AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Crie polylines com espessura

Crie polylines com espessura e consiga destacar partes importantes do seu projeto! E o mais importante, você não precisa ativar o lineweight para visualizar a espessura da linha! Aprenda agora!

Em determinados momentos você precisa criar uma linha ou algum elemento que precisa de um maior destaque no seu projeto. A primeira coisa que vem na cabeça é usar uma linha com uma espessura maior, porém, criar uma camada ou alterar a linewight (espessura) nas propriedades da linha acaba não sendo tão eficiente e dependendo do caso toma muito tempo.

Para solucionar este problema você pode usar um recurso que esta dentro do comando polyline, o width.

Temos duas maneiras de ativar este recurso: já criar a polyline com espessura ou alterar as propriedades da polyline existente. Vamos entender como os dois processos são realizados.

CRIAR ESPESSURA EM UMA POLYLINE

Acesse a aba Draw e clique no botão Polyline (ou digite o atalho PL e pressione enter). Observe que na linha de comando é solicitado que você dê o primeiro clique.

criar-polylines-com-espessura

Clique no local desejado e antes de efetuar o segundo clique observe novamente a linha de comando. Além de estar sendo solicitado que você dê o segundo clique temos algumas opções disponíveis. A opção que nos interessa é a Halwidth.

criar-polylines-com-espessura

Clique na opção Halfwidth e serão feitas duas perguntas: Specify starting haf-width (Especifique a largura inicial) e depois Specify ending haf-width (Especifique a largura final).

criar-polylines-com-espessura

O que eu devo fazer aqui?

Após clicar na opção Halfwidth você deverá indicar qual a espessura inicial e qual a espessura final da polyline, como exemplo, irei colocar os valores a seguir:

  • Specify starting haf-width (Especifique a largura inicial): 0.3
  • Specify ending haf-width (Especifique a largura final): 0.1

Dependendo da unidade de medida que estiver trabalhando você terá que usar valores maiores ou menores para conseguir observar o resultado, no exemplo vou criar uma linha com 3 de comprimento, considerando que estou interpretando que esta linha tem 3 (três) metros.

criar-polylines-com-espessura

Geralmente eu utilizo os valores iguais para a polyline ficar com uma espessura constante. Por exemplo, uma linha com o mesmo tamanho utilizando os valores minimum: 0,2 e maximum: 0,2.

criar-polylines-com-espessura

Alguns detalhes a serem observados:

  • A linha não virou um “retângulo” preenchido de branco (ou a cor que você utilizar na polyline) e sim ganhou o “aspecto” mais grosso.
  • O valor digitado de 0,2 deve ser considerado como um “raio” sendo que é contado a partir do centro da linha até uma de suas extremidades, ou seja, visualmente sua linha esta com 0,4 de espessura total.
  • Quando a linha é selecionada, é possível visualizar os grips (quadradinhos azuis) mostrando a forma original da linha, sendo assim, podemos perceber que o aspecto de linha “grossa” é apenas visual e não geométrico.

criar-polylines-com-espessura

GERAR ESPESSURA EM UMA POLYLINE EXISTENTE

Outra maneira de trabalhar a espessura é primeiro criar a polyline e depois alterar sua espessura.

Como faço isso?

Simples, selecione a polyline e acesse o paleta de propriedades, que esta localizado na aba Home, dentro do painel Properties, clique na setinha no canto inferior direito do painel (ou mantenha pressionado ctrl e pressione 1).

criar-polylines-com-espessura

Com a polyline selecionada, observe dentro da paleta de properties e localize o campo Geometry. Os campos que devem ser alterados são Start Segment Width (Espessura do segmento inicial), End Segment Width (Espessura do segmento final) e Global Width (Espessura global).

criar-polylines-com-espessura

O que cada um faz? Vamos analisar:

  • Start Segment Width: Insira o valor da espessura que você quer que fique no início.
  • End Segment Width: Insira o valor da espessura que você quer que fique no final.
  • Global Width: Insira o valor da espessura padrão, ou seja, a linha se iniciará e terminará com a mesma espessura.

criar-polylines-com-espessura

Um detalhe importante é que o valor colocado em qualquer um dos campos deverá ser considerado como um diâmetro. Pois aqui a o AutoCAD entende como o valor total da espessura.

criar-polylines-com-espessura

Prático não é mesmo? Eu utilizo muito este recurso para evidenciar alguns pontos dos projetos em que eu trabalho.

Gostaram? Acompanhem o site para novidades e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

11 Comentários

  1. 21 de junho de 2017 at 13:06 — Responder

    Olá
    Estou com a versão 2018 do cad e o comando polyline já está com espessura quando aciono. Gostaria que ela seguisse a espessura do layer e se caso eu queira uma espessura eu altero. No momento toda vez tenho que desenhar e após alterar para ficar com espessura “0”. Como faço para que o comando desenhe uma linha sem espessura inicialmente?
    Desde já agradeço
    P.S Sou iniciante no Cad. Comprei um curso e estou aprendendo sozinha.

    • 23 de junho de 2017 at 09:07 — Responder

      Olá Arlene,

      Isso ocorre em um único arquivo ou em todos? Se for um único arquivo copie todo conteúdo e cole em um arquivo novo. Pode ter alguma variável de sistema ativada gerando esse problema.

      Um abraço!

    • Herber
      6 de outubro de 2017 at 14:27 — Responder

      Arllene, boa tarde. Isso está acontecendo porque tem algum valor definindo a espessura da poli linha. Para modificar isso ative o comando PLINE, depois que entrar no comando tecle mais uma vez ENTER e escolha a opção W (Width), em seguida defina o valor como “0”. Pronto!! quando você fizer qualquer poli linha ela sairá normal. Um abraço!!!!!

  2. teotónio
    14 de agosto de 2017 at 06:47 — Responder

    bom dia, Sou o Teotónio Júnior.

    Eu estou a utilizar o cad 2017 foi instalado agora. Estou aprender sozinho. Tenho uma duvida, qndo eu activo os comandos LINI E POLYLINE as medidas desejadas elas nao sao activadas. o que posso fazer?

    • 14 de agosto de 2017 at 09:02 — Responder

      Olá Tenório,

      Poderia dar mais detalhes do erro? Da alguma mensagem? qual unidade você está trabalhando? Pergunto isso pq o AutoCAD é configurado por padrão em milímetros então se fizer uma linha de 1 metro ela ficara beeem pequena, sendo necessário dar zoom para aproximar.

      Um abraço!

  3. Bruno Souza
    3 de abril de 2018 at 16:39 — Responder

    Olá boa tarde.

    Tem alguma forma de eu deixar o half-width ativo, sem precisar alterar toda vez que faço uma nova polilinha?

    No caso queria deixar padrão polilinha com 0.3 em starting e 0 ending;

    Consigo fazer isso?

    • 5 de abril de 2018 at 10:56 — Responder

      Olá Bruno,

      Uma vez que você configure essa informação o AutoCAD memoriza ela para este arquivo. Se quiser que ela fique padrão, você tem que criar um template com esta configuração, assim não precisará ficar ajustando sempre que necessário.

      Um abraço!

  4. Gustavo
    22 de maio de 2018 at 20:43 — Responder

    Olá Luis.

    Estou trabalhando com espessuras em polilinhas. Quando vou plotar o desenho, a espessura é representada apenas com as bordas externas da espessura, o miolo não é “impresso”, fica branco, vazio…
    Como faço para que a impressão fique totalmente preenchida?

    Grato,
    Gustavo

    • 23 de maio de 2018 at 09:26 — Responder

      Olá Gustavo,

      Que estranho, isso geralmente acontece na tela quando o modo de exibição não está como 2dwireframe. De uma conferida nisso. Se o problema persistir me envie o arquivo para que eu possa dar uma olhada.

      Um abraço!

  5. Carlos
    15 de junho de 2018 at 15:10 — Responder

    Boa tarde,

    Fiz o que o tutorial mandava, mas as minhas linhas ficam com o mesmo tamanho até certo valor, depois que eu exagero por exemplo “100000”, que ela muda novamente. Fiz algo errado??

    • 21 de junho de 2018 at 10:45 — Responder

      Olá Carlos,

      Qual unidade de medida você trabalha e qual a unidade de medida do seu arquivo? Não me lembro de ter visto problema similar com este comando.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *