Criar um perfil de varredura personalizado vai ampliar seu leque de possibilidades para a criação de rodapés, sancas, calhas, guarda-corpos e diversas outras aplicações no Revit! Aprenda agora!
De início, vamos esclarecer alguns pontos, sendo o primeiro o que é um perfil? Perfil é uma representação bidimensional (2D) que podemos aplicar uma extrusão.
Mas o que é uma extrusão?
É quando convertemos este perfil bidimensional (2D) em um objeto tridimensional (3D) ao longo de um caminho, preservando a sua forma original por toda a sua extensão. Por exemplo uma calha em um telhado.
O Revit já tem algumas famílias de perfis, mas em algum momento do seu projeto você vai precisar de um rodapé, sanca ou corrimão personalizado, então como fazer?
É justamente isso que vamos aprender agora!
CRIAR PERFIL PERSONALIZADO
Assim como qualquer elemento do Revit, um perfil é uma família então precisamos criar uma família adequada. Vá até o Menu de aplicação (R azul), clique em Novo e selecione Família.
No navegador, localize o arquivo Perfil métrico.
Após abrir, observe que a interface do programa muda, a interface para a criação de uma família é bem diferente da que estamos acostumados, principalmente o menu Ribbon.
Agora vamos aos primeiros ajustes. É muito normal se utilizar diferentes tipos de unidades de acordo com o tipo de família, por exemplo, para a criação de um perfil, que geralmente é um elemento muito pequeno (em comparação a uma casa, por exemplo) recomendo que trabalhe em milímetros, isso facilitará a modelagem.
Mas isso não vai dar erro quando eu inserir no meu projeto em metros??
Não, não vai. Pode ficar tranquilo, o Revit consegue interpretar muito bem as diferenças de unidade sem alterar as dimensões reais dos objetos. como exemplo, vamos utilizar o perfil de uma calha.
Para quem está acostumado a trabalhar no AutoCAD, aqui vai ser super tranquilo. Como um perfil é um elemento 2D, vamos precisar trabalhar com linhas, círculos, arcos etc. ferramentas bem básicas. Para acessar essas ferramentas você deve ir à aba Criar e no painel Detalhe clicar em Linha.
Após clicar no botão Linhas observe que você foi direcionado para a aba Modificar|Colocar Linhas e agora você tem acesso a todas as ferramentas de que precisa.
Acho que não será necessário explicar muita coisa sobre as ferramentas, onde você tem o painel Desenhar para criar as formas e o painel Modificar para editar as formas criadas.
O desenho de um perfil tem algumas regras simples, onde é necessário que o seu perfil seja perfeitamente fechado, sem linhas sobrepostas e que as linhas não tenham intersecções (transpasses).
Você até consegue salvar a família que tenha esses problemas, porém quando for utilizá-la em seu projeto o Revit irá exibir uma mensagem de erro.
Dependendo do perfil que você for desenhar isso pode levar um certo tempo (assim como levaria no AutoCAD), para agilizar o processo, podemos recorrer a duas opções:
- Desenhar o perfil em cima de uma imagem.
- Desenhar o perfil em cima de um arquivo DWG.
DESENHAR UM PERFIL EM CIMA UMA IMAGEM
Para facilitar o seu trabalho, você pode importar uma imagem para o Revit e desenhar por cima. Este processo não tem muita precisão, porém dá um pouco mais de velocidade para o desenho.
Para importar a imagem vá até a aba Inserir, painel Importar e clique em Imagem.
Antes mesmo de procurar a imagem você receberá um alerta.
O que acontece é o seguinte: apesar da imagem não aparecer, o Revit “contabiliza” a imagem, ou seja, se a imagem tiver 10 mb, os mesmos serão acrescentados ao seu arquivo, porém não aparecerão. Então a melhor coisa a se fazer é assim que finalizar o desenho por cima da imagem, deletar a imagem. Pode clicar em fechar.
Localize a imagem desejada e clique em Abrir.
Clique em qualquer lugar da tela para inserir a imagem. Não se preocupe com o seu tamanho, vamos corrigir isso.
Agora precisamos redimensionar a imagem. Selecione a imagem e vá até a aba Modificar|Imagens Raster e no painel Modificar clique em Escala.
O processo é bem simples. Escolha uma linha como referência (você precisar saber o tamanho real desta linha). Clique onde a linha começa e depois clique onde a linha termina, em seguida digite o tamanho desejado para a linha.
Corrigido o tamanho basta desenhar por cima da imagem. Lembrando que você não vai conseguir uma precisão muito fiel, em função da qualidade da imagem, distorções, etc. Portanto o recomendado é que mesmo com uma imagem de referência, você saiba as dimensões reais do objeto na qual esta desenhando.
A primeira coisa que recomendo fazer é fixar a imagem no local, evitando que a mesma seja movimentada acidentalmente durante a modelagem. Selecione a imagem e na aba Modificar|Imagens Raster, localize no painel modificar a ferramenta Fixar. Basta clicar sobre a ferramenta que um “alfinete” é colocado na imagem.
Quanto à etapa de elaborar o desenho, não há muitas dicas para passar, é mão na massa mesmo!
Ao finalizar não esqueça de deletar a imagem, mas antes disso remova o alfinete, clicando sobre o mesmo.
Agora vamos ao posicionamento da imagem. Você deve ter notado que ao abrir o arquivo nos deparamos com dois planos de referência cruzados, sendo que a intersecção dos pontos corresponde a coordenada zero.
Não entendi nada, o que isso quer dizer?
Simples, a ideia não é que a calha fique encostada no telhado? Então, para que isso aconteça você deve posicionar o seu desenho alinhado em relação ao encontro das duas linhas, isso vai te poupar o trabalho de ficar reposicionando a calha (ou o objeto que você desenhar) no seu projeto. Posicione da maneira que for mais conveniente para o seu projeto.
O processo é bem simples. Selecione todos os objetos que compõem o seu desenho e na aba Modificar|Linhas clique na ferramenta Mover.
Agora é só posicionar corretamente.
Uma dica importante. Ao finalizar já é possível carregar este perfil no seu projeto para que ele seja usado, porém nunca esqueça de salvá-lo antes de fazer isso.
Mas por que? Faz alguma diferença?
Faz, e muita! A partir do momento que o perfil é carregado o Revit usa o nome do arquivo do perfil, ou seja, ao invés de procurar por um nome mais objetivo, você terá o nome Família1. E seu projeto começa a ficar um caos! Então, agora que você finalizou o desenho, vá até o Menu de Aplicação (R Azul) clique em Salvar como e selecione Família.
Agora vamos à segunda opção, importar um arquivo do AutoCAD e desenhar por cima.
DESENHAR UM PERFIL EM CIMA UM ARQUIVO DWG
O Revit interpreta arquivos dwg muito bem, identificando linhas e outras entidades geométricas, além do desenho ficar muito preciso. Para importar a imagem vá até a aba Inserir, painel Importar e clique em Importar CAD.
No navegador localize o arquivo e antes de clicar observe que existem algumas opções que podem ser configuradas na parte inferior.
Vou dar um breve resumo das configurações:
- Cores: Como no AutoCAD temos uma tela preta e no Revit uma branca, é possível preservar, inverter ou deixar as cores em preto e branco.
- Camadas/Níveis: Você pode definir se vai importar todas as camadas ou somente as camadas desejadas.
- Unidade de importação: Recomendo que não deixe como Autodetectar, indique a unidade que você está trabalhando (metro, centímetro, etc).
- Posicionamento: Também recomendo cuidado, já que o Revit ira alinhas a coordenada absoluta do AutoCAD em relação a coordenada absoluta do Revit (a intersecção dos planos de referência). Eu costumo usar a opção Manual origem e defino manualmente o lugar em que desejo posicionar o desenho
- Colocar em: Como estamos em uma família bidimensional não há o que editar aqui.
Resumindo, não esqueça de inserir a unidade de importação e alterar o posicionamento para Manual-Origem. Ao finalizar, pode clicar em Abrir.
Para inserir o desenho você pode clicar no lugar da tela que desejar.
Agora você pode utilizar as ferramentas de desenho e desenhar por cima do arquivo importado. Neste caso vou sugerir que utilize a ferramenta Selecionar linhas.
Esta ferramenta permite que ao clicar em uma linha do arquivo importado, seja criada uma linha correspondente no Revit, agilizando muito o trabalho.
Não esqueça de excluir o arquivo importado do AutoCAD.
Outra opção é que quando inserirmos um arquivo DWG, o mesmo vem de forma similar a um Xref, porém é possível explodir o arquivo fazendo com que o Revit reconheça todas as linhas.
Para isso selecione o arquivo importado e na aba Modificar|Importações nas famílias, basta clicar no botão Explodir.
Agora todas as linhas fazem parte do projeto. Caso exista alguma linha indesejada, basta excluir. Não esqueça de posicionar corretamente e salvar a família.
Pronto! Agora é só carregar no seu projeto e usar!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
excelente apresentação
Bom dia. Muito bom.
Gostaria de saber o que é necessário para adicionar diferentes detalhes, como por exemplo variáveis tipos de profundidades ou larguras dentro do mesmo perfil.
Olá Bruno,
Então, ele segue o princípio de uma extrusão. Mesmo formato do começo ao fim.
Um abraço