Desenhar com precisão usando o Snap Mode é um recurso que garante que em nenhum momento seu projeto irá ficar com números quebrados, garantindo uma maior precisão e evitando que você perca tempo medidas milesimais.
O comando snap mode é muito famoso por ser um problema quando ativamos esta função por acidente. Este recurso faz com que o o cursor do mouse fique associado ao Grid que é exibido na tela (malha cinza), impedindo que você clique fora da área de intersecção do Grid.
O problema é maior quando seu projeto é desenhado na unidade metros. Simplesmente porque o Template acadiso.dwt (modelo métrico) é configurado para que o espaçamento do Grid seja de 10 unidades, o que equivale a 10 metros!
Por este motivo esta ferramenta quase não é utilizada, mas se você configurá-la corretamente é possível obter uma precisão impecável para o seu projeto. Mas antes, vamos entender como o AutoCAD trabalha com unidades.
UNIDADE X PRECISÃO
Para projetos de construção civil (Arquitetura, Engenharia, Design de interiores), o mais comum é trabalhar com metros e mais duas casas decimais. Mais unidades podem ser um problema, gerando números quebrados imensos e horríveis de corrigir. Por exemplo quando você copia um objeto e posiciona a cópia em um lugar qualquer.
Para você é um lugar qualquer, mas para o AutoCAD o objeto copiado tem uma localização muito precisa. Quando você usa o comando Distance, para conferir uma dimensão, repare que a cota temporária tem 4 (quatro) casas decimais.
Mas eu configurei minhas cotas para ter apenas duas casas decimais! Como que no comando Distance aparecem quatro?
O AutoCAD usa as unidades que você configura (ou não configura) no campo Units.
Na verdade a sua cota esta arredondado as casas decimais excedentes, desta forma ela arredondou o 0.1994 metros para 0.20 metros. O que deixa bem claro que seu desenho não está preciso como você acha.
Ah, mas são milésimos, não vai interferir no meu projeto!
Acredito que você conhece aquele ditado, de grão em grão… O que provavelmente pode acontecer no seu desenho são: áreas que não fecham e você não sabe o motivo, áreas que o comando hachura identificam que estão abertas e não consegue inserir o preenchimento e mais uma série de pequenos problemas que fazem você perder um tempo precioso.
E, por incrível que pareça, a melhor ferramenta para resolver este problema é a Snap Mode.
CONFIGURANDO A PRECISÃO DO GRID
Para editar o padrão atual do Grid, localize na StatusBar (menu inferior) o ícone da ferramenta Snap Mode, clique na seta ao lado e selecione a opção Settings.
Na janela Drafting Settings, dentro do campo Snap On (F9), Temos a seção Snap spacing onde é possível ajustar o espaçamento do Grid.
O segredo esta na unidade na qual você esta trabalhando e na precisão que você quer. Para projetos de construção civil vamos usar o valor de 0.01, onde o primeiro 0 (zero) corresponde a metros e as duas casas decimais correspondem a centímetros. Desta forma, ao ativar o Snap Mode qualquer geometria desenhada no seu projeto sempre terá pelo menos 1 centímetro.
Lembrando que esta alteração é referente a precisão do Grid, onde a representação gráfica (O Grid que aparece na tela) deve ser ajustado também. Para isso temos outro campo dentro de Drafting Settings, o Grid Spacing.
Mas o que é esse campo Major line Every? Ele agrupa as divisões do Grid na quantidade especificada. Se você observar o Grid ele tem linhas em cinza escuro e a cada 5 (cinco) linhas uma com uma tonalidade de cinza mais clara.
Recomendo que mantenha com o valor 5 (cinco).
Pronto, basta conferir se a ferramenta Snap Mode está ativada (O ícone deve estar azul), que todas as geometrias que você criar terão a precisão de duas casas decimais, ou seja, seu projeto terá sempre centímetros.
Lembrando que este recurso vale para linhas ortogonais, ou seja, linhas verticais ou horizontais. Linhas diagonais podem ter números quebrados com mais de quatro casas decimais, mas isso é normal.
Ah, mas não precisa dessa trabalheira toda! Basta eu ir no campo unidades e deixar com duas casas decimais que eu resolvo esse problema!
Na verdade você só esconde o problema, já que se você acrescentar mais casas decimais posteriormente que você visualizará novamente as linhas com dimensões quebradas.
Gostaram? Compartilhem com amigos e curtam nossa página! Facebook!
Dúvidas? Comentem!
Elucidativo
Didática perfeita!
parabéns! aprendemos muito com as aulas.
MUITO BOM SUA METODOLOGIA,QUEM SABE SABE NÃO ENROLA. 10
Estava com esses problemas. Olhei a barra e o snap me chamou à atenção, achei sua explicação maravilhosa! Muito obrigada!Agora vou ver se consigo configurar corretamente.Vou compartilhar! Só uma dúvida: Se eu tirar o grid, só vou mascarar o problema?
Olá Rosana,
Desligar o grid é um recurso apenas visual, ele vai continuar funcionando, se não quer que ele funcione tem que desabilitar ele.
Um abraço!