como 1 metro a cópia ficará encostada ao objeto original. Se eu quiser que ela seja espaçada a 1 metro é necessário que seja somado o tamanho do objeto mais a distância desejada.

criar-múltiplas-cópias

Para gerar múltiplas cópias basta ativar o comando move e selecionar o objeto que deseja copiar. Após selecionar o objeto você pressiona o botão Ctrl uma vez. Determine a distância da primeira cópia digitando o valor desejado e pressione Enter. Em seguida pressione * (asterisco) e digite o número de cópias que deseja. Por exemplo, se precisa de 5 cópias basta digitar *5 e pressionar enter.

Legal mas se eu digitei 5 por que no total eu tenho 6 objetos?

Simples, porque você digitou 5 para a quantidade de cópias, onde o primeiro objeto é o original, logo, não é contabilizado como uma cópia. Se você precisa de 5 objetos no total deve considerar o primeiro como original e digital *4, para desta forma totalizar os 5 objetos que você precisa.

Agora vamos ver outra opção de múltiplas cópias.

MÚLTIPLAS CÓPIAS DENTRO DE UM INTERVALO

Em alguns casos você tem um espaçamento total e deseja distribuir cópias dentro deste intervalo. Para isso basta repetir o processo de cópia, porém quando for determinar o espaçamento coloque o valor total. Por exemplo, você quer que entre a primeira e a segunda cópia sejam inseridas 3 cópias.

Crie a segunda cópia na localização desejada, em seguida digite / (barra) mais o valor total das cópias, ou seja, a segunda cópia deve ser incluída na contagem, por exemplo, digite /4 e pressione enter.

criar-múltiplas-cópias

Muito simples, não?

Além de trabalhar o processo de cópias com a ferramenta Mover é possível criar cópias com a ferramenta Rotacionar.

MÚLTIPLAS CÓPIAS COM A FERRAMENTA ROTACIONAR

Com a ferramenta rotacionar você pode gerar cópias circulares, onde o processo é bem parecido com o utilizado na criação de cópias com a ferramenta mover.

criar-múltiplas-cópias

O processo é simples, mas devemos tomar o cuidado de determinar onde será o pivô de rotação, onde as cópias serão criadas ao redor dele. Selecione o objeto a ser copiado, ative a ferramenta rotacionar e clique no ponto de pivô. Após clicar mova o cursor do mouse na direção que deseja que a rotação seja iniciada e clique.

Após isso é só mover o cursor do mouse na direção desejada, pressionar Ctrl e digitar o valor do ângulo de rotação da primeira cópia, por exemplo 45, em seguida digite * (asterisco) e digite o valor da quantidade total de cópias e pressionar enter.

criar-múltiplas-cópias

 

Também é possível criar cópias em um intervalo, para isso basta repetir o processo clicando no ponto de pivô, movendo o mouse para o ponto onde você deseja que seja iniciada a rotação e criar a segunda cópia. Em seguida digite / (barra) e o número de cópias que deseja no intervalo, lembrando de incluir a segunda cópia na contagem.

criar-múltiplas-cópias

Simples, não é mesmo?

Agora você pode criar múltiplas cópias em seus modelos sem nenhum sacrifício, poupando um tempo valioso de seus projetos!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

6 Comentários

  1. Andreza
    18 de outubro de 2017 at 17:43 — Responder

    Parabéns pelo conhecimento dividido!
    Obrigada pela ajuda.

  2. CAROL
    9 de dezembro de 2017 at 13:15 — Responder

    Olá luis,

    Como faço o comando copiar nos no sketchup no MAC?

    • 9 de dezembro de 2017 at 14:21 — Responder

      Olá Carol,

      Teoricamente o processo seria o mesmo, não tive a oportunidade de usá-lo. O comando não funciona? Está exibindo alguma mensagem de erro?

      Um abraço!

      • carol
        11 de dezembro de 2017 at 14:20 — Responder

        Então luis,

        No MAC não é a mesma coisa…. Acabei descobrindo que na verdade ao invés de pressionar o botão CONTROL você deve pressionar o botão OPTION.

        Obrigada de qualquer forma!!

        • Letícia
          15 de agosto de 2018 at 16:55 — Responder

          Obrigada, Carol! Quebrei a cabeça mas com sua dica, consegui! 😉

  3. saint
    29 de maio de 2019 at 17:56 — Responder

    obrigado pelo seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *