AUTOCADPUBLICAÇÃO

Criar PDF com vários layouts

Criar PDF com vários layouts vai permitir que você consiga juntar todos os layouts do seu projeto em um único arquivo, deixando o seu processo de impressão muito mais organizado! Aprenda agora!

Sem dúvida um dos recursos mais eficientes do AutoCAD é o sistema de Layouts onde você pode organizar o seu projeto para impressão conforme a sua necessidade, separando uma folha para plantas, outra para cortes e por aí vai. Claro que tudo vai depender da sua necessidade e da sua organização.

criar-pdf-com-vários-layouts

Então vamos aprender a criar um único arquivo de PDF combinando todas as abas de layout do seu projeto.

CRIAR PDF COM VÁRIOS LAYOUTS

O processo é muito simples, porém pede alguns cuidados. A primeira coisa é que você já tenha todos os layouts que deseja converter em PDF criados e organizados. Além disso tome cuidado com a sequência dos layouts. Não importa se você numerou as folhas corretamente e não as colocou na sequência correta.

Caso alguma esteja fora de ordem o processo de organização é simples, basta clicar e manter o botão do mouse pressionado e arrastar para o local correto.

criar-pdf-com-vários-layouts

Depois de organizar os layouts certifique-se de que todos estão devidamente configurados, isso é, que o Setup de impressão esteja correto. Para isso você pode acessar cada layout e em sua respectiva aba clicar com o botão direito e selecionar a opção Page Setup.

criar-pdf-com-vários-layouts

Na janela Page Setup manager clique em Modify.

criar-pdf-com-vários-layouts

Na janela Page Setup, você deve fazer todas as configurações de impressão necessárias, inclusive qual o CTB será utilizado para impressão.

criar-pdf-com-vários-layouts

Não sabe configurar um layout para impressão? Recomendo que baixe o manual de impressão que eu disponibilizo aqui no site, nele você encontrará todas as etapas explicadas detalhadamente para imprimir o seu projeto. Clique no link abaixo:

MANUAL AUTOCAD – IMPRESSÃO E PLOTAGEM

Após efetuar a conferência, estamos prontos para providenciar a impressão. Vá até a aba Output e localize o painel Export DWF/PDF.

criar-pdf-com-vários-layouts

Aqui conseguimos controlar a saída do arquivo, onde podemos escolher as extensões DWFx, DWF e PDF que é a opção que precisamos.

criar-pdf-com-vários-layouts

Logo ao lado temos o campo que precisamos alterar, What to Export, que quer saber o que queremos exportar. Por padrão ele vem marcado como Export: Current Layout (Exportar: Layout atual). Mude para All Layouts.

criar-pdf-com-vários-layouts

Pronto. É só isso. Agora basta clicar no botão PDF Export.

criar-pdf-com-vários-layouts

Observe que a janela Save as PDF tem um painel lateral onde é possível fazer algumas configurações adicionais.

criar-pdf-com-vários-layouts

Lembrando que essas configurações são opcionais, uma vez que a conversão em PDF irá respeitar as configurações de cada layout, mesmo que sejam diferentes. Mas vamos conhecer as opções.

Em PDF Preset você pode controlar a qualidade do PDF. Parece bobagem mas caso você tenha alguma imagem renderizada no layout é possível configurar para obter uma melhor qualidade do PDF final.

criar-pdf-com-vários-layouts

Em Output Controls você pode incluir um selo/carimbo, mas como imagino que você já tenha inserido um carimbo diretamente nas folhas acredito que esta opção é desnecessária. Além do campo de seleção para um único layout ou todos.

criar-pdf-com-vários-layouts

Configuradas as personalizações, basta escolher o nome do arquivo e clicar em Save.

criar-pdf-com-vários-layouts

O processo costuma ser rápido, mas pode demorar mais ou menos em função da quantidade de layouts do seu projeto. Observe que o AutoCAD irá acessar rapidamente cada um deles, justamente para pegar as configurações individuais de cada um deles. Ao finalizar basta ir até a pasta onde salvou o PDF e abrir para conferir.

criar-pdf-com-vários-layouts

Ao abrir o arquivo observe que os layouts serão exibidos na sequência.

criar-pdf-com-vários-layouts

Observe que na aba lateral é possível visualizar todos os layouts no mesmo arquivo.

Esta ferramenta além de simples é indispensável para quando precisamos converter diversos layouts para impressão de uma única vez.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Edflávio Calavort
    12 de novembro de 2018 at 13:47 — Responder

    Boa tarde!
    Como utilizar CTB em vários Layouts?

    • 13 de novembro de 2018 at 13:30 — Responder

      Olá Edflávio,

      Basta configurar todos os layouts com o mesmo ctb, assim não precisa se preocupar na hora da impressão.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *