SKETCHUP & VRAY

Criar topografia com dwg – Sketchup

Criar topografia com dwg no sketchup é um recurso extremamente simples mas que nem todo profissional sabe como fazer. Aprenda agora!

Se você tem um arquivo em DWG do levantamento planialtimétrico (Topografia) e precisa gerar o terreno no Sketchup, o processo é simples, mas é preciso alguns cuidados, principalmente com o arquivo DWG. Vamos entender todas estas etapas.

A primeira coisa a se fazer é analisar como está o seu arquivo em dwg. Geralmente nos deparamos com duas situações, sendo a primeira onde o arquivo está com todas as suas curvas de nível nas suas alturas correspondentes, ou seja, em 3D. A outra é quando o arquivo está achatado, que é a mais problemática. Mas como eu confiro isso?

Para conferir, abra o seu arquivo no AutoCAD e com o comando Orbit (Mantenha Shift e o botão de rolagem do mouse pressionado e movimente o mouse) girar o projeto para conferir. Você terá dois possíveis resultados onde ou o arquivo estará em 3D:

Ou o arquivo estará em “achatado” onde sua topografia não terá nenhuma altura:

Meu arquivo está achatado e agora?

CORRIGINDO CURVAS DE NÍVEL “ACHATADAS” NO ARQUIVO DWG

A primeira coisa é identificar qual o desnível que temos de uma cota de nível para a outra. No arquivo de exemplo, trata-se de um terreno residencial e o levantamento tem intervalos de meio metro (0,50).

criar-topografia-com-dwg

Com isso identificado precisamos posicionar as linhas nas alturas corretas. Agora verifique se são lines ou polylines, para isso basta selecionar a linha e ir até a aba de Properties (para exibi-la, mantenha Ctrl pressionado e aperte a tecla 1).

criar-topografia-com-dwg

Se forem polylines, mais fácil, menos coisa para selecionar, se forem linhas ou você transforma em polylines ou vai ter que “catar milho” para selecionar tudo. Já fizemos uma publicação sobre como resolver isso.

Converter line em polyline

Agora você vai ter que tomar um pouco de cuidado. Vamos considerar que a curva de nível 0,00 ficará onde está, logo a curva de nível 0,50 deverá ficar na altura 0,50 e a cota 1,00 na altura 1,00 e assim por diante. Para efetuar esta correção você deve selecionar toda a polyline (ou todas linhas) correspondente a esta curva de nível e ir até a janela Properties.

No campo Elevation você deve colocar a altura correspondente a da cota de nível.

criar-topografia-com-dwg

O processo deve ser repetido em todas as curvas de nível. Ao finalizar, você pode usar o comando orbit para conferir o resultado.

criar-topografia-com-dwg

Agora que o arquivo está corrigido podemos voltar ao Sketchup.

INSERINDO ARQUIVO DWG NO SKETCHUP

Para inserir o Arquivo no Sketchup basta ir até a aba Arquivo e localizar a opção Importar.

criar-topografia

Ao clicar na opção Importar será exibida uma janela onde você deve localizar o seu arquivo, porém tome cuidado de conferir a extensão do arquivo, para isso clique na janela ao lado do campo Nome e altere para Arquivos AutoCAD.

criar-topografia

Após localizar o arquivo basta clicar em Importar. Dependendo do tamanho do arquivo pode demorar e inclusive “dar uma travada”, já que a complexidade do terreno a ser gerado deve ser levada em consideração.

Será exibida uma janela mostrando o resultado da importação dando alguns detalhes do que foi importado. Ao clicar em Fechar a importação será concluída.

criar-topografia

Agora você já pode visualizar a topografia dentro do Sketchup.

criar-topografia

Agora precisamos ativar uma caixa de ferramentas para convertermos esse amontoado de linhas em um terreno. Vá até o painel Visualizar e clique em Barra de ferramentas.

criar-topografia

Na janela Barras de Ferramentas ative a opção Caixa de areia.

criar-topografia

Observe que foi incluída um novo painel com o nome de Caixa de areia. Aqui você encontra as ferramentas necessárias para converter as linhas em uma topografia. Para a criação do terreno vamos nos concentrar na primeira ferramenta, A partir de contornos.

criar-topografia

Se você clicar na ferramenta será exibida uma mensagem: Antes de utilizar esta ferramenta, primeiro você deve selecionar os contornos que deseja usar para criar a caixa de areia.

criar-topografia

Ou seja, você tem que primeiro selecionar as linhas e depois clicar na ferramenta A partir de contornos. Porém mesmo selecionando o terreno a mensagem volta a aparecer. Isso acontece porque o terreno quando é importado ele vem como um Componente. Para converter em linhas novamente selecione o terreno, clique com o botão direito e selecione a opção Desassociar.

criar-topografia

Pronto! Agora você só terá que tomar cuidado para se certificar de selecionar todas as linhas antes de clicar na ferramenta A partir de contornos.

criar-topografia

Um detalhe a ser observado é que o terreno é uma geometria a parte, onde as linhas não são mais necessárias. você pode inclusive excluí-las.

criar-topografia

Pronto! Agora você tem um terreno prontinho para ser trabalhado, onde você pode aplicar texturas e colocar uma vegetação para que seu projeto fique cada vez mais real.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

18 Comentários

  1. Hayden Campos
    23 de agosto de 2017 at 17:49 — Responder

    Muito bem explicado, obrigado e parabéns!

  2. Rayanne
    12 de setembro de 2017 at 00:22 — Responder

    Post maravilhoso, muito melhor que vídeo aula! Obrigado!!

  3. Roberto Cardoso
    27 de setembro de 2017 at 16:02 — Responder

    Ótima explicação!! Parabéns!!

  4. Ju Maya
    31 de outubro de 2017 at 14:33 — Responder

    E quando esse terreno tem ruas, como modelar o sistema viario junto seguindo a topografia?

    • 1 de novembro de 2017 at 08:25 — Responder

      Olá Ju,

      Nesse caso temos muitas variáveis, como ruas retas, inclinadas, em curvas. Estou levantando um material para fazer uma publicação a respeito em breve.

      Um abraço!

  5. Paulo Fernandes
    21 de dezembro de 2017 at 09:17 — Responder

    Muito boa didática. Simples, direto e fácil. Parabéns

  6. Brauna
    2 de janeiro de 2018 at 08:55 — Responder

    Sempre que me deparo com o desconhecido no autocad, é aqui que encontro a luz. Obrigado.

  7. Isabel Fernandes
    7 de fevereiro de 2018 at 21:51 — Responder

    Achei super didatica sua explicação. Mas no meu caso fiquei com duvidas. Ainda no arquivo de cad cada linha recebeu uma altura. No meu levantamento cada linha tem pelo menos 3 alturas: uma em cada lateral e a terceira aleatória (variando de posição) no terreno. Neste caso qual seria a altura determinante? desde já agradeço o esclarecimento. Abs Isabel

    • 13 de fevereiro de 2018 at 11:33 — Responder

      Olá Isabel,

      Então,

      Se for um levantamento planialtimétrico, as linhas deveriam ter cada uma sua respectiva altura. Pode ser que este seu arquivo esteja usando um outro tipo de levantamento, apensar de que contanto que você tenha as curvas o Sketchup consegue gerar a superfície através da composição de todas elas. Você tentou usar esse arquivo mesmo assim?

      Um abraço!

  8. Thais
    17 de agosto de 2018 at 17:40 — Responder

    Deu muito certo aqui! Mas eu gostaria de saber como “colar” uma planta de um loteamento no terreno seguindo a irregularidade da topografia do terreno. Alguém pode me ajudar?

    • 23 de agosto de 2018 at 09:51 — Responder

      Olá Thaís.

      Isso vai depender da configuração do seu arquivo de topografia. É necessário que ele tenha as coordenadas no eixo “Z”, ou seja, o próprio arquivo deve conter as informações de altura, se ele estiver “achatado” você terá que fazer isso manualmente.

      Um abraço!

  9. 11 de novembro de 2018 at 20:35 — Responder

    muito bem explicado, parabens… abç e obrigado

  10. fernanda
    20 de março de 2019 at 15:28 — Responder

    quando clico com botao para abrir propriedades da poliline nao ha opção elevation

    • 25 de março de 2019 at 21:01 — Responder

      Olá Fernanda,

      Você esta com apenas a polyline seleciona ou mais algum objeto? Mais de um objeto pode dar conflito.

      Um abraço!

  11. mirella
    28 de março de 2019 at 15:32 — Responder

    Oi Luis, tudo bem? Consegui fazer tudo certinho, porém na parte do comando orbit,meu desenho não aparece como o gif ( as alturas certinho, formando o terreno mesmo).
    Acrescentei as alturas, todos os dados estão certo.
    O que pode ser? Ele aparece apenas as linhas das curvas de níveis, porém sem o terreno formado.

    • 29 de março de 2019 at 14:20 — Responder

      Olá Mirella,

      Acho que já conversamos via whatsapp.

      Um abraço!

  12. Henrique
    25 de maio de 2019 at 12:25 — Responder

    Deu tudo certo com a explicação!! Otima didática e direto ao ponto. Tenho uma duvida…meu terreno é cercado por um muro e ruas, como faço fazer a rua e o muro inclinado junto com o perfil do terreno?

    • 7 de junho de 2019 at 17:12 — Responder

      Olá Henrique,

      Acho que vocÊ pode utilizar a ferramenta siga-me.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *