Criar peças no Revit

Criar peças no Revit oferece a possibilidade de “desmontar” elementos do seu projeto e trabalhá-los separadamente. Aprenda agora!

O que são peças no Revit?

No Revit, algumas famílias são compostas por camadas ou subelementos, porém, em alguns momentos precisamos trabalhar cada uma dessas “peças” separadamente.

criar-peças-no-revit

Para solucionar este problema o Revit nos oferece a ferramenta Criar peças, que nos permite tabelar, identificar, filtrar e uma série de outras possibilidades, onde cada peça é trabalhada de forma totalmente independente. Um excelente recurso para estas famílias mais complexas.

Mas em quais famílias eu posso fazer isso?

Basicamente podemos gerar peças a partir de elementos que trabalhem com um sistema de camadas, como: paredes, pisos, telhados, forros, etc. Estes elementos podem tanto fazer parte do projeto atual bem como de um projeto vinculado.

Falando assim pode parecer um processo complexo, mas é bem mais simples do que você imagina. Vamos conferir como usar este recurso e suas possibilidades.

Como criar peças no Revit

A ferramenta Criar peças esta disponível na aba Modificar, dentro do painel Criar.

criar-peças

Para exemplificar o uso da ferramenta Criar peças vou começar com uma parede com apenas três materiais: Gesso, concreto e tijolo.

criar-peças-no-revit

Primeiro vou criar uma parede de três metros de largura por três metros de altura, pois dessa forma fica fácil fazer qualquer conta de área e volume.

criar-peças-no-revit

Agora basta clicar na ferramenta Criar peças e clicar sobre a parede e pressionar Enter. Note que a parede que antes tinha a lateral cinza agora exibe as camadas separadamente.

criar-peças-no-revit

Observe que é possível selecionar cada uma das camadas da parede de forma independente.

criar-peças-no-revit

Alguns aspectos importantes. A partir de agora esta parede “ganhou” esta funcionalidade, porém a visibilidade dessas peças pode ser ligada ou desligada.

Como assim?

Na janela Propriedades (não precisa deixar a parede selecionada) temos um campo chamado Visibilidade de peças.

criar-peças-no-revit

Em Visibilidade de peças temos três opções:

  • Mostrar peças: as peças ficam visíveis.
  • Mostrar original: as peças são ocultas e vemos o objeto em sua forma original.
  • Mostrar ambos: vemos uma sobreposição das peças e do objeto original (acho ruim fica bem poluído).

Um aspecto interessante é que na vista em que transformamos o objeto em peças, a opção Mostrar peças é imediatamente ativada. Já nas demais vistas a configuração padrão é Mostrar original, ou seja, se quiser ver as peças em outra vista você terá que ativar esta opção.

Bom, agora que temos acesso a cada uma das peças da parede ao selecionar qualquer uma delas o painel de Propriedades passa a exibir informações independentes, que variam de acordo com a peça selecionada.

criar-peças-no-revit

Observe que não temos acesso ao campo Editar tipo, uma vez que temos apenas uma peça selecionada. Caso precise editar a parede você precisa alterar o modo Visibilidade de peças para Mostrar original.

criar-peças-no-revit

Sobre as informações que temos, boa tarde delas também esta bloqueada para edição (em cinza), uma vez que foram obtidas através da parede completa, mas é interessante conseguir analisar as informações de cada camada separadamente.

criar-peças-no-revit

Antes de nos aprofundarmos nestas opções, vamos aprender a realizar modificações nas peças.

Modificar peças no Revit

Ao selecionar qualquer uma das peças observe que temos acesso a aba Modificar | Peças, onde temos alguns campos interessantes. Não se preocupe com as opções em cinza, elas são ativadas dependendo do contexto.

criar-peças-no-revit

No painel Peça, em um primeiro momento, temos uma única opção habilitada, a Dividir peça. Clicando sobre entramos no modo croqui e temos acesso a aba Modificar | Divisão.

criar-peças-no-revit

A opção Editar croqui dá acesso a uma nova aba, a Modificar | Divisão > Editar croqui, onde temos acesso ao painel completo de desenho e outros recursos.

criar-peças-no-revit

Para testar este recurso imagine que na parede com revestimento em gesso eu tenha optado por usar placas de gesso, desta forma preciso representar estas placas. Como vou utilizar uma vista 3D o primeiro passo é definir corretamente o plano de trabalho clicando em Definir.

criar-peças-no-revit

Clicando sobre a face do revestimento de gesso já é possível visualizar a área de trabalho com um tracejado azul ao redor.

criar-peças-no-revit

Se não souber trabalhar com a ferramenta plano de trabalho, vou deixar o link de um artigo completo:

PLANO DE TRABALHO – REVIT

Antes de traçar as linhas, recomendo que altere a vista 3D de forma que fique alinhada a sua visualização, facilitando a etapa de divisão.

criar-peças-no-revit

Agora vou considerar que o revestimento gesso é configurado por placas de 1,00 x 1,00m. Para isso vou traçar linhas com este espaçamento. Um cuidado importante é que as linhas devem “transpassar” a face para que funcionem corretamente.

criar-peças-no-revit

Sim, também achei “esquisito” trabalhar assim, mas para que funcione corretamente este é o processo. Quando terminar clique em confirmar para finalizar o processo, lembrando que você precisa confirmar duas vezes (uma para cada aba de edição).

criar-peças-no-revit

A partir de agora cada peça é contabilizada individualmente.

criar-peças-no-revit

Outro aspecto é que agora temos outras opções disponíveis na aba Modificar | Peças. A começar pela opção Editar Divisão, que permite voltar ao modo de edição para alterar ou mesmo remover as linhas de divisão da parede.

criar-peças-no-revit

Caso você selecione mais de uma peça a opção Mesclar peças é habilitada, desta forma você consegue combinar uma ou mais peças para se tornarem um único elemento.

criar-peças-no-revit

Quando selecionamos um conjunto de peças mescladas a opção Editar peça mesclada é exibida.

criar-peças-no-revit

Ao clicar em Editar peça mesclada entramos na aba Modificar | Peça mesclada onde podemos adicionar ou remover peças da mescla, um recurso bem prático para edições rápidas.

criar-peças-no-revit

Para isso basta clicar nos botões adicionar ou remover, quando finalizar clique para finalizar.

Um outro recurso interessante é o de Excluir peças. Clicando sobre a peça e pressionando o botão excluir a peça é removida, porém se você passar o mouse no local onde a peça foi removida irá notar que é possível selecioná-la, de forma que ela está “invisível”.

Para restaurar uma peça excluída basta selecioná-la e clicar em Restaurar peça.

criar-peças-no-revit

Mas e esse botão redefinir forma? Porque você pulou ele?

Este botão está atrelado a outra funcionalidade da ferramenta Peças. Ao selecionar uma das peças (sejam peças “cortadas” ou uma peça inteira) na janela Propriedades temos uma opção chamada Mostrar manipuladores de forma. Observe que as alças de edição são exibidas.

criar-peças-no-revit

Agora é possível alterar a forma da peça, seja largura, altura ou mesmo espessura.

criar-peças-no-revit

Caso você não fique satisfeito, aí sim, podemos recorrer ao botão Redefinir forma para “resetar” a peça a sua forma original.

criar-peças-no-revit

Importante! A parede original não é afetada por estas alterações, porém as propriedades desta peça são imediatamente atualizadas. Inclusive um pouco abaixo temos um campo indicando A forma foi modificada com uma marcação para indicar que a peça não tem mais as medidas originais.

criar-peças-no-revit

Um outro recurso que é possível realizar em uma peça é alterar o material original. Para isso selecione a peça ou peças desejadas e na janela Propriedades desmarque a opção Material original. Observe que o campo inferior Material será habilitado. Depois é só selecionar o material desejado.

criar-peças-no-revit

Qual a vantagem de tantas opções de edição dessas peças?

Simples, o Revit permite que você quantifique essas peças, de forma independente ao objeto original. Vamos entender melhor este processo.

Como quantificar peças no Revit

A partir do momento em que um elemento como uma parede é convertido para o sistema de peças, podemos quantificar cada uma das peças separadamente. Vou continuar com minha parede como exemplo, onde eu dividi a peça gesso em mais peças e alterei o material de algumas para grama.

criar-peças-no-revit

Para criar uma tabela de peças você pode ir até a aba Vista e em Tabelas selecionar Tabela/quantidades ou no Navegador de projetos clicar com o botão direito em Tabela/quantidades e selecionar Nova Tabela/quantidades.

criar-peças-no-revit

Na janela Nova tabela selecione a opção Peças e clique em OK (Não se preocupe com o nome da tabela, ele pode ser personalizado posteriormente.

criar-peças-no-revit

Aqui o processo é o mesmo utilizado para qualquer tabela. Se você nunca fez uma tabela de quantitativos vou deixar o link de alguns artigos que podem ajudar:

TABELAS, DADOS E PARÂMETROS – REVIT

TABELA DE QUANTIDADES – REVIT

Voltando para a nossa tabela, ao clicarmos em OK, somos direcionados para a janela Propriedades da tabela, na aba Campos, onde podemos selecionar quais campos vamos usar para compor a nossa tabela de peças.

criar-peças-no-revit

Vou começar com os campos mais simples, no caso material, área e contagem.

criar-peças-no-revit

Agora vamos para a aba Classificar/Agrupar e vou selecionar por Material e desmarcar o campo Itemizar todas as instâncias.

criar-peças-no-revit

Pode clicar em Ok para finalizar e já teremos acesso a nossa tabela de quantidades.

criar-peças-no-revit

Observe que o único elemento do projeto é uma parede, porém temos além da peça de concreto e tijolo, as peças de Gesso e Grama, com suas respectivas quantidades. Você pode adicionar ou remover campos conforme sua necessidade, como por exemplo, adicionar largura e comprimento.

criar-peças-no-revit

Com isso temos um amplo leque de possibilidades para quantificar os diferentes tipos de peças que podemos gerar a partir de uma simples parede.

Conclusão

Com a ferramenta criar peças podemos trabalhar separadamente diferentes camadas de paredes, pisos, telhados e forros de uma forma muito mais versátil e flexível.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com peças ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Criar peças no Revit”

  1. Caro André, bom dia!
    Primeiramente, parabéns pelo EXCELENTE e vasto conteúdo que você traz! Dá para ver que cada detalhe de cada tutorial é minucionsamente pensado e feito com muito carinho. Desconheço outra plataforma de aprendizado que chegue aos pés da Qualificad!

    Minha dúvida é a seguinte: Durante o processo de projeto no Revit, qual seria a forma mais “correta” de se trabalhar com paredes e respectivos revestimentos durante as fases de projeto?

    Exemplificando minha dúvida:
    No revit temos a opção de já criar paredes com revestimentos em ambos os lados e alturas diferentes (não sei se é a opção mais correta, mas é muito trabalhosa quando temos diversas paredes e diversos revestimentos, e paredes alternando com estes revestimentos);

    Vi também o método de parede cebola (mitigamos o problema da primeira opção e conseguimos trabalhar com fases por revestimento. Porém, não creio ser a melhor opção devido a retrabalhos quando temos quando inserimos famílias hospedeiras ou temos que movimentar paredes);

    Vi o método de pintura mas que ignora totalmente a questão das fases.

    Meu objetivo de tudo isto é:
    Poder criar paredes de forma ágil, mas que também tenha liberdade de demolir e/ou “construir” revestimentos/pinturas nestas paredes através das fases e, claro, ter o quantitativo de tudo isto no final.

    Fico no aguardo de sua ajuda rsrs

    Grande abraço,

    Clóvis

    Responder
    • Clóvis,

      Obrigado pelo feedback!

      De verdade, é difícil uma resposta “consistente” porque uma pequena diferença de fluxo de trabalho já é o suficiente para comprometer qualquer estratégia. A mais conhecida é a parede cebola, mas tem seus contras. Nas versões mais recentes do Revit é possível ocultar a visibilidade das camadas e manter apenas a de núcleo visível, mas não tem jeito. Cada caso é um caso.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário