Planos de trabalho são gerados automaticamente na maioria das vistas ou podem ser personalizados. Este é um recurso fundamental durante o desenvolvimento do seu projeto, principalmente se pretende criar suas próprias famílias!
Para quem está acostumado com o AutoCAD, temos aquele grid de linhas cinzas no fundo da tela, deixando bem claro onde está o nosso plano de trabalho. Já no Revit isso não fica tão explicito assim.
Para visualizar o plano de trabalho, vá até a aba Arquitetura e no painel Plano de trabalho clique em Exibir.
Vou usar uma vista Planta de piso como exemplo. Observe que o plano de trabalho da vista é imediatamente exibido.
Importante lembrar que quando você pode para exibir o plano de trabalho, isso só acontece na vista atual, nas demais vistas ele permanece oculto.
Se você selecionar o plano de trabalho, nas Propriedades é possível editar o padrão de espaçamento dos eixos, desta forma, você pode usar a malha e desenhar com o padrão de espaçamento que preferir.
Agora vamos repetir o processo em uma vista 3D.
Observe que o plano de trabalho está posicionado embaixo da cada, como se fosse o seu piso. Neste caso ele está alinhado ao Nível 1 do projeto (em um arquivo Projeto) ou ao Nível de referência (em arquivo de família).
Em um projeto, o plano de trabalho geralmente já esta devidamente configurado da maneira mais recomendada para a respectiva vista. Já em um arquivo de uma família isso é quase impossível, uma vez que é necessário ficar constantemente modificando o plano de trabalho para que seja possível obter o resultado desejado.
Um outro detalhe importante é que ao criar uma família, você precisa modificar o plano de trabalho para que a mesma seja inserida corretamente, por exemplo uma prateleira, um lustre, etc.
Como exemplo, vamos imaginar que você quer inserir o número da casa na parede da casa. Utilizando a ferramenta Texto do modelo, vou colocar um número qualquer e tentar inserir o número na casa.
Observe que ao tentar inserir o número na parede ele fica “deitado” ou seja, o Revit está tentando colocar o número sobre o plano de trabalho, que na vista 3D está posicionado em relação ao Nível 1, ou seja, no chão.
Para resolver este problema na vista 3D, será necessário alterar o plano de trabalho. Para modificar um plano de trabalho você deve ir até a aba Arquitetura e no painel Plano de trabalho e clicar em Definir.
Será exibida a janela Plano de trabalho. Observe que na tela será exibida a localização atual do plano de trabalho.
No primeiro campo é exibido o nome do plano de trabalho que esta configurado no momento. Mas o que nos interessa é o campo Especificar um novo plano de trabalho.
Observe que temos três opções para definir o plano, sendo:
- Nome
- Selecionar um plano
- Selecionar uma linha e usar o plano de trabalho em que foi desenhada.
Na opção Nome você pode escolher entre Níveis, eixos ou planos de referência.
A opção Planos de referência é o grande ponto aqui, onde você pode criar planos diferenciados de acordo com a sua necessidade. Importante lembrar que apenas planos de referência com nome irão aparecer na lista.
Não sabe como trabalhar com planos de referência? Calma, confira a publicação que já fiz sobre isso:
Já na opção Selecionar um plano, você pode, diretamente na área de trabalho, escolher onde o plano vai ser posicionado. É possível selecionar qualquer plano que possa ser dimensionado, por exemplo, faces, faces de arquivos vinculados, faces de extrusões, níveis, eixos e planos de referência.
Por fim temos a opção Selecionar uma linha e usar o plano de trabalho em que foi desenhada, que cria um plano de trabalho coplanar a linha que você selecionar no seu projeto. Particularmente não encontrei grandes utilidades para esta última opção.
Um outro recurso muito interessante é a possibilidade de ter uma visão perpendicular em relação ao plano de trabalho. Para isso basta ir a aba Plano de trabalho e clicar em Visualizador.
Vou criar um plano de trabalho em um telhado e ativar a ferramenta para permitir uma melhor entendimento.
A janela Visualizador do plano de trabalho exibe uma vista perpendicular em relação ao plano de trabalho atual, facilitando o entendimento do plano e inclusive facilitando o posicionamento de famílias e outros elementos.
Certo mas como eu uso isso esse tal plano de trabalho?
O processo é simples, mas a primeira coisa que você deve fazer é entender qual opção resolve melhor a sua necessidade.
Vamos considerar que você quer colocar o número da casa em uma fachada. A primeira coisa é escolher qual a melhor vista para realizar este procedimento.
Particularmente não recomendo a vista 3D, uma vez que esta vista tem uma função de conferência do modelo, e em raros casos para modelagem.
Vou trabalhar com a elevação Sul, porém observe que temos duas paredes, ou seja, dois planos de trabalho para a colocação do número da casa.
Na elevação sul vou até a aba Arquitetura e no painel Plano de trabalho vou clicar em Definir.
Será exibida a janela Plano de trabalho. Neste caso eu não tenho nenhum plano de trabalho existente que eu possa utilizar, então vou recorrer a opção Selecionar um plano e clicar em Ok.
Agora basta passar o cursor do mouse sobre a face que você deseja aplicar o plano de trabalho. Assim que ela ficar com a borda em azul, basta clicar.
Certo, mas como eu faço pra saber se deu certo?
É simples, no painel Plano de trabalho clique em Exibir.
Com isso o plano de trabalho será exibido na área em que você definiu.
Agora é só trabalhar no seu novo plano de trabalho normalmente.
Uma outra dica é que a partir do momento em que você tem um novo plano de trabalho é possível alinhar a visualização em relação a este plano. Vou utilizar um plano de trabalho alinhado a uma das águas do telhado para demonstrar.
Com o plano de trabalho definido você deve ir até o Viewcube e clicar com o botão direito e escolher a opção Orientar para um plano.
Clicando em Orientar para um plano, será exibida a janela Selecionar o plano de orientação. No meu caso, como criei o plano clicando sobre um telhado, dentro do campo Nome será exibido Telhado básico: Genérico 125mm. Observe que o telhado também está selecionado.
Clicando em ok a vista é imediatamente orientada de forma perpendicular ao plano.
Pronto! Agora sempre que você precisar você pode alterar o plano de trabalho do seu projeto!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Acho que toda vez que você fala PERPENDICULAR, quer dizer PARALELO.
Perpendicular: que cai sobre um plano formando ângulo reto, a 90º do plano;
Paralelo: duas superfícies que se conservam a igual distância uma da outra.
Olá Paulo,
Entendi sua percepção, mas o observador está perpendicular ao plano de trabalho, então eu entendo que o correto é perpendicular mesmo. Mas obrigado por sua observação.
Um abraço!
Criei um plano de referência no Revit, mas gostaria de excluir pois gostaria de usar o mesmo nome, como faço?
Olá Merian,
Não está dando certo apenas deletar?
Um abraço!